Browsing by Author "Martins, Maria de Lurdes"
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- Enhancing students’ digital learning experiences across culturesPublication . Martins, Maria de LurdesThe challenges of multiculturalism and multimodal forms of communication have brought to the fore the need to (re)examine the way English as Foreign Language (EFL) is taught and learned. This no longer seen as the sole responsibility of educational institutions but as a life-long process arising from learning through personal and professional experience and through various channels. This paper reports on a telecollaboration project - European Dialogue Project (EDP) - and examines mutual contributions of Web 2.0 technologies and EFL to each other, and the challenges in designing and implementing collaboration projects across cultures. In order to become competent communicators in collaborative technology mediated projects, students need not only to develop some technical skills, allowing them to know how to use the different tools, but also be familiar with a range of social practices and behaviours associated with collaborating online. The challenge is, undoubtedly, to promote these skills and attitudes in parallel with teaching EFL. In the EDP, students, working in international teams, had to discuss and compare the values shared by young people in Italy, Portugal, Germany and France, being in charge of designing and carrying out a collaborative survey to assess students’ views on specific topics The aim of the project was encouraging autonomous communication in English, also sensitising them towards digital global communication practices in real-life scenarios.
- European Dialogue Project: Cooperar para Melhorar o Ensino e a Aprendizagem do InglêsPublication . Martins, Maria de LurdesA concretização de um Espaço Europeu de Ensino Superior está intrinsecamente relacionada com o desenvolvimento de uma competência plurilingue e intercultural por parte dos cidadãos europeus. Como consequência, a necessidade de uma língua que possa ser utilizada e compreendida por todos é um dos aspetos mais importantes que os profe ssores e estudiosos têm de enfrentar. Esta língua é uma língua franca, ou seja, uma linguagem utilizada para permitir a comunicação de rotina entre as pessoas que falam línguas diferentes. Nos tempos atuais, a escolha de uma língua franca, que possa ser us ada universalmente caiu sobre o Inglês, definida como a língua mais ensinada, lida e falada que o mundo já c onheceu (Kachru & Nelson, 2001). Desta forma, é de suma importância sensibilizar os estudantes para as atuais mudanças na natureza do Inglês, utilizado como língua franca internacional, quer na comunicação face - a - face ou interações mediadas por computador entre um número potencialmente ilimitado de oradores que não compartilham a mesma língua materna. Essa sensibilização deverá estar associada a uma pedagogia ativa, levando os estudantes a descobrir por si próprios, vinculando - os a um tipo de aprendizagem mais eficiente e eficaz, que se baseia fortemente no conceito de autonomia, considerada uma característica definidora primordial para a aprendi zagem ao longo da vida. A presente contribuição pretende dar a conhecer um projeto desenvolvido entre quatro instituições de ensino superior europeias de quatro países - França, Alemanha, It ália e Portugal com o principal intuito de fomentar nos estudante s a capacidade para a solução de desafios derivados de situações de contacto entre culturas através da língua inglesa. Pretende - se, igualmente a sensibilização para o estado atual de Inglês como língua franca. Os alunos trabalharam em 10 equipas internacio nais de 8 elementos cada, utilizando várias ferramentas online para comunicarem entre si. Cada equipa esteve responsável pela conceção e realização de uma investigação relacionada com a temática “Valores na Europa”. Numa fase inicial, cada equipa internaci onal teve de criar um questionário que foi aplicado localmente. Depois de apurados e analisados os dados relativos a cada país, os estudantes procederam a comparações, destacando semelhanças e diferenças entre as diferentes culturas e as conclusões foram d ivulgadas num compêndio final redigido de forma colaborativa.
- Produtos certificados na génese de rotas turísticas Uma oportunidade para conhecer a Região CentroPublication . Duque, Ana Sofia; Barroco, Cristina; Martins, Maria de LurdesAs rotas turísticas permitem aos visitantes conhecer um determinado território e envolver-se em atividades e experiências subordinadas a um tema comum. A criação destes itinerários é uma importante ferramenta de dinamização dos territórios e tem sido uma forte aposta por parte de vários concelhos e regiões em Portugal. Neste artigo será dado destaque às rotas gastronómicas, cujo principal objetivo é a promoção da gastronomia local e dos produtos endógenos característicos de um determinado território. O ponto de partida para esta investigação foi a pesquisa de produtos alimentares certificados com Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP) ou Especialidade Tradicional Garantida (ETG), associados à região em estudo, neste caso a região Centro de Portugal. Estes produtos tradicionais certificados são elementos-chave para o desenvolvimento da atividade turística, pois os turistas são cada vez mais exigentes, procuram produtos de maior qualidade, uma alimentação saudável e atividades que estimulem a sustentabilidade. Nesse sentido, a combinação entre rotas turísticas e produtos gastronómicos parece ser uma experiência com elevado potencial de crescimento. O objetivo deste trabalho passa pela identificação de rotas turísticas existentes, que tenham como tema um ou mais produtos alimentares certificados. O foco do estudo é a região Centro de Portugal.