Browsing by Author "Ribeiro, A."
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- Alunos sobredotados vistos pelos professoresPublication . Veiga, F.; Moura, H.; Menezes, Luís; Ribeiro, A.; Abreu, R.O objetivo geral do presente estudo foi analisar as percepções dos professores acerca dos alunos sobredotados.
- A case of biliary cystadenoma in a geriatric cat.Publication . Vala, Helena; Nóbrega, C.; Ribeiro, A.; Mega, C.; Oliveira, A. L.; Santos, C.; Coelho, C.; Esteves, F.; Cruz, R.; Mesquita, J. R.A 9–year-old male European cat was referred for clinical examination with a history of anorexia, apathy and mild dehydration. Neurological exam revealed anisocoria and decreased pupillary reflex. Ultrasound examination of the abdomen suggested the presence of a mesenteric mass and several areas of renal and hepatic lesions. Renomegaly was also observed. Samples of organs were submitted to the pathology service of the Superior Agrarian School of Viseu. Macroscopic exam of the liver showed several prominent whitish areas that, on cut section, revealed multilocular cystic appearance with greenish colour in some of them. The mesenteric mass, of friable consistency, showed 5,5 x4,4x3,5 cm On cut section this mass revealed whitish areas of soft consistency that alternated with hemorrhagic areas. The kidneys showed an white, irregular surface, and also in one of them a corical prominent nodule was seen. Several sections were processed for routine histopathological diagnosis. Microscopic exam revealed that the mesenteric mass corresponded to a tumour of lymphoid cells. Cells were large, with scanty cytoplasm, euchromatic round nucleus with prominent central nucleoli, high mitotic count and moderate pleomorphism invading surrounding adipose tissue. The same type of cells was observed in the liver and kidneys. Based on these results, a lymphoma with renal and hepatic metastases was diagnosed in the mesenteric mass. Concomitantly, microscopic examination of the liver showed hepatocyte vacuolation and trabecular disorganization, with multiple cystic cavities lined by an epithelium of cubic or squamous type, showing fine fibrovascular tissue stroma. The cuboidal epithelial cells presented a moderate amount of pale eosinophilic cytoplasm, round or oval nucleus, vesicular, oriented centrally and with small or inapparent nucleoli. Based on these results, the diagnosis of neoplasia derived from biliary epithelium, was established. The differential diagnosis to be considered on this case were colangioma and biliary cystadenoma. The definitive diagnosis of biliary cystadenoma was established, based on the presence of multiple cystic cavities, disseminated by the hepatic parenchyma. According to previous statements, it was concluded that in spite of its rare occurrence, this is a case of biliary cystadenoma.
- O conhecimento matemático dos estudantes no início da Licenciatura em Educação Básica: um projeto envolvendo três Escolas superiores de educaçãoPublication . Serrazina, Lurdes; Barbosa, A.; Menezes, Luís; Caseiro, A.; Ribeiro, A.; Monteiro, C.; Loureiro, C.; Fernandes, F.; Veloso, G.; Vale, I.; Fonseca, L.; Rodrigues, M.; Almeida, P.; Pimentel, T.; Tempera, T.O novo modelo de formação inicial (Decreto-Lei 43/2007) exige que os futuros professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e os futuros educadores de infância façam pelo menos 30 ECTS de formação em Matemática na Licenciatura em Educação Básica (LEB), mas a forma e o conteúdo desta formação é da responsabilidade de cada instituição, que define as unidades curriculares, o seu conteúdo e a forma como são lecionadas. Sabe-se que, para além do conteúdo, a forma como o professor aprende tem uma forte influência na forma como vai ensinar. Assim, todos estes aspetos precisam de ser discutidos, tendo por base a investigação já realizada em Portugal e noutros países. Partindo da assunção de que o conhecimento do professor constitui um fator decisivo na interpretação e implementação do currículo e da necessidade de uma discussão alargada de qual deverá ser o conteúdo da formação em Matemática na LEB, as Escolas Superiores de Educação de Lisboa, de Viana do Castelo e de Viseu iniciaram um projeto de investigação que tem como principal objetivo compreender de que modo a formação inicial contribui para o desenvolvimento do conhecimento do professor em Matemática e em Ensino da Matemática e como pode este ser promovido. Uma das questões que o projeto visa investigar é que conhecimento de conteúdo matemático têm os estudantes quando iniciam o curso da LEB. Para caracterizar o conhecimento matemático dos estudantes da LEB, à entrada no curso, foi elaborado um teste diagnóstico, que foi aplicado nas três Escolas Superiores de Educação, em outubro de 2011, a todos os alunos a iniciar o 1.º ano, num total de 268: 143 em Lisboa, 51 em Viseu e 74 em Viana do Castelo. Neste artigo é apresentada uma análise dos principais resultados deste teste bem como as questões e dilemas que aqueles resultados nos colocam.
- O cultivo do arroz em Portugal e a resposta do agrossistema às alterações ambientais de temperatura e concentração de dióxido de carbonoPublication . Figueiredo, N.; Menino, R.; Prazeres, A.; Fareleira, P.; Vargues, A.; Carranca, C.; Marques, P.; Pereira, J.; Goufo, P.; Trindade, H.; Carneiro, J.; Couto, N.; Mateus, E.; Ribeiro, A.; Coutinho, J.
- Relatório Final do Projeto PTDC/AGR-AAM/102529/2008 “Emissões gasosas medidas em campos regados de arroz produzido em dois solos diferentes, em Portugal, por efeito das práticas culturais, do clima e do aumento da concentração de CO2 na atmosfera”Publication . Carranca, C.; Figueiredo, N.; Fareleira, P.; Vargues, A.; Prazeres, A.; Marques, P.; Trindade, H.; Coutinho, J.; Pereira, J.; Moreira, N.; Goufo, P.; Carneiro, J.; Ribeiro, A.; Mateus, E.; Gomes da Silva, M.; da Nazaré Alves, M.; Oliveira, C.; Justino, J.Os objetivos do estudo foram os seguintes: i) avaliação da dinâmica do azoto (N) em cada talhão, e na lâmina de água à superfície dos solos, durante os ciclos culturais do arroz, ii) avaliação da mineralização potencial do N nos solos, em condições aeróbias e anaeróbias, simulando o período cultural (25 ºC) e pós-colheita (10 ºC), iii) avaliação das actividades enzimáticas, biomassa microbiana e presença de cianobactérias em cada talhão, iv) avaliação da resposta do arroz (Oryza sativa L. cv. Ariete) às práticas culturais, tipo de solo e condições climáticas, v) avaliação da eficiência da utilização do N pela cultivar de arroz Ariete, num ensaio em vasos, vi) avaliação da cor das folhas (SPAD), capacidade fotossintética da cultura e qualidade do grão, em resposta aos tratamentos, vii) avaliação das emissões de gases com efeito de estufa (CH4, N2O, COV) e NH3 em cada talhão, viii) estabelecimento das relações entre as emissões de COVs e as práticas de cultivo, o tipo de solo e as características climáticas.