Browsing by Author "Rocha, Pedro"
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- International Conference on Tourism and Social Support TechnologiesPublication . Santos, Fernando Miguel Soares Mamede dos; Café, Afonso Pedro Ribeiro; Carvalho, Ana Branca; Guedes, Anabela; Pereira, Andreia; Oliveira, Ângela; Silva, Carla; Lemos, Carlota; Seabra, Cláudia; Gomes, Cristina Azevedo; Mota, David; Fidalgo, Filipe; Sousa, João; Vidal, João; Pinho, José Carlos; Lousado, José Paulo; Pereira, José; Gambardella, Luca Maria; Pato, Lúcia; Shafik, Mahmoud; Brito, Manuel; Ferrer, María Belén; Martins, Nayra; Dionísio, Nuno; Pinho, Nuno; Santos, Paula; Duarte, Paulo; Rito, Pedro; Rocha, Pedro; Silva, Pedro; Gomes, Raquel; Montemanni, Roberto; Antunes, Sandra; Sotomayor, Silvia Feliu Álvarez de; Chou, Xiaochen
- Smart City Kids Lab: Creative Computing in Primary SchoolPublication . Gomes, Cristina Azevedo; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Rego, Belmiro; Sousa, Barbara; Loureiro, Manuela; Rocha, PedroIn recent years there is a growing interest in including programming activities in education, emphasizing the importance of children developing computer thinking since early ages. Block-based programming environments scaffold children to explore and learn programming in an easier way. In this paper we present a project supported by a theoretical framework that mobilizes constructionism, the maker movement, tinkering, and project-based learning, and a practical framework based on workshops with primary teachers. Primary school children developed computational thinking and creative computing skills, while they design and present ideas to turn their city a smart city. Results show the quality of the products developed using programming and robots and the impact that this approach can have in authentic learning.
- Smartcity lab for kids e o pensamento computacional criativoPublication . Gomes, Cristina Azevedo; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Rego, Belmiro; Pacheco Figueiredo, Maria; Miranda-Pinto, S. M; Morais, Nídia Salomé; Rito, P. N.; Sousa, Bárbara; Loureiro, Manuela; Rocha, PedroA criação sempre foi uma atividade humana permanente. Criar com criatividade tornou-se uma tarefa fundamental numa altura em que existem tantas ideias, tanto desenvolvimento, tanta tecnologia e acentuada evolução ao nível da inteligência artificial. Desenvolver o pensamento computacional nos primeiros anos de escolaridade tem surgido como uma atividade emergente, uma vez que é reconhecidamente uma forma de potenciar aprendizagens integradas, contextualizadas e ativas, baseadas na resolução de problemas e em projetos transdisciplinares. O pensamento computacional nos primeiros anos pode ser desenvolvido como base em três grandes ideias: o construcionismo, onde são valorizadas as aprendizagens das crianças, a partir do desenvolvimento de produtos pelas próprias crianças; a computação criativa através da qual se desenvolvem relações entre as vivências das crianças e a computação, com base na sua criatividade, na sua imaginação e nos seus interesses; a ideia de Project Based Learning, que contextualiza a aprendizagem das crianças na resolução de problemas reais e significativos onde as crianças são convidadas a definir os problemas e a projetar, experimentar e comunicar diferentes raciocínios e soluções. Os contextos assumem um papel preponderante na promoção de aprendizagens significativas realçando-se aqueles que potenciam o diálogo entre a escola e a comunidade e que, dessa forma, contrariam a ideia de que a tecnologia fecha os alunos no espaço das salas de aulas. Aprender a programar e programar para aprender é o desafio lançado a algumas turmas do 1.º CEB dos 5 agrupamentos de escolas de Viseu, tendo como base o tema criativo de smartcity enquanto mobilizador de abordagens transdisciplinares com tecnologia. Neste projeto, os alunos são desafiados a pensar Viseu como uma smartcity e a desenvolver ideias e soluções representadas a partir da programação e da robótica. Pretende-se explorar processos de aprendizagem criativa, contextualizada e significativa, dando à cidade uma visão criativa sobre o seu desenvolvimento. Nesta comunicação é apresentado o projeto “smartcity lab for kids”, que resulta de uma parceria entre a ESEV e o município de Viseu, e são discutidas algumas das abordagens e estratégias desenvolvidas com crianças dos 3.º e 4.º anos do 1.º CEB.