Browsing by Author "Tavares, Frederico"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Compêndio de Ciências Físicas e QuímicasPublication . Tavares, FredericoO começo de todas as ciências é o espanto de as coisas serem o que são! Aristóteles in Metafísica Conhecer o mundo que nos rodeia e compreender os fenómenos que nele acontecem sempre foi um dos grandes objectivos da Humanidade. Num mundo cada vez mais tecnológico, o papel da ciência é cada vez mais importante, pois permite descobrir novas soluções, novas tecnologias e novos materiais, que permitem não só melhorar a qualidade de vida das pessoas, mas também proporcionar uma maior compreensão do Mundo. A ciência sempre se fez de recuos e avanços e durante centenas de anos nem sempre as ciências exactas, e em particular a Física e a Química, fizeram parte das preocupações principais do Homem. Actualmente, o panorama é diferente e não se concebe o mundo actual sem ciência e sem investigação científica, em áreas que vão desde a investigação policial até ao vestuário que usamos. Escolher os temas mais interessantes sobre ciências físicas e químicas para colocar num livro nem sempre se revela uma tarefa fácil, pois todos os temas acabam por ter o seu interesse e suscitar as mais diversas questões. Mas alguns dos factos científicos são, muitas vezes, mais simples do que se julga embora nem sempre a sua explicação seja lógica ou imediata. Hoje, o ser humano vive rodeado de tecnologia, a qual não teria sido possível sem a existência da ciência e, em particular, da Física. O impacto do transístor nas sociedades e a possibilidade de miniaturização de componentes electrónicos é apenas um dos exemplos de como uma descoberta realizada num laboratório pode revolucionar toda uma era e toda uma forma de pensar, agir e comunicar. Mas quem fala de Física, fala também da Química e das descobertas realizadas nesta área, como a relação entre os diversos elementos que permitiram obter materiais como o nylon ou a destilação de petróleo que permitiu obter gasolina e outros compostos. Assim, este livro pretende sobretudo dar a conhecer alguns aspectos das ciências físicas e químicas mas, ao mesmo tempo, ajudar à compreensão dos fenómenos que nos rodeiam, indo desde o conhecimento do Universo infinito até às partículas que se encontram presentes nos átomos. Dirigido sobretudo a alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, este livro tem também como objectivo despertar o interesse pela ciência nos jovens e em todos aqueles que, por algum motivo, nunca se centraram nestas questões.
- Desenvolvimento de Aplicações em PHPPublication . Tavares, FredericoA linguagem PHP é uma tecnologia open source que permite criar conteúdos dinâmicos para a Web. Esta obra não pretende ser um guia exaustivo sobre funções, operações e bibliotecas disponíveis em PHP, mas antes uma obra com um cariz eminentemente prático, que aborda a linguagem PHP sobre esse ponto de vista. O seu principal objetivo é transmitir ao leitor as técnicas e os métodos essenciais para que facilmente compreenda esta linguagem. Este livro constitui-se como uma ferramenta útil para aprender ou consolidar conhecimentos no desenvolvimento de aplicações, recorrendo a diversos exemplos práticos, tais como: Registo, Autenticação e Gestão de Utilizadores; Calendário Online; Gráficos Dinâmicos; Loja Virtual; Álbum de Fotos, etc. No final é apresentado um capítulo que engloba todos os conhecimentos adquiridos ao longo da obra e que tem por base o desenvolvimento de um site de uma livraria online.
- "Electricidade no Ensino Secundário" - MonografiaPublication . Tavares, FredericoO presente trabalho insere-se na prova de dissertação da cadeira “Monografia” e tem como tema a “Electricidade no Ensino Secundário”, inserindo-se assim no campo da ciência exacta que é a Física, na sua vertente educacional. Na primeira fase, o trabalho tem como objectivos: - Análise e discussão dos planos curriculares e conteúdos programáticos apresentados pelo Ministério da Educação para o 8º e 10º ano de escolaridade para o tema em questão, quer sob o ponto de vista científico, quer sob o ponto de vista pedagógico; - Análise e discussão de um livro de texto do ensino secundário que aborde o tema “Electricidade” e sua relação com o programa curricular atrás referido sob o ponto de vista científico, pedagógico e didáctico. Na segunda parte, o trabalho tem objectivos tais como: - Análise e discussão dos artigos “Research as a guide for curriculum development: An example form introdutory electricity: Part I - Investigation of Student Understanding” e “Part II - Design of Instructional Strategies”, de McDermott, Lillian e Shaffer, Peter S., Nov. 1992, American Journal of Physics, Nº60, págs. 994-1013; - Contextualizar os artigos analisados no panorama do ensino português, em concordância com os factos analisados e os resultados obtidos nestes artigos e na primeira parte do trabalho de monografia, .fazendo a ligação entre o que foi retirado dos artigos e o panorama do ensino das Ciências Físico-Químicas em Portugal Com este trabalho espera-se obter uma melhor noção do que é o ensino das ciências fisico-químicas, os seus conteúdos e objectivos, o que é ser professor e também as dificuldades que se nos podem deparar. Além disto, espera-se obter um maior esclarecimento sobre o que é um livro de texto dirigido para o ensino da Física, quais os conteúdos a abordar, em que contexto é que os mesmos se inserem na sociedade actual, quais os recursos disponíveis para os alunos e como é abordado o tema “Electricidade” no ensino actual. Pretende-se ainda que este trabalho possa dar um contributo esclarecedor sobre o que são os programas curriculares apresentados pelo Ministério da Educação e de que modo esses mesmos programas se relacionam com as preferências dos alunos e de que modo o aluno encara a ciência, perspectivando assim o que é ser professor, o que é o ensino, como abordar um dado tema, quais as noções a transmitir aos alunos e fazer a respectiva interligação entre programa curricular/livro de texto/aluno. Além disso, com a análise dos artigos atrás referidos e na posse de um certo conhecimento sobre os programas e livros de texto para o ensino, pretende-se identificar quais as dificuldades mais veementes dos alunos e como as esclarecer.
- Exercícios de Ciências Físico-Químicas - 9º AnoPublication . Tavares, Frederico“A dúvida é o princípio da sabedoria!” - Aristóteles Actualmente, a ciência é um dos pilares fundamentais da Humanidade e uma boa preparação na área científica é deveras importante, sobretudo para aqueles que, no 10º ano de escolaridade, seguem a área científico-tecnológica. Este livro visa ser um auxiliar de estudo para os alunos do 9º ano, ajudando-os na preparação do seu estudo das ciências físicas e químicas, sendo este um ano importante na vida dos estudantes pois é também o ano que “fecha” o 3º ciclo do ensino básico. As três áreas sobre as quais este livro incide são “Em trânsito”, “Sistemas Eléctricos e Electrónicos” e ainda “Classificação dos materiais”, abrangendo três áreas da ciência actualmente em discussão, quer devido ao problema dos recursos e do seu custo, quer no que toca ao desenvolvimento da tecnologia, comunicação e electrónica. Estas três áreas inserem-se no tema “Viver melhor na Terra” e espera-se que, com este auxiliar de estudo, os alunos conheçam ainda melhor o mundo que os rodeia e o campo das ciências em particular. Conclui-se assim que só uma boa preparação científica e uma compreensão rigorosa dos fenómenos do quotidiano permitirá à Ciência avançar e servir o Homem!
- Exercícios de Física e Química A - 10º e 11º anoPublication . Tavares, FredericoA educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida Lucius Annaeus Seneca Esta obra visa complementar o estudo realizado pelos alunos sobre estas matérias, fornecendo resumos e exercícios sobre as matérias em questão neste grau de escolaridade, preparando-os ainda mais para a realização das diferentes avaliações a que os mesmos estão sujeitos. Além disso, prepara ainda os jovens para a realização dos testes intermédios que actualmente já se realizam, permitindo-lhes estudar de forma mais aprofundada e com maior rigor, orientando-os na sua aprendizagem. Sendo a escola um pilar fundamental na educação dos jovens, o tema da energia e as suas variantes são bastante abordados ao nível do 10º /11º ano (ano 1) de escolaridade, com vista à promoção e desenvolvimento de uma ideia real sobre os problemas energéticas e o desenvolvimento de uma consciência colectiva de preservação do ambiente e redução dos desperdícios. Os problemas energéticos e a procura de soluções para os mesmos é, actualmente, uma das grandes batalhas da Humanidade. Não apenas no campo da reciclagem e reutilização de materiais, mas também na sua compreensão e na produção de novos materiais que permitam fazer face às necessidades do ser humano. Por outro lado, a escassez de recursos energéticos coloca sob as ciências físicas e químicas uma maior responsabilidade na procura de alternativas eficazes e que possam servir os interesses energéticos mundiais da população, não descurando as preocupações ambientais. Contudo, ter a consciência e a noção de que só com a gestão eficaz de recursos e a diminuição do desperdício se conseguirá obter um desenvolvimento sustentável, é hoje uma das linhas orientadoras da educação e da formação.
- Exercícios de Física e Química A - 11º e 12º anosPublication . Tavares, Frederico“O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário” – Albert Einstein Num ano tão importante como é o da entrada para a faculdade, a existência de meios de preparação e de guias de estudo para o acesso ao ensino superior é fundamental. Este ano de escolaridade significa o culminar de uma etapa importante na vida de um estudante, com a conclusão do ensino secundário, um marco na vida de qualquer aluno. Este livro tem como objectivo ajudar o aluno a preparar-se para os exames nacionais de Física e Química A, incidindo nas diferentes áreas curriculares previstas no programa curricular do ensino oficial. Indo desde as comunicações aos movimentos da Terra, passando pela indústria e pelas transformações da atmosfera e dos oceanos, este livro abrange 2 áreas fundamentais do conhecimento científico: a Física e a Química. Sendo um guia de estudo, este livro traça as metas essenciais que um estudante deve atingir para preparar a conclusão do ensino secundário e obter bons resultados nos exames nacionais. Só uma preparação rigorosa e um trabalho intenso e continuado fazem dos alunos de hoje os melhores profissionais do futuro!
- "Moodle - um caso de estudo" - Projecto Final - Pós Graduação em T.I.C.Publication . Tavares, FredericoO objectivo desta dissertação é o de analisar sinteticamente de que forma é que uma plataforma de ensino a distância pode ser utilizada como suporte de ensino-aprendizagem por parte dos alunos, bem como tentar entender de que forma é que a mesma responde a novos desafios actuais, no âmbito das Tecnologias da Informação e da Comunicação, aplicadas directamente ao ensino. Esta obra insere-se no âmbito dos trabalhos a desenvolver para a disciplina de “Projecto Final”, da Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, utilizando-se a metodologia de análise e reflexão sobre o ensino a distância e a plataforma “Moodle”, obtendo depois conclusões e novas questões sobre a mudança sofrida e vivida pelo ensino nos dias de hoje, com o aparecimento e a aplicação das novas tecnologias, os computadores e as redes de comunicação.
- MySQLPublication . Tavares, FredericoO livro MySQL pretende ser um livro que dá uma visão genérica sobre o MySQL, dirigido a todos aqueles que utilizam ou pretendem utilizar o MySQL no dia-a-dia. Este livro versa sobre noções introdutórias de bases de dados, instalação e configuração do MySQL, gestão do servidor e dos utilizadores, entre outras, dirigido aqueles que estão a começar a sua exploração no mundo do MySQL, embora possa também ser utilizado por aqueles que necessitem de mais conhecimentos sobre este SGBD.
- Sistema de monitorização e descoberta de hotspots Bluetooth por georeferenciaçãoPublication . Tavares, FredericoA tecnologia Bluetooth abre inúmeras possibilidades para aqueles que pretendem comunicações eficazes, sem fios, a curta distância. Utilizada em PDA´s, telemóveis, computadores e outros dispositivos, pode ser associada ao marketing de proximidade. O presente trabalho pretende evidenciar de que forma a tecnologia Google Maps pode ser utilizada para, juntamente com sistemas móveis equipados com Bluetooth, descobrir e monitorizar, em tempo real, o estado de um conjunto de hotspots. Neste caso específico, pretendeu-se dar a conhecer de que forma é possível georeferenciar e monitorizar hotspots Bluetooth e de que forma era possível disponibilizar tal ferramenta numa aplicação Web based. Uma vez que estes hotspots são utilizados na difusão de conteúdos publicitários, foi ainda feita uma abordagem ao marketing de publicidade, bem como às diferentes tecnologias disponíveis actualmente para dar resposta à georeferenciação de objectos. O sistema desenvolvido, aplicado ao marketing de proximidade, permitirá ainda analisar em tempo real o estado da rede, redireccionando as campanhas de marketing e maximizando o uso dos hotspots no envio de mensagens de publicidade.