ESTGV - DMAT - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTGV - DMAT - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 32
Results Per Page
Sort Options
- Calculadoras Gráficas na MatemáticaPublication . Duarte, Fernando; Duarte, Isabel; Dias, TeresaAlguns dos objectivos gerais do programa de Matemática do Ensino Secundário são: Interpretar fenómenos e resolver problemas recorrendo a funções e seus gráficos; Exprimir o mesmo conceito em diversas formas e linguagens; Analisar situações da vida real, identificando modelos matemáticos que permitam a sua interpretação e resolução; Formular generalizações a partir de experiências, estando em todos eles presente a dimensão gráfica, sendo por isso indispensável o uso da calculadora gráfica.
- Totality of product completionsPublication . Adámek, Jirí; Sousa, Lurdes; Tholen, WalterCategories whose Yoneda embedding has a left adjoint are kmown as total categories and are characterized by a strong cocompleteness property. We introduce the notion of multitotal category A by asking the Yoneda embedding A --> [A^{op}, Set] to be right multiadjoint and prove that this property is equivalent to totality of the formal ptoduct completiom of A. We also characterize multitotal categories with various types of generators; in particular, the existence of dense generators is inherited by the formal product completion iff measurable cardinals cannot be arbitrarily large.
- Conflitos Conjugais e a EstatísticaPublication . Henriques, Carla; Duarte, FernandoNesta sessão pretendíamos "jogar" com a Estatística, criando um cenário fictício que possibilitasse a aplicação de algumas técnicas da inferência estatística
- Quem foi que? - Um Desafio à Estatística: Questões de Autoria em "Novas Cartas Portuguesas"Publication . Malva, MadalenaO livro "Novas Cartas Portuguesas" é constituído por uma série de poemas e cartas baseados na história da freira Mariana Alcoforado. Para o estudo efectuado foram escolhidos treze textos em prosa, tendo a escolha destes ficado a dever-se ao facto de ser necessário comparar textos de autoria "desconhecida" com textos de autoria conhecida, para deste modo se estabelecerem comparações e assim se chegar a alguma conclusão sobre os autores dos textos desconhecidos. Como das três autoras em causa apenas Maria Teresa Horta tem poesia publicada, tal facto levou-nos a supor que os poemas que figuram nas Novas Cartas são de sua autoria, eliminando-se assim do estudo os poemas. Na escolha dos textos a estudar também se teve em consideração a hipótese, por nós assumida, de que as três autoras se apresentaram e se despediram; como tal, foram incluídas no estudo as três "Primeiras Cartas" e as três "Cartas Últimas"; note-se que a "Primeira Carta Última" é constituída por três partes distintas que se supôs serem da mesma autora.
- O ABC do Geometer's SketchpadPublication . Duarte, Isabel; Cavaleiro, JoãoO Geometer’s Sketchpad, sendo um software de geometria dinâmica permite-nos abordar conceitos de geometria de uma maneira inovadora.
- On the pullback stability of a quotient map with respect to a closure operatorPublication . Sousa, LurdesThere are well-known characterizations of hereditary quotient maps in the category of topological spaces, (that is, of quotient maps stable under pullback along embeddings), as well as of universal quotient maps (that is, of quotient maps stable under pullback). These are precisely the so-called pseudo-open maps, as shown by Arhangel'slii, and the bi-quotient maps of Michael, as shown by Day and Kelly, respectively. In this paper hereditary and stable quotient maps are characterized in the broader context given by a category eqquipped with a closure operator. To this end, we derive explicit formulae and conditions for the closure in the codomain of such a quotient map in terms of the closure in its domain.
- O jogo do carro e dos bodes: um problema de probabilidades que «deu que pensar»!Publication . Henriques, CarlaHá alguns anos atrás surgiu uma grande controvérsia acerca de um problema de probabilidades relacionado com um jogo de um concurso televisivo. O concurso chamava-se “Let’s make a deal” e o jogo é conhecido por jogo do carro e dos bodes, ou por jogo das três portas, ou ainda por jogo de Monty Hall, sendo este último o nome do apresentador do concurso desde 1963 a 1990. No referido jogo o concorrente tem à sua frente três portas fechadas e sabe que por trás de uma das portas está um carro, enquanto que por trás das restantes duas portas está um bode em cada uma. O concorrente escolhe uma porta tendo o direito de ficar com o que se encontra por de trás desta. Obviamente, o concorrente pretende ganhar o carro e não um bode.
- Optimização de Rotas: Aplicação à Recolha de Lixo do Concelho de ViseuPublication . Matos, Ana Cristina BicoA sessão apresentada no âmbito das comemorações do Ana Mundial da Matemática, abordou o problema de organização do sistema de recolha de resíduos sólidos municipais do concelho de Viseu. A recolha de resíduos sólidos nos arredores de Viseu e na zona rural do concelho é executada pelos Serviços Municipalizados da Câmara Municipal de Viseu e efectuava-se em moldes que não serviam, nem a população abrangida, nem os funcionários da Câmara. Foi então desenvolvido um sistema de planeamento das rotas semanais ou diárias e definição do calendário das visitas a cada local, de modo a melhorar significativamente a situação então em vigor.
- Geometria Utilizando Materiais ManipuláveisPublication . Duarte, IsabelA natureza das actividades dos alunos na aula de matemática é uma questão muito importante no ensino da disciplina. É dada muita ênfase à capacidade de cálculo, no entanto estudos feitos, garantem que os alunos que utilizam materiais manipuláveis na construção de conceitos, têm melhores resultados que os outros.
- Controlo de Robots RedundantesPublication . Duarte, FernandoUm robot redundante é um sistema que pode apresentar várias (ou, até, uma infinidade de) configurações para uma determinada posição do órgão terminal no espaço cartesiano. Assim, sob o ponto de vista cinemático, estes mecanismos introduzem uma grande versatilidade pois permitem a resolução de tarefas minimizando esforços, evitando eventuais obstáculos e eliminando singularidades indesejáveis. Embora estes robots apresentem as vantagens referidas, a utilização destes mecanismos ainda é pouco frequente. De facto, o controlo destes sistemas envolve modelos matemáticos sofisticados, aumentando a sua complexidade com o número de graus de liberdade.