RE - Número 48 - junho de 2015
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing RE - Número 48 - junho de 2015 by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Recifes de Corais como Arquivos Paleoambientais: Uso da Concentração de 14C na Reconstrução da Atividade Solar e a Conexão Sol-TerraPublication . Peneireiro, Júlio CésarOs registros relativos às observações visuais do número de manchas solares caracterizam a atividade do Sol ao longo dos últimos 403 anos. Para estabelecer uma relação quantitativa da variabilidade solar é necessário estender os registros das alterações nas manchas solares para épocas remotas. Essa extensão da variabilidade solar pode ser averiguada pelo uso de radionuclídeos, tais como o 14C, encontrado em anéis de árvores e de corais. Eles fornecem informações indiretas sobre a atividade solar com uma resolução temporal máxima de um ano, dependendo da meiavida e da idade do arquivo investigado. Trabalhou-se com medições dos registros de 14C usando a análise dendrocronológica dos anéis de crescimento em amostras de corais tropicais e subtropicais por meio das técnicas da espectroscopia de massa com aceleradores. Também foram utilizados os registros de 14C em corais e manchas solares (usando o número de Wolf - Rz ), presentes na literatura. Relacionando esses dados foi possível reconstruir os números de manchas solares e determinar as variações sobre a atividade solar ao longo dos últimos 26000 anos. Os resultados obtidos após aplicar os métodos de análise espectral possibilitaram determinar periodicidades próximas a 11, 22, 88, 208, 232 e 2241 anos, caracterizando-as como os principais ciclos de atividades do Sol. Uma análise entre a atividade solar determinada por esses procedimentos e a interação Sol-Terra é abordada, implicando em explicações para algumas alterações no clima do planeta.
- Qualidade de Vida da Pessoa com Doença Pulmonar Obstrutiva CrónicaPublication . Farias, Gabriela; Martins, RosaEsta investigação orientou-se fundamentalmente no sentido de estudar a qualidade de vida dos doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e a sua relação com algumas variáveis sociodemográficas e clínicas. O objetivo geral delineado é conhecer a Qualidade de Vida do doente com DPOC e fatores que nela intervêm. Optámos por um estudo integrado no paradigma quantitativo, do tipo descritivo-correlacional, realizado com doentes com DPOC seguidos em consulta externa pelo Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Coimbra e no Ginásio de Cinesiterapia Respiratória do mesmo hospital, sendo a nossa amostra não probabilística constituída por 50 participantes. Utilizámos um instrumento de recolha de dados construído propositadamente para o efeito, e aplicámos outras escalas, construídas por outros investigadores, nomeadamente o SGRQ. A população estudada é maioritariamente masculina, com uma idade média de 71,70 anos, casada, com baixos níveis de instrução e residente em zona rural. Encontram-se profissionalmente inativos e inseridos em famílias altamente funcionais. A maioria encontra-se no estádio IV da doença, tendo historial tabágico e baixo número de internamentos. Constatámos que, na maioria dos participantes neste estudo, a Qualidade de Vida (QDV) se encontra bastante alterada, sendo a limitação das atividades físicas o que mais contribuiu para o maior prejuízo na QDV, seguida pelos sintomas da doença e, por fim, o impacto psicossocial. Por outro lado, verificámos que um maior número de internamentos e um estádio mais avançado da DPOC contribui para uma menor QDV nestes doentes.
- Análise da Propensão Empreendedora dos Alunos do Pólo de Viseu da Universidade Católica PortuguesaPublication . Testas, Carla Patrícia Henriques; Moreira, Ana Filipa P. S. Ramos MartinsEste artigo pretende mostrar a importância do ensino superior na promoção do empreendedorismo. Assim, começa-se com uma análise teórica dos conceitos de empreendedorismo e de empreendedor e dos principais motivos que conduzem ao empreendedorismo, bem como dos obstáculos que o dificultam. Salienta-se também a importância que o ensino superior tem na promoção do empreendedorismo. Faz-se, por fim, uma breve evolução histórica da educação para o empreendedorismo no ensino superior e do que tem sido feito em Portugal nesta área. Em termos metodológicos, apresentam-se os resultados de um estudo efetuado com 348 alunos do Pólo de Viseu da Universidade Católica Portuguesa. Este estudo teve como principal objetivo conhecer a propensão empreendedora dos seus alunos. Os resultados obtidos neste estudo sugerem que os alunos têm pouca tendência empreendedora, o que se poderá dever aos receios e às dificuldades em desenvolver um negócio próprio, assim como a alguns fatores que condicionam a criação e o sucesso de uma empresa. Assim, é fundamental evidenciar a importância do empreendedorismo, quer para os indivíduos, quer para a sociedade, e, por isso, é indispensável fomentar a sua promoção, sobretudo junto da comunidade escolar.
- Stresse na Profissão Docente: Um Estudo Exploratório numa Escola SecundáriaPublication . Martins, Cláudia Rafaela Costa; Violante, Emanuel Marques; Gato, Filomena de Jesus Oleiro TorresNeste estudo procurou verificar-se a existência de fontes de stresse nos docentes de uma escola secundária e proporcionar uma reflexão acerca das estratégias utilizadas para prevenir ou combater situações de stresse ocupacional. Após a aplicação do Questionário Sociodemográfico, elaborado pelos autores deste estudo, e da Escala Portuguesa de Stresse Ocupacional – versão para Docência – EPSO-D, de Mota Cardoso et al., 2002, a 80 docentes, a análise dos resultados permite concluir a existência de stresse ocupacional, aproximando-se os valores obtidos aos da média da população portuguesa encontrados por Mota-Cardoso e colaboradores (2002). Consideram-se inovadores e pertinentes os resultados encontrados relativamente às variáveis „gosto pela cidade em que trabalha‟, „mudanças de local de trabalho‟ e „docência em cursos profissionais ou, simultaneamente, em cursos profissionais e científico-humanísticos‟, visto que influenciam os níveis de stresse.
- As Variações Linguísticas e suas Implicações na Prática DocentePublication . Santana, Jessé; Neves, MariaAs variações linguísticas constituem, junto com o português padrão, a Língua Portuguesa do Brasil, falada por mais de 190 milhões de brasileiros (IBGE, 2010). A diversidade de linguagem presente na população contribui para a complexidade das diferentes falas. No entanto, muitas vezes, durante o ensino da língua materna, essas diferenças são desprezadas e consideradas um desvio da norma padrão. Através de uma pesquisa de cunho investigativo, com revisão bibliográfica de autores renomados na temática, o presente artigo busca discutir as implicações das variações linguísticas no ensino da Língua Portuguesa, nos anos iniciais de escolaridade, destacando a importância do combate ao preconceito linguístico e fundamentando epistemologicamente a influência da escola na sua propagação. Buscamos definir, ainda, os conceitos de variação linguística e de Português padrão e apresentar os fatores que influenciam o ensino da variação linguística.
- Contágio Bolsista Internacional: Uma Análise Baseada na Teoria de Valores ExtremosPublication . Gabriel, Vítor Manuel de Sousa; Saraiva, Helena Isabel BarrosoEste estudo analisa as consequências da recente crise financeira global nas ligações entre mercados bolsistas internacionais. Para tal, foram selecionados índices representativos de doze mercados, desenvolvidos e emergentes, e foi escolhido um lapso de tempo compreendido entre a crise das empresas tecnológicas e a crise global. Com o objetivo de verificar do eventual reforço das ligações internacionais entre mercados, recorre-se à métrica Value-at-Risk, baseada na teoria de valores extremos, e a testes aos coeficientes de correlação, de modo a perceber se os coeficientes registados no subperíodo Crise Financeira Global diferem dos registados nos subperíodos precedentes. Foram identificadas evidências de que no último subperíodo as ligações entre os mercados sofreram um aumento com significância estatística, denunciando a ocorrência de um fenómeno de contágio internacional.
- Do Reino de Axum ao Reino da Etiópia (Século I D.C. ao século XVII): A Força e o Isolamento do Cristianismo na África do Norte e NordestePublication . Branco, Alberto Manuel VaraO reino da Etiópia é produto da presença do Cristianismo no Norte e Nordeste de África. Perante o avanço do Islamismo, no século VII depois de Cristo, o Reino da Etiópia isolou-se do mundo exterior, nomeadamente dos Centros Religiosos de Constantinopla e Roma.
- Influence of storage conditions and type of package on some properties of walnutsPublication . Guiné, Raquel; Almeida, Cátia; Correia, PaulaThe quality of dehydrated products is a concern because, due to their very low moisture content, they tend to rehydrate quite easily, thus compromising the chemical, enzymatic or microbial stabilities, as well as the nutritional and sensorial properties. Having this in mind, this study was undertaken to evaluate the effects of storage in walnuts, under certain conditions of temperature, relative humidity and different types of packaging. The fruit samples used were from Chile, Portugal, Romania and United States. The storage of the walnuts lasted for 90 days, and the conditions tested were: room temperature; a stove at 30 and 50 °C without control over relative humidity of the air; refrigeration and freezing. The two types of plastic package tested were low density polyethylene (LDPE) and linear low density polyethylene (LLDPE). The water activity was measured by a hygrometer; moisture content by oven drying until constant weight and colour with a colorimeter. From the results obtained it was concluded that the samples from the different origins are different with respect to moisture content, water activity and colour, regardless of the storage conditions and type of package. Furthermore, it was verified that to assure the good preservation of the walnuts the storage at 50 ºC should be avoided, since it caused an extensive dehydration of the product and a high change in colour in comparison to the unstored samples. Finally, regarding the type of package, it was observed that the use of plastic bags did not really improve the products characteristic in relation to the unpacked samples.
- Esporotricose Cutânea: A Propósito de um Caso ClínicoPublication . Cardoso, Rui; Lima, Fátima Torres; Teixeira, Daniela Alexandra MendesA esporotricose é uma infeção crónica da pele e do tecido celular subcutâneo, causada pelo fungo Sporothrix schenkii. É considerada a micose subcutânea mais frequente em Portugal. Para o seu diagnóstico, podemos recorrer ao estudo microbiológico, histopatológico e à prova de hipersensibilidade à esporotriquina. O itraconazol constitui um dos tratamentos disponíveis para esta infeção, devendo ser mantido por um mês, após a cura clínica.
- Galileu GalileiPublication . Cunha, VascoFalamos, a partir de hoje, das circunstâncias em que este diálogo foi produzido. Também sobre o processo e a condenação de Galileu, na altura um homem idoso com 68 anos. Vivia-se mais rapidamente nesses já longínquos dias. Filósofo, dedicou-se também, com paixão, à astronomia. Foi este o seu maior “pecado”. O De Revolucionibus Orbium Coelestium, de Copérnico, era dirigido a matemáticos. Escrito em latim, foi divulgado antes do Concílio de Trento. Influenciou poucos intelectuais, insatisfeitos com a teoria aristotélica. Giordano Bruno encontrava-se entre eles. Galileu e Kepler também se interessaram. Foi, como viria a constatar-se mais tarde, o maior erro das suas vidas. Os leitores de Millenium c