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- On Philosophy and Language of Photojournalism: the (Un)Ethical Aestheticization of ViolencePublication . Barroso, PauloAll languages have a code. Photography is a language, but it has no code; it is universally seen. The language of photography (its image) is not seen in Chinese, Arabic or English. Press photographs, especially those reporting violence and war, showing dead, dying or suffering people, become trivial in modern visual cultures. They have ethical implications: its excessive iconic violence. Through a visual rhetoric, they are simulacra, provoking sensationalism, making the real seem less stimulating and violent than its image. They are a fetish product whose power is in the ideological and aesthetical ways of seeing and thinking the events.
- Dataset on free amino acids contents of Serra da Estrela PDO cheeses determined by UPLC-DAD-MS/MSPublication . Lima, M. J. Reis; Santos, Andreia O.; Soraia, Falcão; Fontes, Luísa; Teixeira-Lemos, Edite; Vilas-Boas, Miguel; Veloso, Ana CA; Peres, AntónioThe composition of Serra da Estrela PDO cheeses (total fat, total protein, salt and free amino acids) was assessed using NIR spectrophotometry and UPLC-DAD-MS/MS. In total, 24 cheeses were acquired from 6 certified cheesemakers located in 5 different municipalities within the delimited PDO geographical region. Cheeses were produced from raw ewe milk of two autochthonous Portuguese sheep breeds, between November 2017 and March 2018, and were acquired after 45 days of maturation. The data include the mean (and respective standard deviations) levels of moisture (%), total fat (%), total protein (%) and salt (%), obtained by NIR spectrophotometry. As well the mean (and respective standard deviations) of free amino acids contents (mg/100 g of cheese, in wet basis) evaluated using a UPLC-DAD-MS/MS method are shown. The latter data include information regarding 8 essential free amino acids (histidine, leucine-isoleucine, lysine, methionine, phenylalanine, threonine, tryptophan and valine) and 9 non-essential free amino acids (arginine, asparagine, aspartic acid, cysteine, glutamine, glutamic acid, proline, tyrosine and serine). Leucine and isoleucine, being isomers, were quantified together. Leucine-isoleucine, phenylalanine and serine were the most abundant essential free amino acids and cysteine, proline and asparagine were the most abundant non-essential free amino acids. Free amino acids contents depended on the cheese producer as well as on the production time-period.
- Sistema Embebido de Baixo Custo para Fidelização de ClientesPublication . Lima, Mauro Loureiro; Morgado, José Francisco Monteiro; Duarte, Rui Pedro Monteiro AmaroNos dias de hoje, o marketing digital é, cada vez mais, uma realidade que surge da necessidade que as entidades têm em vender mais e melhor de modo a fazer face à concorrência. Surge, assim, a necessidade da evolução tecnológica neste âmbito, pois é de todo o interesse conseguir massificar a ideia de entrega de produtos ou serviços especializados consoante os interesses do utilizador. No entanto, existia um problema de identificação e localização de pessoas em locais fechados. É neste contexto que surge o Beacon. Em 2013 a reconhecida marca Apple lança o primeiro beacon do mercado, denominado de iBeacon. Rapidamente se percebeu que este era o caminho certo e bastante viável para a implementação de um marketing personalizado ou de proximidade. Nesse mesmo ano, foram espalhados beacons por vários estabelecimentos comerciais para oferecer informações personalizadas ao cliente. Outras aplicações foram desenvolvidas recorrendo à tecnologia beacon, desde localização de pessoas, navegação num determinado local e até mesmo sistema de ajuda de decisão. Este projeto pretende divulgar que é possível criar um sistema de navegação indoor eficaz utilizando tecnologias atuais e com um baixo custo de implementação e manutenção. Neste documento foi também estudada uma forma de melhorar a fórmula de comunicação genérica entre o beacon e o dispositivo inteligente, pois em determinados ambientes verificou-se que nem sempre era tão precisa quanto esperado. Adicionalmente é importante também referir o método de navegação da aplicação, que tem como base um conceito bastante minimalista, desmaterializado a típica navegação num mapa, para um método baseado em navegação magnética, mas com o auxílio de beacons em vez do campo magnético terrestre. Por último pretende-se também que a aplicação seja um exemplo de usabilidade e que permita o utilizador uma navegação simples, eficiente e permita ao utilizador atingir os seus objetivos: poupar dinheiro nas suas compras utilizando a aplicação ShowMe, desenvolvida neste trabalho. No decorrer deste documento serão estudadas as várias aplicabilidades de um sistema multifacetado, que permitirá notificar os utilizadores sobre os seus interesses, permitir que estes efetuem trocas de promoções diretamente com a loja, com o objetivo de potenciar o seu interesse num produto específico, bem como garantir a navegação do cliente para a loja selecionada. A presente investigação também irá contemplar um levantamento do estado da arte para conhecer outras soluções tecnológicas possíveis para o mesmo fim. Este estudo tornar-se-á uma mais-valia para comparações futuras e publicações na área. Será ainda efetuado um levantamento das várias soluções em que o beacon foi utilizado como base tecnológica, permitindo assim desenhar um sistema escalável, tendo em conta todos estes exemplos.
- Aplicação de técnicas de machine learning à análise de padrões de aprendizagem em gamingPublication . Bastos, João Pedro Fernandes; Duarte, Rui Pedro Monteiro Amaro; Cunha, Carlos Augusto da SilvaA motivação para a produção deste trabalho está essencialmente ligada com o interesse particular na área de machine learning e no potencial da sua aplicação no quotidiano. Trata-se de uma área extremamente complexa, com desafios interessantes tanto a nível de conceitos teóricos como nível de tecnologias e metodologias de implementação. Esta área mostra um potencial de evolução enorme para os próximos anos, tendo uma capacidade poderosa de processamento e suporte à tomada de decisão inigualável na humanidade, sendo um conceito aplicável transversalmente a qualquer indústria e que, se corretamente aplicada, poderá trazer benefícios até agora inalcançáveis para a qualidade de vida do nosso dia-a-dia. Este trabalho pretende explorar a aplicação de técnicas de machine learning à análise de padrões de aprendizagem em jogos (gaming), com o intuito principal de identificar e otimizar as capacidades de algoritmos atualmente existentes e ainda com vista a investigar a relevância da aplicação do conceito de curiosidade nesses algoritmos. Esta exploração passará pela aplicação dessas técnicas a vários jogos, através da implementação de algoritmos de machine learning que interajam diretamente com os ambientes dos jogos e que aprendam a conhecer todas as características inerentes, com vista a reforçar o conhecimento e daí obterem a capacidade de concluir os jogos com sucesso. Desta forma, torna-se possível identificar padrões específicos a cada jogo. Globalmente, através da aplicação de técnicas de machine learning, nomeadamente Q-learning, uma técnica de treino de modelos de aprendizagem com o intuito de ser agnóstica perante o ambiente onde opera e dotada da capacidade de aprender a conhecer um ambiente e os seus obstáculos por forma a superá-los, pretende-se obter resultados de benchmarking para a comparação de padrões de aprendizagem no que se refere à performance, facilidade de implementação e aplicabilidade em cenários reais. Estes resultados servirão ainda para retirar conclusões da mesma natureza sobre a aplicação do conceito de curiosidade num algoritmo de aprendizagem inteligente em gaming, nomeadamente nos jogos Snake e Tetris, que serão abordados no contexto deste documento.
- Artificial Intelligence Theory in Service ManagementPublication . Reis, J.; Santo, P.E.; Melão, NunoArtificial intelligence (AI) is expected to be more promising in the coming years, with, for example, notable gains in productivity, although there may be a significant impact on job reduction, which may jeopardize labor sustainability. Accordingly, there is a need to better understand this phenomenon and to analyze it in the light of a particular theory. However, there is a scarcity of AI theories in the service management literature. In order to obtain a better understanding of the subject, we have conducted a systematic review of the literature to provide a comprehensive analysis of the theories developed regarding AI in service management. The results have showed a wide range of theories, but not all directly related with AI; the latter are smaller in number making it difficult to draw a clear pattern. At current days, researchers are slowly advancing with new AI theories and moving away from those already in use, such as in computer science, ethics, philosophical theories, and so on.
- Motivação e Satisfação laboral dos colaboradores de ação direta em Estruturas Residenciais para idosos do concelho de Viseu: Estudo comparativo entre IPSS e Setor PrivadoPublication . Silva, Judite Maria dos Santos; Antunes, SandraDiversos são os fatores que influenciam e são empregados para elucidar a presença ou ausência da motivação e satisfação dos colaboradores de ação direta, nomeadamente as políticas e práticas organizacionais, mas também algumas das suas caraterísticas individuais. A presente dissertação pretende verificar se existe uma diferenciação dos resultados relativos aos níveis de motivação e ao grau de satisfação laboral dos colaboradores que trabalham em ERPI, tendo em conta os diferentes contextos organizacionais no concelho de Viseu. Os principais eixos teóricos adotados foram: a evolução das medidas de proteção social na velhice em Portugal; o papel social da mulher como cuidadora formal e informal do idoso; a evolução da gestão dos recursos humanos; motivação no trabalho; teorias motivacionais; satisfação do trabalho Foram aplicados 138 questionários, 111 em ERPI no setor não lucrativo e 27 em instituições do setor lucrativo com resposta social equiparada, posteriormente analisados em IPSS. Concluímos da existência de uma maior satisfação no setor lucrativo relativamente: ao contexto organizacional; à cooperação e comunicação; ao reconhecimento e recompensa; à capacidade de liderança e chefia; à relação que existe entre os colaboradores e a chefia; à realização pessoal e profissional, tendo em conta a função desempenhada; quanto ao posto de trabalho. Verificou-se um maior índice de satisfação no setor não lucrativo relativamente: à mudança e inovação; às relações de chefia e as orientações, o apoio e coordenação; o grau de participação dos funcionários nos processos de tomada de decisão da organização; às perspetivas de progressão de carreira; à capacidade para gerir um grupo e à importância dos prémios atribuídos.
- Solução Tecnológica de Suporte a Iniciativa de Gamificação EmpresarialPublication . Mesquita, Kévin Teixeira; Loureiro, Jorge Alexandre de Albuquerque; Lacerda, Ana Cristina Wanzeller GuedesAs empresas, desde há muito tempo, têm desenvolvido um sistema de cooperação para os colaboradores, mas nem sempre o sistema tem funcionado. Em muitos casos, os colaboradores não conhecem o ambiente e as pessoas que os rodeiam. Esta situação pode levar a um insucesso na vida da pessoa, ou ao mau ambiente dentro da empresa. É necessário haver mais incentivos para os colaboradores se sentirem confortáveis e motivados para realizar o trabalho, e também se manterem em compromisso com eles e com o ambiente que os rodeia. Para isso, as empresas apostam cada vez mais em Gamification para o seu sucesso, como por exemplo, desafios, pontos ou recompensas. O uso de pontuações, regras, desafios e prémios são dos atributos mais utilizados para transformar e desenvolver novos comportamentos entre elementos de uma equipa de trabalho. É necessário definir os objetivos e determinar o público-alvo, antes de desenvolver uma plataforma de incentivo aos utilizadores, uma solução desafiadora para manter as pessoas focadas nos objetivos do “jogo”. Nesta dissertação apresentam-se os conceitos de Gamification para que o leitor possa compreender a conceção e desenvolvimento da aplicação que pretende, no setor empresarial, estimular algumas das características inerentes ao ser humano, como motivação, compromisso, cooperação e competição. Para chegar à solução, foi necessário realizar a identificação de objetos para o seu desenvolvimento, como os elementos de jogos e as regras, necessárias para levar os seus utilizadores a melhorarem a motivação e o compromisso com as suas tarefas, através de participação em eventos, partilha de ideias, realização de desafios e conquista de medalhas. Com a aplicação desenvolvida, é esperado que os colaboradores possam manter-se motivados e sempre em compromisso com o trabalho, acrescentando ainda a competição entre elementos da aplicação e à conquista de mérito, com medalhas, pontos e leaderboard, mantendo sempre o colaborador num nível acima da competição, e que possam mais ainda aumentar o seu sucesso no setor empresarial, com partilha de ideias e participação em eventos. II Alguns testes realizados, ainda que bastante simples e com universo muito reduzido, dada a exiguidade do tempo de estágio e disponibilidade de possíveis colaboradores da empresa, permitiram perceber que os utilizadores compreenderam os conceitos da Gamification aplicados na aplicação, motivaram-se pela sua utilização e fizeram dela uma apreciação positiva, sugerindo, ao mesmo tempo, melhorias a ser introduzidas numa fase futura.
- Tecnologias WI-Fi de Nova Geração 802.11 AC Wave 2 e HaLow: Análise comparativa e potencial para ambientes IoT e dispositivos móveisPublication . Duarte, Luís Miguel Figueiredo; Almeida, Rui Jorge dos SantosAo longo do tempo, o projeto de redes Wi-Fi tem evoluído consideravelmente. Inicialmente a preocupação era a cobertura de sinal, mas depressa passou para a melhoria dos equipamentos AP’s e clientes e posteriormente pensou-se em satisfazer cada vez mais utilizadores. Hoje em dia, o paradigma é como tratar os novos tipos de clientes como sensores, automóveis, etc. bem como o Analytics, focando-se na contagem de pessoas, e tipos de informação consultada. Segundo Andrew Raulstan [10]; os sistemas de rede sem fios foram projetados apenas tendo em vista uma cobertura total de sinal, mas com a constante evolução ao nível dos equipamentos que tem vindo a acontecer, temos também que contar com a densidade populacional de dispositivos que o Access Point (AP) terá de abranger, daí a densidade ser um problema que as redes Wi-Fi atuais IEEE 802.11n apresentam [10]. Com este estudo pretende-se comparar as várias normas 802.11x, vulgo Wi-Fi, salientando os pontos fortes e fracos de cada uma, estando sempre mais focado na norma 802.11ac wave 2. Inicialmente será feita uma contextualização da temática através de uma análise evolutiva das normas 802.11 a/ b/ g/ n/ ac e ax. Serão também abordados num capítulo, as diversas tecnologias que todas as normas acima referidas têm vindo a introduzir ao longo dos anos bem como uma breve explicação das mesmas, sempre com foco nas inovações introduzidas na norma 802.11ac uma vez que essa tecnologia também terá destaque na presente dissertação através de outro capítulo. Esta análise reveste-se de particularidades com relevância científica uma vez a norma 802.11ac Wave2 é recente e, segundo Nolan Greene, a tecnologia IEEE 802.11ac Wave2 já está a dominar o mercado e as redes Wi-Fi [10]. Ao longo do trabalho será feito um estudo das várias tecnologias bem como dos equipamentos que as utilizam. Para proceder à prova de conceito será simulado um cenário onde estão presentes interferências de barreiras estáticas, utilizando diversos equipamentos. Quanto aos equipamentos a utilizar na prova de conceito, para routers, é proposta a utilização de um router norma 802.11n, um router norma 802.11ac e um router norma 802.11ac Wave2, da marca Ubiquity Unifi. Como equipamentos de estação é proposto a utilização de um Microsoft Surface, e dois Smartphones. Quanto á prova de conceito, esta consiste em fazer um conjunto de testes de velocidade, análise de sinal Wi-Fi, cobertura de sinal, entre outros, e para isso iremos simular utilizando de forma individual e em simultâneo os diversos equipamentos. Para ser possível retirar conclusões serão utilizadas aplicações instaladas nos equipamentos de estação, mantendo sempre o foco na norma 802.11ac Wave2. Um outro aspeto que é importante comprovar é o aumento de débito e da cobertura de sinal a nível de espaço que esta norma proporciona, bem como fazer uma análise comparativa a nível de custos dos vários equipamentos. A título de conclusão, será importante refletir se os benefícios para os utilizadores residenciais e empresariais que a norma implementa relativamente a normas anteriores superam o valor dos custos associados dos equipamentos.
- Implementação de Micro-Serviços em Docker e sua orquestração com Kubernetes no Azure (Sonae-Fashion)Publication . Almeida, Bruno Miguel Tavares de; Tomé, Paulo Rogério PerfeitoHoje em dia, cada vez mais as empresas utilizam o desenvolvimento ágil de software para construir os seus produtos. Aplicações monolíticas são cada vez mais divididas em micro-serviços, que podem ser implantados e geridos individualmente por equipas ágeis. Tecnologias modernas de containers como o OpenVZ ou o Mesos Containerizer vie- ram ajudar este processo, com o Docker a ter o maior destaque entre as tecnologias de containers. Sendo que a adopção de containers na cloud é motivada por muitos aspectos, desde técnicos e organizacionais a económicos. Com o Docker, surgiu também a necessidade de orquestrar os ambientes que normal- mente têm vários containers, sendo a tecnologia mais utilizada o Kubernetes. Este estágio teve como primeiro objectivo a análise de novos paradigmas de tecnolo- gias de container. Docker foi o principal estudado, com foco na sua orquestração, de forma a perceber os pontos diferenciadores das várias plataformas de orquestraçãoo de containers existentes no mercado e o porquÊ do Kubernetes ser o mais popular. O resultado deste estudo visa a implantação das várias aplicações em containers. Sendo que o processo de deployment terá que ser automático, recorrendo para isso à criação e configuração pipelines de CI/CD. Uma vez que o serviço de cloud utilizado na empresa é o Microsoft Azure, será utili- zado o Azure Kubernetes Service (AKS) que é um serviço do Kubernetes totalmente gerido, seguro e de elevada disponibilidade. Finalmente pretende-se que os vários processos levados a cabo ao longo do estágio sejam documentados.
- Mazaltur IncomingPublication . Fonseca, Fátima Pereira da; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida SeabraTodas as estatísticas demonstram que o mercado do turismo recetivo em Portugal tem crescido muito nos últimos anos (AICEP, 2017). Segundo o Turismo de Portugal, no seu Plano Turístico 2020 (Turismo de Portugal, 2015), Portugal poderá num curto espaço de tempo atingir um crescimento médio de 3,6% por ano das receitas turísticas a nível mundial. Mazaltur Agência de Viagens e Turismo Lda., com o seu plano estratégico de crescimento, tem como prioridade aproveitar as sinergias que a Mazaltur Rio de Janeiro, que está em fase de implantação num futuro próximo. Assim dentro das mesmas estratégias de negócio, deverá ser criado o Departamento de Incoming, cuja marca a ser lançada definida pela direção da empresa será Mazaltur Incoming. É, bem verdade, que o projeto de criação da Mazaltur Incoming estará sempre centrado no momento de transformações à escala mundial do turismo sob os diversos parâmetros. Os especialistas consideram que Portugal se apresenta como um dos grandes destinos turísticos da Europa e até mesmo a nível mundial, alcançando o 12.º lugar global no Índice de Competitividade do Turismo e chegou ao primeiro lugar na categoria de Infraestruturas Turísticas do Relatório de Competitividade no Turismo de 2019, elaborado pelo Fórum Económico Mundial (WEF, na sigla em inglês), sendo o oitavo no ranking europeu, subindo assim face a 2013 e alcançando o melhor resultado de sempre (Forum, 2019). Outra grande transformação que se verifica é descentralização do turismo português, facilmente observado com o aparecimento e crescimento do mercado turístico em outras regiões e/ou cidades do interior. Não podemos dizer neste momento, que o crescimento do turismo interno de Portugal está somente nas regiões do Algarve, Lisboa, Porto e Madeira. Hoje, os Açores transformaram-se num grande destino turístico e são o primeiro arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável (Global Sustainable Tourism Council). Algumas cidades do interior já fazem um grande esforço de desenvolvimento das suas estruturas e infraestruturas que combinam com uma forte ação de marketing de valorização e divulgação dos serviços turísticos (Turismo de Portugal, 2017). É bem verdade que existe hoje uma preocupação grande das populações e de alguns intervenientes de que o turismo de massa possa transformar algumas cidades e alterar as suas qualidades de vida. Não se pode esquecer, no entanto que o crescimento turístico tem permitido a recuperação de cidades que estavam totalmente condenadas ao abandono (Matos, 2018). A Mazaltur considera que não seja necessário abrir um escritório em Lisboa ou Algarve para atender o fluxo de turistas que chegam a Portugal, pois com as novas tecnologias e profissionais altamente qualificados, ou seja “Consultores de Viagens” é possível abrir um departamento de incoming nas mesmas instalações da empresa mãe, ou seja na cidade de Viseu.