Browsing by Issue Date, starting with "2020-10"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- A criação de um diário de experiências gastronómicas "Viseu à Prova": Um estudo de casoPublication . Barros, Joana; Barroco, Cristina; Amaro, Suzanne; Balsa, RaquelA gastronomia constitui um elemento chave na promoção e competitividade dos destinos turísticos, sendo que os guias gastronómicos desempenham aqui um papel determinante, uma vez que são uma preciosa ferramenta que acrescenta valor aos produtos endógenos, proporcionando uma experiência única aos visitantes. O diário gastronómico “Viseu à Prova”, editado pela Confraria Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco, pretende contribuir para o conhecimento e divulgação da cultura tradicional gastronómica da região de Viseu e para a sua valorização enquanto património cultural, proporcionando ao utilizador uma experiência envolvente e original. O objetivo deste artigo é dar a conhecer os procedimentos que levaram à elaboração do guia “Viseu à Prova” e explicar a sua estrutura. Num contexto em que os destinos procuram, cada vez mais, valorizar a sua gastronomia, este trabalho fornece um exemplo concreto que permite perceber que a fruição de refeições idênticas pode proporcionar experiências completamente distintas.
- Video ads engagement in COVID-19 eraPublication . Ferreira, Sónia; Santo, Pedro; Santos, SaraIn the social sciences, particularly in marketing, professors are present with constant challenges, therefore, they have been looking for new methods to engage students through content in the classroom. However, a global pandemic COVID-19 that led to the confinement of millions of people worldwide and launched new challenges for education in social sciences. There was a greater digitization of educational contents. Therefore, the main objective of this study was to analyse the effects of content creativity on student engagement through WOW effect mediation. Thus, we presented a video available on YouTube and through a survey we obtained 178 responses from students of marketing courses. The results were analysed using PLS-SEM and show that creativity influences the WOW effect and, consequently, students' engagement with the contents. In this context, this study presents important conclusions for education in social sciences, specifically in the area of marketing.
- Estratégias Inovadoras de Aprendizagem, com o uso de eco-sensores, no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Tavares, Ana Alexandra Castro; Carvalho, Paula; Ribeiro, AntónioO presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se separado em duas partes. Na primeira parte foi elaborada uma reflexão crítica sobre as Práticas de Ensino Supervisionadas, ao longo dos dois anos do Mestrado e na segunda parte foi realizado o projeto de investigação, que tem a finalidade de perceber se a utilização de eco-sensores no 1.º Ciclo do Ensino Básico contribui para sensibilizar alunos para a saúde ambiental da sua escola. Após a concretização de uma breve revisão bibliográfica, foi efetuado um estudo com alunos do 3.º ano do ensino básico, numa escola do 1.º Ciclo, no distrito de Viseu. Os alunos utilizaram eco-sensores para efetuar medições dos valores da temperatura e da humidade, a fim de perceberem como variava o conforto térmico da sua escola. Foram utilizados como instrumentos o inquérito, a entrevista e as notas de campo. Os resultados obtidos e analisados foram o nível de concordância dos alunos às afirmações dos inquéritos, que permitiram perceber a sua sensibilização para a saúde ambiental da sua escola.
- Institutionalization And Autonomy In Adolescents And YouthPublication . Oliveira, Liliana; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Araújo, PatríciaThe development of autonomy is influenced by different individual and contextual variables, that include socio-demographic and family/institutional (in cases where children live in residential care) background. Hence, the role residential care play in the process of providing children and youth at risk/danger with the adequate skills to prepare them to have an independent adult life is fundamental. A quantitative exploratory study was thus developed to characterize adolescents/young people autonomy (68.8% living in residential care) and to explore individual variables relevance in this area. Most of the participants lived in coastal areas of the country (69%), were female (76.2%) and age ranged between 13 and 24 (17.38±2.33). They completed the Autonomy Questionnaire for Adolescents. SPSS IBM 24 was used for data analysis and statistically significative differences were found (p˂.05): i) between males (with higher results) and females; ii) in functional autonomy according to age (higher scores among the 13-17 year-old group vs. 18- 24); iii) in functional and total autonomy, better in those living in residential care. These results stress the importance of investing in parental education initiatives that may foster the construction of youths’ autonomy in their own families considering the role played by gender and age in intervention.
- Estratégias Inovadoras de Aprendizagem, com o uso de eco-sensores, no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Tavares, Ana Alexandra Castro; Carvalho, Paula; Ribeiro, AntónioO presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se separado em duas partes. Na primeira parte foi elaborada uma reflexão crítica sobre as Práticas de Ensino Supervisionadas, ao longo dos dois anos do Mestrado e na segunda parte foi realizado o projeto de investigação, que tem a finalidade de perceber se a utilização de eco-sensores no 1.º Ciclo do Ensino Básico contribui para sensibilizar alunos para a saúde ambiental da sua escola. Após a concretização de uma breve revisão bibliográfica, foi efetuado um estudo com alunos do 3.º ano do ensino básico, numa escola do 1.º Ciclo, no distrito de Viseu. Os alunos utilizaram eco-sensores para efetuar medições dos valores da temperatura e da humidade, a fim de perceberem como variava o conforto térmico da sua escola. Foram utilizados como instrumentos o inquérito, a entrevista e as notas de campo. Os resultados obtidos e analisados foram o nível de concordância dos alunos às afirmações dos inquéritos, que permitiram perceber a sua sensibilização para a saúde ambiental da sua escola.
- An overview on how to develop a low-code application using OutSystemsPublication . Martins, Ricardo; Caldeira, Filipe; Sá, Filipe; Abbasi, Maryam; Martins, PedroThe motivation for developing a self-service platform for employees arises precisely from the idea that in all organizations there are tasks that could be automated in order to redirect work resources to more important tasks. The proposed application consists of the development of a self-service platform, for personal information and scheduling tasks, aimed at the employees instead of all the solutions that are in the market that aim their platform to the Human Resources. We focus on the employers giving them more responsibility to make their own personal management like, change their personal info, book their vacations and other, giving to the Human Resources the tasks of managing all these actions made by the employers. At the end of the work, it is expected that the final solution to be considered as an example of success with regards to the theme of business automation and innovation, using the low-code application Outsystems to perform the full proposed application development.
- O processo de inclusão social de um jovem imigrante com Perturbação do Espetro do Autismo – Um Estudo de CasoPublication . Magalhães, Rosane Rubim de; Fonseca, Susana; Xavier, PaulaEste trabalho consiste num Estudo de Caso em torno do percurso desenvolvimental e educacional de um jovem imigrante que apresenta uma Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), com um nível cognitivo situado dentro da incapacidade intelectual ligeira. A PEA é uma perturbação do neurodesenvolvimento que se caracteriza por défices na interação social e comunicação social e pela presença de comportamentos, interesses ou atividades restritos e repetitivos, comportando alterações no funcionamento pessoal e social, que podem situar-se em diferentes níveis de gravidade. Procurou-se responder à seguinte questão de estudo: Quais os aspetos facilitadores e as barreiras que um jovem imigrante com Perturbação do Espectro do Autismo encontra no seu processo de inclusão social? O jovem tem 18 anos e frequenta o 11.º ano de um Curso Profissional. Procedeu-se à análise dos processos médico/desenvolvimental e escolar, assim como a entrevistas semiestruturadas a familiares, uma amiga da família e profissionais envolvidos no apoio psicoeducacional ao aluno, tanto do país de origem (Brasil) como de Portugal, onde reside com a família desde 2013. Os resultados obtidos através de Análise de Conteúdo sugerem que as principais barreiras (com maior número de referências) e facilitadores do processo de inclusão social do jovem se prendem, respetivamente, com o estabelecimento tardio do diagnóstico, tempo/duração da intervenção, dificuldades comportamentais do jovem e ao nível das reações da família, e obstáculos antecipados no que respeita futuro do jovem; no caso dos facilitadores, a importância do diagnóstico para uma intervenção eficaz, o empenho da família e os ganhos do jovem ao nível da adaptação e inclusão social. Conclui-se que o processo da inclusão social pressupõe a adoção de uma abordagem individualizada e necessariamente articulada com os contextos de vida.
- Nonprofit Organizations: Management VulnerabilitiesPublication . Fonseca, Susana; A P Duarte, Filipe; Portugal Teixeira, Helena MargaridaThis article seeks to investigate the vulnerability of the directors of Social Organizations (SO). Specifically, this to characterize the directions of the SO, to understand how the management of these organizations is carried out and, further, to understand their view on the adoption of strategies. Additionally, the organizational culture is characterized. We opted for qualitative methods and used the methodology associated with content analysis to examine the information collected from a sample of SO directors in Vila Nova de Foz Côa, namely, the Residential Structures for the Elderly (RSE), in order to analyze the weaknesses of the directions in the management of these SOs. The results of the case study partially confirm what was predicted in the theory, that is, the SOs are currently faced with several challenges and it is essential to adopt strategies in order to overcome these same challenges. What can be seen is that, although the directors aspire to an efficient and effective service provision, there are several challenges imposed on the directors, calling for the adequacy /improvement of management in the SO. Corroborating the literature, in the study we found that the directions of the SO consider that the increase in competition, the hiring and professionalization of Human Resources (HR), sustainability, the establishment of partnerships and the diversification of funding sources are presented as their own. greatest vulnerabilities. Thus, the managements should seek solutions to face the complexity that involves the management of all organizational processes, attesting that the challenges and requirements of preparing, planning and organizing all resources are great. What has been seen is the adoption of strategic planning at different levels and levels of conducive effectiveness that seek to address the needs of organizations.
- Proposta de uma escala de avaliação da comunicação, interação social e linguagem na Perturbação do Espectro do Autismo: contributo para uma melhor intervençãoPublication . Santos, Soraia Carvalho; Felizardo, Sara; Carvalho, AnabelaA Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é caracterizada pelos défices persistentes ao nível da comunicação social e por padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Das características mais marcantes na PEA destacam-se o desenvolvimento da linguagem e comportamentos comunicativos. Dada a escassez de testes específicos para a avaliação das componentes comunicativa, linguística e social de crianças com PEA o objetivo central deste estudo prendeu-se com a construção de um instrumento de avaliação descritor das capacidades de comunicação, linguagem e interação social de crianças com PEA, dos 3 aos 6 anos de idade, e aferir, em que medida, os resultados variam em função de variáveis sociodemográficas e desenvolvimentais. A primeira fase de construção do instrumento resultou de uma extensa revisão bibliográfica e análise de diversos instrumentos existentes. O mesmo foi ainda submetido a uma avaliação por parte de um painel de peritos de forma a garantir a sua validade de conteúdo. Após esta fase o instrumento foi aplicado a 50 crianças com PEA, de acordo com os critérios de inclusão (crianças entre os 3 a 6 anos de idade com PEA). Para efeitos metodológicos o mesmo foi aplicado a um grupo de 20 crianças, em idade pré-escolar, sem diagnóstico de PEA. Os resultados obtidos indicaram que a escala construída apresenta evidentes qualidades psicométricas. Apresenta valores de alfa de Cronbach iguais ou superiores a .981, indiciando uma boa consistência interna do instrumento. O mesmo também evidencia um elevado grau de sensibilidade relativamente às caraterísticas que distinguem a população com PEA e sem PEA. Em relação à variável sociodemográfica género, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas em nenhuma das dimensões analisadas. Relativamente à variável idade, as diferenças foram significativas, obtendo-se valores médios superiores com o aumento da idade das crianças. Futuramente propõe-se aprofundar o estudo da escala e a sua validação para a população portuguesa.