Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Qualidade de vida em crianças e jovens: relevância da escola, família e grupo de pares

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A qualidade de vida (QV) manifesta-se, precocemente, em domínios fundamentais da vida (família, escola e grupo de pares) e na relação com variáveis sociodemográficas. Atualmente, as restrições no contacto com estes grupos, particularmente na infância e adolescência, exaltam a importância de estratégias promotoras da QV nos mais jovens. Caracterizou-se a QV de crianças e jovens, explorando a relevância da escola, família e grupo de pares, num estudo quantitativo não experimental, com 605 participantes (69.4% crianças, 8-12 anos e 30.6% jovens, 13-17 anos), maioritariamente do interior do país (77%), 56.8% femininos e 57.2% do meio rural. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e o Kid-Kindl para avaliação das dimensões escola, família e pares, da QV. As crianças apresentaram melhores resultados em todas as dimensões e no total da QV (QVg), exceto na subescala família. Esta última destacou-se nas crianças femininas, enquanto a escola se mostrou negativamente associada à idade (rs=-.144, p=.023). As crianças do meio rural e agregados familiares numerosos superiorizaram-se na QVg e subescala de bem-estar emocional. O género diferenciou favoravelmente os jovens masculinos no bem-estar emocional. A idade e o meio não foram relevantes neste grupo, mas a adoção de um estilo de vida saudável associou-se positivamente ao bem-estar emocional e QVg. O regresso a estilos de vida marcados pela ruralidade e em família alargada parece constituir-se promissor no âmbito da QV, sobretudo dos mais novos, incluindo as relações com os pares. Numa altura em que o recurso às interações baseadas nas tecnologias se agravou pela pandemia COVID-19, intensifica-se o desafio.
The quality of life (QoL) manifests itself, early, in fundamental domains of life (family, school and peer group) and in the relationship with sociodemographic variables. Currently, restrictions on contact with these groups, particularly in childhood and adolescence, highlight the importance of strategies that promote QoL in younger people. The QoL of children and young people was characterized, exploring the relevance of school, family, and peer group, in a non-experimental quantitative study, with 605 participants (69.4% children, 8-12 years and 30.6% young people, 13- 17 years), mostly from the inland of the country (77%), 56.8% female and 57.2% from rural areas. A sociodemographic questionnaire and the Kid-Kindl were used to assess the school, family and friends’ dimensions of QoL. Children showed better results in all dimensions and in global QoL (QoLg), except for the family subscale. The latter stood out among female children, while school was negatively associated with age (rs=-.144, p=.023). Children from rural areas and numerous households had superior QoLg and emotional well-being. Gender differentiated boys in emotional well-being subscale. Age and residence area were not relevant in this group, but adopting a healthy lifestyle was positively associated with emotional well-being and QoLg. The return to lifestyles marked by rurality and in the extended family seems to be promising in terms of QoL, especially for the younger ones, including in relationships with peers. At a time when the use of technologybased interactions has been increased by the COVID-19 pandemic, the challenge is higher.

Description

Keywords

qualidade de vida família escolas grupos de pares crianças/jovens quality of life family schools peer groups children/youth

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue