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- A literatura de tradição oral como potenciadora do conhecimento histórico e literário junto de alunos do 5.º ano de escolaridadePublication . Costa, Ana Carolina Almeida; Lopes, Fernando Alexandre; Castilho, LilianaA presente investigação foi desenvolvida no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada, que integram o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. Tem por objetivo compreender de que modo a literatura de tradição oral pode potencializar o conhecimento histórico e literário junto de alunos do 5.º ano de escolaridade, sendo que para isso, promovemos uma metodologia de trabalho interdisciplinar entre as áreas de Português e de História e Geografia de Portugal, onde desenvolvemos, em conjunto com os alunos, um leque de atividades de ensinoaprendizagem baseadas na obra Expressões com História de Alice Vieira. Em termos empíricos, a investigação recorreu a uma metodologia de caráter misto, cruzando os dados estatísticos recolhidos através da aplicação de dois inquéritos por questionário a uma turma do 5.º ano de escolaridade, com os dados descritivos, obtidos por meio das observações participantes, nomeadamente das notas de campo recolhidas e pelos diários de bordo construídos pelos alunos. Os dados obtidos permitiram concluir que, de forma geral, a utilização da literatura de tradição oral, enquanto recurso didático, pode potencializar o conhecimento histórico e literário em alunos do 5.º ano de escolaridade, tanto nas aulas de Português, como nas aulas de História e Geografia de Portugal. Referimos ainda, que o trabalho interdisciplinar desenvolvido, através da obra Expressões com História, cativou os alunos, que demonstraram um maior grau de motivação e interesse perante as duas áreas disciplinares.
- Os alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico e a sua enquanto disciplina curricular perceção da História e Geografia de PortugalPublication . Bernardo, Andreia Filipa Abreu; Nunes, JoãoNo âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico foi realizado o presente relatório final de estágio com a finalidade de obter o grau de mestre. Este relatório divide-se em duas partes fundamentais, sendo a primeira parte alusiva ao percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas (PES) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e no 2.º CEB e a segunda parte referente ao trabalho de investigação desenvolvido. No que concerne a primeira parte do relatório, nesta são descritos e caracterizados os contextos das práticas e efetuada uma apreciação crítica das competências desenvolvidas nestes. A reflexão crítica sobre as práticas deve sempre integrar a ação pedagógica, dado que os docentes estão em constante formação e atualização. É importante refletir sobre as práticas, mormente sobre as estratégias e metodologias utilizadas, para almejar uma melhoria destas. Na segunda parte do relatório é apresentado o trabalho de investigação que se destina a compreender as perspetivas dos alunos do 2.º CEB sobre a História e Geografia de Portugal como unidade curricular. A História e Geografia de Portugal (HGP) está presente ao longo de todo o ensino básico, apresentando-se como disciplina independente no 5.º ano de escolaridade. Os conteúdos abordados e competências desenvolvidas nesta disciplina contribuem imenso quer para a formação académica, quer para a formação cívica dos alunos, pelo que considerámos relevante tentar compreender se estes possuem consciência disso e que importância atribuem à disciplina. Os alunos são uma parte essencial da ação pedagógica, pelo que devemos procurar conhecer as suas perspetivas sobre o que lhes é ensinado. Assim sendo, a investigação pretende entender as suas diferentes perceções relativas à disciplina de HGP. Esta investigação contou com a colaboração de duas turmas do 2.º CEB, nomeadamente uma do 5.º ano de escolaridade e outra do 6.º ano de escolaridade, e com duas docentes da disciplina de HGP. Para dar resposta à questão-problema do estudo e atingir os objetivos propostos, foram realizados questionários aos alunos e solicitado que estes realizassem desenhos sobre a disciplina, de modo a obter resultados que permitissem uma análise mais aprofundada sobre as suas perspetivas em relação a HGP como unidade curricular. Além destas técnicas de recolha de dados, foram efetuadas entrevistas às docentes, para que, com a sua grande experiência e contacto com alunos ao longo dos anos, pudessem contribuir com comentários elucidantes sobre as perceções dos alunos em relação à disciplina e aos conteúdos abordados nesta. Através da análise e tratamento dos dados obtidos, concluiu-se que, de forma geral, os alunos perspetivam a unidade curricular de HGP como sendo importante para a sua formação cívica e académica, apesar de que existem vários fatores que podem influenciar estas perceções, como a abordagem dos conteúdos nas aulas, o docente e as estratégias e recursos que utiliza. As entrevistas às docentes permitiram acrescentar que apesar de os alunos considerarem a disciplina importante, por vezes não têm consciência do grande impacto que esta tem no seu futuro, devido ao desinteresse ou à sua idade. Porém, os alunos quando se demonstram interessados e motivados para novas aprendizagens, conseguem compreender a importância destas para a sua formação e para o seu futuro como cidadãos conscientes e ativos na sociedade.
- Inovação e novas tecnologias no enoturismo: estudo de comportamento do consumidor que visita a Região Demarcada do DouroPublication . Cardoso, Tânia Andreia Guedes; Amaro, Suzanne Fonseca; Novais, Cristina Maria de Jesus BarrocoA evolução tecnológica, aliada ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e outras tecnologias digitais mais sofisticadas, como Realidade Virtual (RA), IoT (internet das coisas), Beacons, Chatbots, entre outras, trouxeram mudanças significativas para a indústria do turismo, transformando o ciclo da experiência turística. O enoturismo, assumido como um importante ativo estratégico de desenvolvimento do país, deve adaptar-se a esta tendência, de forma, a agregar valor à experiência enoturística. Apesar dos benefícios significativos das tecnologias, poucos estudos exploraram o uso de tecnologias por enoturistas durante todas as fases de sua jornada de viagem e como podem aprimorar a sua experiência de enoturismo. Assim, este estudo preenche esta lacuna ao explorar como os enoturistas utilizam as tecnologias na sua viagem turística (antes, durante e depois da viagem) e como melhoram a sua experiência enoturística. Para obtenção dos resultados, foi aplicado um inquérito por questionário disponibilizado online em língua portuguesa, inglesa e francesa aos visitantes da Região Demarcada do Douro. A partir deste método foi obtida uma amostra de conveniência, constituída por 207 respostas válidas. Através da análise fatorial exploratória (AFE) foi possível dividir a utilização das TICs em três fatores: fator 1 – Utilização das tecnologias mais elaboradas/sofisticadas; fator 2– Utilização de tecnologias mais práticas/utilitárias e fator 3 – Utilização de tecnologias após experiência. Com o objetivo de compreender quais os fatores que mais contribuem para a satisfação, experiência memorável e lealdade ao destino, procede-se ao cálculo dos coeficientes de correlação, verificando-se uma relação linear positiva entre a utilização das TICs na experiência enoturística e os construtos em estudo. Quanto ao perfil sociodemográfico, a partir do teste ANOVA foi possível concluir que os enoturistas de diferentes faixas etárias e género não mostram diferenças significativas na utilização das novas tecnologias na experiência enoturística. No entanto, verifica-se uma relação significativa entre o uso das tecnologias com as variáveis, habilitações académicas e rendimento. As conclusões deste estudo são relevantes para que as regiões vitivinícolas e stakeholders redesenhem as suas estratégias, podendo-se tornar mais competitivos ao incluir novas tecnologias em todas as fases da jornada do enoturista.
- Intervenção Comunitária com crianças e jovens em risco em Bairros SociaisPublication . Ferreira, Telma Silva; Magalhães, Catia; Alves, Ana BertaEste relatório de estágio, no âmbito do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco, da Escola Superior de Educação de Viseu, enquadrase na temática das crianças e jovens em situação de risco. Procurou-se, com este trabalho, abordar e fundamentar as dinâmicas e atividades realizadas ao longo do estágio curricular. A intervenção proposta para o estágio teve como objetivo intervir com crianças e jovens com diversas problemáticas associadas através da promoção de competências sociais e pessoais, bem como intervir em contexto comunitário. Assim, foi proposto a realização do estágio em diferentes respostas sociais: Centro Comunitário, Projeto Escolhas e Gabinete de Atendimento Social. Tendo em conta a variedade de respostas sociais onde iria ter oportunidade de estagiar, foi necessário a definição de eixos de intervenção, nomeadamente, o Eixo 1: Participação em atividades com a comunidade envolvente e rede de parceiros, o Eixo 2: Intervenção com os pais e famílias, o Eixo 3: Intervenção com crianças e jovens, O Eixo 4: Trabalho na área social, e, finalmente, o Eixo 5: Levantamento de risco. Assim este trabalho pretende abordar as atividades e dinâmicas levadas a cabo no decorrer do estágio.
- The role of quality of life, communication and affective image on residents' WOM in tourism promotion | O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turísticaPublication . Oliveira, Adriana José de; Augusto, Luísa; Santo, Pedro Manuel do Espírito; Santos, SaraAo residir num território, o cidadão experiencia a cidade, constrói emoções e vive a sua cidade de forma única. Com a evolução do turismo e aumento da competitividade entre destinos turísticos, o word of mouth (WOM) tornou-se cada vez mais um método estratégico a ser potenciado pelas entidades turísticas e destinos. Em especí co, o WOM que os residentes fazem das suas cidades torna-se cada vez mais relevante para as cidades captarem ainda mais turistas. Assim, realizou-se um estudo com uma amostra de 428 indivíduos que, através de equações estruturais identi cou o papel da qualidade de vida dos residentes, da comunicação e da imagem afetiva no WOM. Esta investigação revela que é importante melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e de nir uma estratégia de comunicação e ciente com o objetivo de que os residentes nas cidades realizem cada vez mais word of mouth positivo dos seus territórios.
- Criatividade e estratégias dos Youtubers para fidelizar durante a pandemiaPublication . Ferreira, Pedro Manuel da Silva; Rego, BelmiroO advento da Internet potencializou o desenvolvimento do ciberespaço a ponto de criar redes sociais que hoje são usadas por pessoas de todo o mundo, como o YouTube. Dessa forma, os seus utilizadores conectam-se entre si por terem interesses, objetivos e valores em comum. Desde o surgimento da Covid-19, o mundo enfrentou um grande desafio e, ao mesmo tempo, as pessoas redescobriram formas de se comunicar à distância. As marcas precisaram ampliar a sua presença digital e adaptar os seus discursos, enquanto criadores de conteúdo, como os Youtubers, tornaram-se cada vez mais comuns na vida da sociedade. Neste sentido, a presente dissertação tem como principal objetivo analisar as plataformas digitais, nomeadamente a plataforma YouTube, focando-se nos seus criadores e no modo como estes, na pandemia e subsequentemente durante o confinamento, cativaram os seus seguidores, mantendo-os entretidos e fixados no seu conteúdo. Deste modo, analisou-se o conteúdo de vários criadores na rede social YouTube, através de grelhas de análise e observação de gráficos, assim como as respostas de uma entrevista exemplificativa para perceber quais as estratégias de criatividade utilizadas e verificar os níveis de engagement do público. A partir dos resultados, identificou-se que o uso do humor é uma estratégia recorrente para viabilizar a comunicação perante os seus subscritores, bem como manter a consistência e a adaptação do conteúdo apresentado pelos Youtubers
- The influence of tourists' motivations when visiting different destinations: evidence for destination communication | A influência das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos: evidências para a comunicação dos destinosPublication . Oliveira, Adriana José de; Pereira, Ana Maria Rodrigues; Augusto, Luísa; Santo, Pedro Manuel do Espírito; Santos, SaraA competitividade turística tem sido crescente nos últimos anos. Com a internet, que permite que os turistas pesquisem os seus destinos para férias autonomamente, a competitividade entre locais turísticos tem sido mais agressiva. Neste contexto, a comunicação dos territórios com o objetivo da sua promoção e divulgação das suas características diferenciadoras tem-se centrado na apresentação dos recursos de cada território aos turistas. As motivações que estão na base da escolha do destino turístico nem sempre são conhecidas e, por vezes negligenciadas no marketing turístico. Assim, esta investigação identi ca motivações que in uenciam a escolha de um destino e tem como objetivo explorar as suas consequências. Deste modo, através de uma amostra de turistas portugueses, foi testada, através de PLS (Partial Least Squares) a in uência das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos. Este estudo encontrou evidências para a comunicação dos destinos como referido nas conclusões apresentadas