Browsing by Issue Date, starting with "2023-03-25"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- VRI23: 1st IPViseu Research & Innovation SummitPublication . Costa, Daniela (Ed.); Araújo, Lia (Ed.); Melão, Nuno (Ed.); Correia, Paula (Ed.); Marques Dos Santos, Paula (Ed.); Almeida, Ricardo M.S.F. (Ed.)O Livro de Resumos é o resultado do VRI23 – 1st IPViseu Research & Innovation Summit, na sua primeira edição, organizado no âmbito da Pró-Presidência da Investigação e Inovação e do Conselho Interno da Investigação e Inovação (CI3), do Instituto Politécnico de Viseu. Este primeiro evento procurou divulgar a Investigação e Inovação desenvolvida nas Unidades Orgânicas do IPV, no âmbito dos mestrados, nos anos de 2020 e 2021, nas mais variadas áreas do conhecimento. Para além disto, pretendeu-se ainda proporcionar momentos de partilha na academia e entre a academia e os diversos setores da comunidade envolvente, desde as empresas às organizações sociais, passando pelas entidades da Administração Pública e pelas associações representativas das diversas atividades económicas. Com este ebook, pretendemos, por isso, reforçar a divulgação dos trabalhos desenvolvidos, evidenciando a qualidade dessa produção científica e do seu potencial para contribuir para o desenvolvimento do território, quer ao nível da implementação de novas estratégias, quer ao nível da transferência do conhecimento científico das instituições de ensino superior para o mercado. A aliança entre o ensino superior e o mercado de trabalho deve ser encarada, cada vez mais, como uma prioridade estratégica que assegura o desenvolvimento e a sustentabilidade de todas as organizações. De facto, esta aliança é uma das chaves para a afirmação de todo o nosso território e para responder a todas as vicissitudes e desafios com que nos deparamos, no contexto nacional e internacional. Apenas conhecendo as necessidades e os desafios das nossas organizações, poderemos continuar a consolidar o processo de ensino-aprendizagem, direcionando-o para uma investigação aplicada e garantindo a qualificação atualizada e adequada a essas mesmas demandas.
- ABRIR AS PORTAS DA SALA DE AULA: SERIOUS GAMES - O IMPACTO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ENSINO SUPERIOR (APSASEG)Publication . Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Martins, Joana; Pereira, José; Martin, Justine; Casañ Pitarch, Ricardo; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, SusanaA aprendizagem no ES tem deixado pouco espaço ao jogo. ---- surgimento dos serious games. Esta ferramenta pedagógica, resultado da associação da vertente lúdica, com recurso ao digital, às estratégias de aprendizagem, das Línguas Estrangeiras para fins específicos, representa um desafio original de potencial melhoria para o ensino-aprendizagem neste contexto mais específico de cursos do ES em áreas que não as LE. --- Motivar e encorajar os estudantes, estabilizar os conhecimentos e promover e reforçar a aprendizagem.