Browsing by Issue Date, starting with "2023-08"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Implementation of DL 101-D/2020 in a Service BuildingPublication . Almeida, Álvaro; Silva, José; VAZ, PAULO; Araujo, Rui; Serrano, HelenaEnergy efficiency and environment decarbonization are domains of growing concern. There is an emphasis in the energy rehabilitation of buildings and in the study and research of improvement measures aimed to make the building an NZEB (Nearly Zero Energy Building). The regulatory framework issued by the member states of the European Union, establish different objectives and provide methodologies for the calculation of energy performance, establishing minimum requirements for new buildings. This work addresses the implementation of the energy certification in a service building, applying the calculation methods to a case study. Improvement proposals are presented for the energy performance improvement that lead to a reduction in energy consumption. The purpose is to demonstrate that the proposed measures for the rational use of energy, outlined in the energy certificate, contribute to increased energy efficiency. These measures foster the reduction of energy consumption and consequently the reduction of greenhouse gases emissions.
- Pelos olhos adentro: a exposição aos ecrãs e o desenvolvimento afetivo e cognitivo da criançaPublication . Oliveira, Sandra; Sargento, José; Magalhães, CátiaA revolução tecnológica da última década aumentou exponencialmente o acesso às tecnologias digitais. A investigação tem assinalado, neste contexto, a exposição excessiva das crianças aos ecrãs. Pretende-se, neste trabalho, explorar as intercorrências para o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo da exposição excessiva aos ecrãs e às tecnologias digitais na criança. Procedeu-se, para o efeito, a uma pesquisa dos estudos da EBSCO, publicados nos últimos 6 anos, dos quais se selecionaram aqueles cujo foco principal é a relação entre os ecrãs e o desenvolvimento da criança. Os estudos selecionados sugerem que a exposição excessiva aos ecrãs se associa a um desenvolvimento cognitivo menos fluído, a indicadores mais pobres de auto-regulação, e a um risco acrescido de vir a desenvolver problemas emocionais e comportamentais. No que concerne à atenção os resultados são divergentes. A investigação acrescenta, assim, sustentação à necessidade de limitar a utilização das tecnologias digitais para proteger o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo das crianças.
- Análise da Caracterização Territorial, Geográfica, Demográfica e Socioeconómica da Região Dão LafõesPublication . Guimarães, André; Manuel Nogueira Reis, Pedro; Charrua-Santos, FernandoPretende-se com o presente documento caracterizar territorialmente, geograficamente, demograficamente e socioeconomicamente a Região Dão Lafões. A análise efetuada possibilitou a caracterização territorial da região, identificando-se os diversos municípios que a integram, assim como a sua área territorial. Também foi efetuado um estudo geográfico, com a indicação da localização geográfica da região e dos seus municípios. Geograficamente, foi possível observar a evolução da população e a densidade populacional ao longo dos últimos anos. Na análise socioeconómica foi efetuada uma revisão de diversos indicadores relevantes, tais como: o Poder de Compra per capita, o Valor Acrescentado Bruto, o Produto Interno Bruto, o Produto Interno Bruto per capita, a Produtividade do Trabalho e o Emprego, tanto para Região Dão Lafões como da Região Centro e de Portugal. Foi também estudado o tecido empresarial e económico da Região Dão Lafões e da Região Centro, comparativamente a Portugal. Após este estudo, foi possível identificar alguns problemas e fragilidades da Região Dão Lafões, obtendo-se um guião de prioridades. Constatou-se que esta região do interior, apresenta um tecido empresarial dinâmico, moderno e inovador com valências para acompanhar a evolução das regiões vizinhas. Contudo, esta deve ser revitalizada para aumentar a sua competitividade empresarial, sendo assim capaz de acompanhar e se integrar nos desafios da Indústria 4.0.
- Representatividade do movimento americano #MeToo nos media online portuguesesPublication . Amante, Susana; Freitas, Andreia; Silva, Ana IsabelOs abusos sexuais são um problema transversal que afeta diferentes sociedades. Outubro de 2017 assumiu-se como um período de viragem, devido ao aparecimento do movimento #MeToo. Neste artigo, propomo-nos analisar os conteúdos publicados por três jornais online portugueses para responder a: 1) qual a representatividade do movimento na imprensa online portuguesa? Foi feito o levantamento do conteúdo das notícias, a fim de aferir: 2) a diferença ou semelhança entre conteúdos publicados pelos jornais online em análise. Do estudo feito, conclui-se que há maior proliferação de informação nos media nacionais de notícias relacionadas com o impacto do movimento no panorama internacional e pouca representatividade do movimento em casos portugueses.
- Empreendedorismo social em estudantes do ensino superiorPublication . Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Sargento, JoséA educação para o empreendedorismo social no ensino superior é uma área em consolidação. Contudo, a inovação social é uma exigência do mercado de trabalho à qual os estudantes da área social não devem ficar alheios. Procurou-se explorar interesses no âmbito do empreendedorismo social, de 37 finalistas da licenciatura em Educação Social, 94% femininos. Recorreu-se a um questionário ad hoc. Na análise de conteúdo das respostas, identificaram-se 40% com intenção de criar uma empresa/organização, 35% desenvolver um projeto social pós-licenciatura, 15% inovar uma organização já existente e 10% desenvolver um produto/material. Na população-alvo das propostas, salientam-se: 40% pessoas idosas, 15% pessoas com incapacidade e 10% jovens, dispersando-se as restantes (6% cada) por diferentes grupos em situação de vulnerabilidade (desempregados, migrantes e refugiados, sem-abrigo, reclusos, crianças e jovens em risco/perigo). Nas ideias, surgem serviços de apoio em domicílio (24%), ocupação de tempos livres e implementação de programas de treino de competências (18% cada), apoio à promoção da empregabilidade e distribuição de bens essenciais (12% cada). Acrescem atividades intergeracionais, de infoinclusão e o desenvolvimento de materiais de apoio (6% cada). Apesar da relevância das propostas, apenas 15% antecipam a fonte de financiamento (fundos públicos e responsabilidade social das empresas/organizações). A formação destes estudantes deve prever o desenvolvimento de competências empreendedoras centradas na criatividade e inovação social e, de forma estruturada, o conhecimento de formas de financiamento e elaboração de planos de negócio com recurso a competências na área da gestão, igualmente fundamentais na área social.
- Decolonialidade em Quadrinhos: uma visão afrofuturista de Contos do OrixásPublication . F. Miranda Jr, Edmilson; Callahan, DavidPropõe-se o Afrofuturismo como chave de leitura para apontar Contos dos Orixás, de Hugo Canuto como uma expressão decolonial. A publicação assimila um elemento cultural – o estilo do quadrinista Jack Kirby – para desenhar a mitologia dos orixás numa perspectiva brasileira da cultura Yorùbá. A metodologia aplica o “cruzo” de Simas e Rufino para articular Afrofuturismo, Design e Estudos Culturais numa análise que lida com conhecimentos provenientes do que Grosfoguel compreende como o lado subalternizado da diferença colonial. Conclui-se que a iconografia Yorùbá foi atualizada no cruzo com o design futurista de Kirby a partir de elementos afro-brasileiros.
- Fatores influenciadores e inibidores do desenvolvimento de ações ofensivas em superioridade numérica 7x6 em AndebolPublication . Branco, João; Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Ribeiro, RafaelIntrodução: A evolução da modalidade de Andebol tem promovido a sua complexificação, pelo que os treinadores tentam atenuar os efeitos que a diversidade de variáveis poderá causar na obtenção do sucesso das suas equipas. Assim, a criação de um plano estratégico para cada jogo ultrapassa os campos teórico e ideológico do treinador. Objetivos: Aferir acerca da perceção dos treinadores no que concerne a fatores influenciadores e inibidores da opção pelo desenvolvimento de ações em superioridade numérica 7x6. Métodos: Foi concebido um guião de entrevista semiestruturada, cujas categorias foram definidas a priori. Resultados: A utilização das ações em superioridade numérica 7x6 deve-se às dificuldades sentidas na criação de situações de finalização em igualdade 6x6, à necessidade de baixar o ritmo de jogo e de diminuir o contacto entre os defensores e os atletas da primeira linha ofensiva e à necessidade de contrariar sistemas defensivos profundos com marcação individual. Os entrevistados restringem ou inibem a utilização das ações 7x6 pela insuficiência de volume e frequência de treino das mesmas, pela sua utilização em momentos nos quais o resultado se encontra equilibrado ou frente a equipas rápidas a explorar as várias formas de transição ofensivas. Conclusões: Dada a incerteza do contexto de competição, não existe uma fórmula específica para tentar resolver os detalhes que o jogo desvenda. Os entrevistados consideram a tomada de decisão fundamental para o sucesso. A forma como o treinador analisa o comportamento da sua equipa e o da equipa adversária exerce influência nas decisões tomadas pelos atletas