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- A influência da música na prática de exercício físico em contexto de GinásioPublication . Martins, Rúben; Vasconcelos, CarlosLa música se considera un elemento valioso en el contexto del ejercicio físico. El gimnasio es uno de los lugares primordiales para practicar ejercicio físico. Por tanto, el objetivo de este estudio fue determinar la influencia de la música en la práctica de ejercicio físico en usuarios de gimnasios en Portugal. La muestra estuvo compuesta por 32 individuos con edades comprendidas entre 16 y 62 años. Se utilizó un cuestionario en línea con 12 preguntas y los datos se procesaron mediante estadística descriptiva. Los resultados de este estudio indican que la mayoría de los participantes escuchan música a través de sus auriculares (60%) mientras hacen ejercicio, siendo el Hip Hop (35%) y el Rock (20%) los estilos musicales más escuchados. Un alto porcentaje de la muestra que escucha música con auriculares mientras hace ejercicio dice sentirse más motivado (96%), más concentrado (88%) y cree que la música ayuda a aumentar el volumen de entrenamiento (96%). Respecto a los participantes de este estudio que refieren no llevar auriculares para escuchar música durante el ejercicio físico, el 37,5% considera que utilizar música durante el entrenamiento aumentaría su motivación y el 50% que aumentaría su concentración. Los participantes en este estudio perciben que la música es un factor motivador para el ejercicio físico, permitiendo además un aumento de la concentración y del volumen de entrenamiento.
- ‘Now open for action!’ – A real-world challenge project developed at the Polytechnic Institute of ViseuPublication . Amante, SusanaHigher Education Institutions are committed to developing innovative pedagogical practices that open the doors to collaboration between students, who are seen as talents; teaching staff, who become their facilitators; and partner entities that present them with societal challenges, in different fields, and call for intercultural, multidisciplinary, proactive, multi-stakeholder action. This is the setting of the virtual learning environments that the Demola Portugal Initiative has embraced and cherished in a network of 14 Portuguese Polytechnic Institutions. Our study focuses on a real-world challenge project that was part of the first batch developed at the Polytechnic Institute of Viseu, together with ACERT, a cultural and recreational association from the region that struggled with a fall in activity caused by the pandemic. Using design thinking and co-creation, a team of six students came up with a few solutions that would make young generations reconnect and participate in cultural activities. The aim of this paper is, thus, to present a case study that portrays how Higher Education Institutions are being reframed to become more innovative, humanising and transformative spaces that extend beyond the classroom walls to scaffold learning through meaningful tasks and partnerships. With this study, we may conclude that this project empowered the team and made them feel like true change-makers, whilst developing skills for their future that they can put into practice in the workplace.
- Prosopopeia como orto-doxia estética e retórica: literariedade e eficácia do discurso da publicidadePublication . Barroso, PauloO discurso publicitário é peculiar, tem as funções apelativas e persuasivas da linguagem e objetivos genéricos: chamar a atenção, suscitar interesse, provocar desejo e levar à ação de compra e consumo. Quer se apresente na forma verbal (texto) quer na forma não verbal (imagem), a linguagem da publicidade concilia duas vertentes fundamentais: a estética, porque é essencialmente literária, ficcional, poética, emotiva e sedutora; a retórica, porque é pragmática, eficaz e persuasiva. Estas vertentes devem-se ao recurso a frequentes e diversificadas figuras de retórica, em particular as que estabelecem analogias, pois implicam identidades e estabelecem comparações. É o caso da prosopopeia, figura de retórica frequente e eficaz em publicidade, por ser simples de estabelecer implicações e de as entender e por potenciar o discurso, tornando-o mais vivaz, atrativo, empático e identificando os produtos/marcas e os consumidores. Como a linguagem publicitária se torna estética e retórica com a prosopopeia? Como a prosopopeia estabelece o sentido e orienta o entendimento da significação das mensagens publicitárias? Através de uma abordagem teórico-conceptual, este artigo apresenta um estudo qualitativo centrado na aplicação da prosopopeia como recurso estilístico e retórico no discurso publicitário. Os objetivos são: (a) relacionar as duas vertentes mencionadas (a estética e a retórica) na atratividade das estratégias persuasivas em comunicação publicitária, e (b) justificar a prosopopeia como potência da orto-doxia do discurso literário da publicidade.
- Variables predictoras de los estereotipos hacia las personas mayores en estudiantes de educación superior de Cabo Verde, España y PortugalPublication . Dosil-Díaz, Carlos; Araújo, Lia; Moreira, Jeannette; Amante, Maria João; Fonseca, Susana; Bugallo-Carrera, CésarEl envejecimiento demográfico es uno de los fenómenos más significativos en la actualidad, con repercusiones presentes y futuras en los distintos sectores públicos y privados especialmente en la salud, apoyo social y educación. Varios estudios han demostrado que la imagen social que los jóvenes universitarios tienen de las personas mayores influye significativamente en la elección de profesiones relacionadas con el envejecimiento. El presente estudio tiene como objetivo conocer las semejanzas y diferencias en los estereotipos que presentan los estudiantes de educación superior de los países de España, Portugal y Cabo Verde hacia las personas mayores, analizando diferentes variables sociodemográficas y el nivel predictivo que estas variables tienen en la formación de los mismos. Se desarrolló un estudio transversal con 408 alumnos (341 mujeres y 67 hombres), edades comprendidas entre 18 y 28 años, de grado y posgrado de las titulaciones en Educación Social, Trabajo Social, Psicología, Integración Social, Fisioterapia, Deporte y Actividad Física, Formación de Profesorado y Enfermería. El instrumento utilizado fue el Cuestionario de Estereotipos Negativos hacia la Vejez (CENVE), donde se estudiaron las frecuencias, las correlaciones y posibles predicciones entre variables socio demográficas y los factores del CENVE. Se encontraron diferencias estadísticamente significativas entre los tres países presentando unas puntuaciones muy bajas y bajas en estereotipos negativos hacia las personas mayores siendo las variables curso académico y titulación académica las variables que mejor predicen esta percepción. Dada la importancia que tiene la discriminación por edad, parece fundamental intervenir pedagógicamente para una comprensión más real del envejecimiento y de las personas mayores.
- Examining the fit between supply and demand of the accounting professional's competencies: A systematic literature reviewPublication . Kroon, Nanja; Alves, Maria do CéuThis paper reviews the accounting and educational literature, focusing on the supply of and demand for the accounting professional's competencies. Its main objective is to identify the gaps between demand and supply of the accounting professional's competencies that have been evidenced in literature and to define constructs that substantiate a conceptual model of the fit between supply and demand. Through a systematic literature review, 122 empirical articles from the last 15 years are analyzed. The results reveal that there has been consistent and growing research in this field worldwide. Research approaches and methodologies have been quite homogeneous, with most authors opting for quantitative survey strategies. Content analysis yields a significant result by identifying seven gaps, shedding light on areas where alignment between constructs may be lacking, potentially posing challenges to achieving desired outcomes or objectives. Understanding these gaps can help researchers, policymakers, and practitioners take informed actions to address the identified issues and improve the effectiveness and efficiency of their endeavors. Furthermore, this analysis provides a valuable foundation for future research to delve deeper into the underlying causes of these gaps and develop targeted strategies for fostering convergence and achieving desired outcomes.
- Manipulação e distorção da verdade na esfera pública media e pensamento críticoPublication . Barroso, PauloNo ideal de democracia deliberativa, o perigo da manipulação e da distorção da verdade confronta-se com a salvaguarda dos media e do pensamento crítico. Para Habermas, a esfera pública é o espaço de interação comunicativa onde os cidadãos discutem, de uma maneira racional e aberta, questões políticas de interesse comum. Com o desenvolvimento dos mass media e os novos media, a esfera pública é influenciada por forças que procuram veicular interesses ou ideologias, manipulando a verdade e distorcendo ou enfraquecendo o debate público. Os mass media têm o poder de moldar a opinião pública, pois escolhem, destacam e divulgam informações que influenciam a perceção pública da verdade e prejudicam a cidadania. No contexto da democracia deliberativa, o pensamento crítico e a participação ativa dos cidadãos são imprescindíveis para combater o conformismo e o mimetismo. Uma esfera pública democrática depende de cidadãos informados e envolvidos, capazes de avaliar criticamente as informações apresentadas pelos media e de participar em discussões públicas fundamentadas em argumentos racionais e baseados em evidências. Todavia, seguindo uma estratégia teórico-conceptual, pretende-se argumentar que a) a esfera pública mediática, sobretudo na dimensão virtual, não estimula a procura ativa e racional da verdade e do consenso, fomentando, pelo contrário, desinformação; e b) competências para reconhecer e combater a manipulação da verdade por meio do pensamento crítico se impõem como emergentes em sociedades cada vez mais acríticas e da desinformação.
- Removal of Antibiotics by Biochars: A Critical ReviewPublication . Sen, Umut; Esteves, Bruno; Aguiar, Terencio; Pereira, HelenaAntibiotics are pharmaceuticals that are used to treat bacterial infections in humans and animals, and they are also used as growth promoters in livestock production. These activities lead to an alarming accumulation of antibiotics in aquatic environments, resulting in selection pressure for antibiotic resistance. Given that it is impractical to completely avoid the use of antibiotics, addressing the removal of antibiotics from the environment has become an important challenge. Adsorption methods and adsorbents have received particular attention because adsorption is highly efficient in the removal of low-concentration chemicals. Among the different adsorbents, biochars have shown promise for antibiotic removal, owing to their low cost and efficiency as well as their potential for modification to further increase their adsorption capacity. This review attempts to analyze the surface properties and ash contents of different biochars and to critically discuss the knowledge gaps in antibiotic adsorption. A total of 184 articles on antibiotic properties, adsorption of antibiotics, and biochar properties were reviewed, with a focus on the last 12 years. Antibiotic adsorption by pristine biochars and modified biochars was critically reviewed. Recommendations are provided for the adsorption of different antibiotic classes by biochars.
- Marketing Desportivo: Estágio na Lusitano Futebol ClubePublication . Cunha, Inês Filipa; Pinheiro, Paula Sofia Neta VasconcelosNo âmbito do 2º ano do Mestrado em Marketing, do Instituto Politécnico de Viseu, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu foi realizado um estágio no Lusitano Futebol Clube de Vildemoinhos. O período de estágio foi de seis meses, iniciou-se a 29 de setembro de 2022 até 29 de março de 2023. O desporto é algo que culturalmente é muito importante pois tem um impacto gigante na sociedade. O desporto é para todos, independentemente do género, da língua, da região, das condições económicas, o desporto é universal. Face à crescente influência do desporto surgiram nesta área novas oportunidades de negócio, tornando-se um setor da economia bastante competitivo, surgindo assim a necessidade de expandir as ferramentas do marketing para a área do desporto. Os adeptos desempenham, nos tempos de hoje, um papel fundamental para a sobrevivência dos pequenos e grandes Clubes. É importante saber envolver os adeptos em todos os processos. Para os Clubes de pequena dimensão, com um poder financeiro menor, ainda mais importante é saber comunicar com os seus adeptos e saber o que eles procuram. Estes devem tirar proveito das ferramentas gratuitas para promover a constante comunicação entre a comunidade desportiva. Face a isto, neste presente relatório, para além da apresentação do Clube e da revisão da literatura, são apresentadas as tarefas desenvolvidas por mim, tendo por base a intenção de reforçar a relação com os atuais adeptos e simpatizantes do Clube, alcançar novos adeptos, patrocinadores e aumentar a sua visibilidade.
- The Influence of User-Generated Content on Tourism Organizations - The Case of Portuguese Center RegionPublication . Vasconcelos, Maria de Almeida; Santos, Sara; Ferreira, SóniaÀ Internet alterou o panorama da comunicação e levantou desafios significativos em várias áreas de atividade, incluindo a do turismo e hospitalidade. Devido à abundância de destinos turísticos disponíveis atualmente, a competição é notória. Por conseguinte, os destinos turísticos devem conceber estratégias para se destacarem, construírem, e reforçarem a familiaridade e ligação do cliente com a marca. As plataformas digitais, especialmente as redes sociais, são hoje veículos eficazes para a comunicação, atingindo milhões de utilizadores. Como tal, é fundamental que os conteúdos partilhados sejam relevantes e educativos. Além disso, o advento da Web 2.0 proporcionou aos utilizadores a oportunidade de se transformarem de espectadores passivos para criadores, facilitando a troca de pensamentos e conteúdos com outros utilizadores. Conceitos como “conteúdo gerado pelo utilizador” e “boca a boca online” são particularmente significativos neste contexto. Estes são muitas vezes reconhecidos pelos turistas como fontes de informação fiáveis e fidedignas, por vezes mais do que conteúdo criado pela empresa. Estes podem influenciar a decisão de visita de um potencial turista, o que os torna fundamentais para os destinos. Este estudo assume como orientação metodológica a investigação correlacional, com abordagem mista, quanto à natureza dos dados. Como parte do método qualitativo, foi realizado um inquérito por entrevista com a Chefe do Núcleo Comunicação, Imagem e Relações Públicas do Turismo Centro de Portugal, Adriana Rodrigues. Adicionalmente, foi realizado um focus group para melhor compreender a opinião dos turistas da Região Centro de Portugal relativamente às variáveis estudadas nesta investigação. No âmbito da abordagem quantitativa, foi aplicado um inquérito por questionário aos turistas e potenciais turistas da Região Centro de Portugal, constituindo-se uma amostra de 515 participantes. Os dados recolhidos foram submetidos a análise estatística utilizando para este propósito o software Smart PLS 3.3.2. Os resultados obtidos sugerem a influência do conteúdo gerado pelos utilizadores na perceção e na qualidade percebida do destino, bem como na intenção de visita. Esta última, por sua vez, influencia o envolvimento dos turistas nas redes sociais. Este estudo “demonstrou também que o boca-a-boca online influencia todas as dimensões do valor da marca do destino.
- Necessidades de saúde especiais : da revisão da literatura ao planeamentoPublication . Salgado, Andreia Filipa Anunciação; Amaral, Maria Odete PereiraIntrodução: Permitir que todas as crianças beneficiem de uma educação regular, independentemente das suas necessidades de saúde especiais, continua a ser um dos principais desafios que os sistemas educativos enfrentam. Neste contexto, a Enfermagem Comunitária, tendo como espaço de intervenção o indivíduo e/ou grupos e/ou comunidade, capacita o profissional para prestar cuidados de saúde específicos e diferenciados às crianças com necessidades de saúde especiais e suas famílias, num trabalho em pareceria com toda a comunidade escolar. Objetivo: Mapear as evidências científicas existentes sobre o conhecimento dos professores sobre a inclusão de alunos com Necessidades de Saúde Especiais no ensino regular e planear um curso de formação para professores do ensino regular. Metodologia: Scoping Review com base nas recomendações do Joanna Briggs Institute e do PRISMA-ScR, com pesquisa de artigos nas bases de dados eletrónicas PubMed e CINAHL complete (via EBSCOhost), com friso temporal de janeiro de 2019 até maio de 2023, nos idiomas português e inglês. A extração e síntese dos dados e a sua seleção foram realizadas por dois revisores independes, com recurso ao aplicativo Rayyan. Resultados: Dos 84 artigos analisados, foram incluídos 5 artigos que respondiam à questão de pesquisa. As evidências dos estudos revelaram que ainda há muitos professores com conhecimentos limitados sobre como lidar e ensinar alunos com necessidades de saúde especiais, possuem uma compreensão inadequada da educação inclusiva e falta de preparação para ensinar estes alunos, não revelam possuir qualificações académicas e de formação necessárias para a inclusão de alunos com necessidades de saúde especiais. As barreiras inerentes à inclusão são a falta de materiais educativos adequados, tempo limitado para dedicar atenção suficiente aos alunos com necessidades de saúde especiais, conhecimentos limitados sobre as necessidades de saúde especiais, salas de aula que não foram concebidas para alunos com incapacidade física e número elevado de alunos por turma. Conclusões: Os estudos revelam fracos conhecimentos por parte dos professores para apoiarem as crianças com Necessidades de Saúde Especiais. Assim, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária desempenha um papel essencial na capacitação desta comunidade escolar como um garante dos seus direitos universais. Palavras-chave: Crianças com Necessidades de Saúde Especiais; Professores; Conhecimento; Enfermeiro; Enfermagem Comunitária.