Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-09"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A Relevância das Variáveis de Fluxo de Caixa na Previsão da Vulnerabilidade Financeira das PME Industriais PortuguesasPublication . Moreira, Rafael David Silva; Rodrigues, Luís FernandesEste trabalho aborda a previsão da vulnerabilidade financeira ex-ante à insolvência no contexto das PME industriais portuguesas. Inspirado no trabalho de Pindado, Rodrigues e Torre (2008), propomos um modelo de probabilidade de vulnerabilidade financeira que considera o efeito dos fluxos de caixa nas fases de vulnerabilidade mais precoces da insolvência. A estimação deste modelo probabilístico tem em conta distintos graus de vulnerabilidade financeira, e controla os efeitos de choques macroeconómicos exógenos através de variáveis dummy. A sua especificação foi confirmada utilizando a metodologia de dados em painel e todas as hipóteses de trabalho sobre os determinantes de vulnerabilidade financeira foram validadas, pois todas as variáveis explicativas, com destaque para a variável de fluxos de caixa, seguem o sinal esperado e são estatisticamente significativas. Os resultados obtidos para distintas condições de vulnerabilidade financeira remetem para potencial complementaridade da utilização de múltiplos indicadores de vulnerabilidade financeira na prevenção e intervenção atempada nas empresas diagnosticadas.
- Vivência da sexualidade pelo casal durante a gravidezPublication . Dias, Ana Rita dos Santos; Coutinho, Emília de CarvalhoEnquadramento: O presente relatório encontra-se dividido em dois capítulos. O capítulo I, relativo ao Estágio, é composto pela descrição crítica e reflexiva das diferentes competências para a obtenção do título de especialista e grau de mestre em Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecologia realizado ao longo dos diferentes contextos de estágio. No capítulo II, relativo à investigação empírica - foi estudada a vivência da sexualidade pelos casais durante a gravidez. Objetivos: Estágio - Descrever de forma crítica e reflexivos os objetivos e atividades desenvolvidas em cada unidade de cuidados, de acordo com as competências do Enfermeiro Especialista e Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica; Estudo empírico - e compreender o significado atribuído pelo casal à vivência da sexualidade durante a gravidez. Metodologia: Estágio - descreve-se reflexivamente o processo de aquisição de competências ao longo dos diferentes contextos de estágio com uma análise crítica e reflexiva baseada na mais recente evidência. Investigação empírica - foi realizado um estudo qualitativo fenomenológico hermenêutico assente nos pressupostos de Max Van Manen através da entrevista fenomenológica a onze casais grávidos selecionados através do processo de amostragem por bola de neve. Resultados: Estágio - verificou-se que as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista foram adquiridas e superadas. Investigação empírica - emergiram as seguintes categorias: Significado de ser Mulher; Significado de ser Homem; Significado de ser Casal; Significado atribuído à gravidez; Sentimentos do casal na vivência da gravidez; Desconfortos referidos pelo casal na vivência da sexualidade; Atitudes adotadas pelo casal na vivência da sexualidade durante a gravidez; Fontes de informação sobre sexualidade; Melhorias a implementa na educação em saúde sobresexualidade e Significado atribuído ao Enfermeiro Obstetra no âmbito da sexualidade. Conclusão: Estágio - os objetivos inicialmente estabelecidos foram atingidos, bem como as experiências mínimas exigidas. Investigação empírica - conclui-se que os casais em estudo vivenciaram a sua sexualidade de forma individual e única desenvolvendo estratégias adaptativas às alterações vivenciadas ao longo da gravidez. Palavras-chave: Estágio, Enfermeira obstetra, Gravidez, Sexualidade, Casal.
- Work-life interaction and burnout: A national studyPublication . Nascimento, Lígia; Fernandes, Rosina; Araújo, Patrícia; Marques, Iolanda; Corresponding author: Nascimento, Lígia.Introdução: As vertentes profissional e pessoal são fundamentais para a atuação e desenvolvimento dos indivíduos, sendo crucial que interajam harmoniosamente. A síndrome de burnout é uma condição clínica que se desenvolve sob exposição contínua ao stress e sobrecarga. É, por isso, importante compreender como as práticas de interação vida-trabalho se relacionam com o burnout, e como ambos os constructos diferem de acordo com variáveis sociodemográficas. Objetivo: Estudar a relação entre a interação bidirecional vida-trabalho e o burnout em trabalhadores no ativo e a associação destes constructos com caraterísticas sociodemográficas, visando identificar o papel que as organizações podem ter nestas relações. Métodos: Estudo exploratório transversal, quantitativo e descritivo, com uma amostra de 255 trabalhadores portugueses. Os dados foram recolhidos através do Survey Work-Home Interaction NijmenGens (SWING), Maslach Burnout Inventory General Survey (MBI-GS) e questionário sociodemográfico, e analisados através de t-Student, ANOVA, correlação e regressão linear múltipla. Resultados: Dos resultados gerais, destaca-se que as interações negativas trabalho-vida e vida-trabalho foram identificadas como preditores de burnout. A interação trabalho-vida e o burnout evidenciaram diferenças significativas entre grupos de acordo com género, idade, estado civil, número de filhos, tempo na carreira e na organização, trabalhador-estudante e tipo de vínculo jurídico. Conclusão: Para a adequada atuação e bem-estar dos indivíduos no trabalho, os padrões de interação trabalho-vida devem ser eficazmente geridos pelas organizações. São sugeridas implicações práticas