Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-30"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Regime terapêutico e autogestão : Implicações para a saúde da pessoa com hipertensão arterial e dinâmica familiarPublication . Sampaio, Margarida Marques; Chaves, Cláudia Margarida Correia BalulaIntrodução: As doenças do foro cardiovascular são a principal causa de morte em todo o mundo, e muitas dessas mortes podem ser evitadas através do tratamento da hipertensão arterial (World Health Organization, 2023). Na Europa, calcula-se que a hipertensão arterial afete cerca de 35-40% da população (SNS 24, 2023). Em Portugal, a hipertensão é a doença crónica mais frequente, afetando 36% dos portugueses com idades entre os 25 e os 74 anos, sendo a principal causa de morte no território nacional (Santos et al., 2022). Objetivo: Sintetizar a evidência científica disponível sobre a autogestão do regime terapêutico na pessoa com HTA e dinâmica familiar. Metodologia: Foi efetuada uma revisão integrativa da literatura pelo método PICOD através da pesquisa nas seguintes bases de dados científicas: PubMed, CINAHL Complete e RCAAP. De forma a avaliar criticamente a qualidade dos estudos incluídos foi utilizada a grelha de apoio à avaliação da qualidade metodológica do JBI. Estudos incluídos em português, espanhol e inglês, com o limite temporal 2018-2024. Dos oito artigos disponíveis, quatro foram incluídos na revisão. Resultados: Da análise dos artigos foram identificados quatro subtemas: fatores facilitadores de autogestão adequada do regime terapêutico na pessoa com HTA; fatores dificultadores de autogestão adequada do regime terapêutico na pessoa com HTA; estratégias promotoras de autogestão adequada do regime terapêutico; e autogestão do regime terapêutico e dinâmica familiar. Conclusão: É importante identificar fatores facilitadores e dificultadores da autogestão do regime terapêutico em pessoas com hipertensão, bem como estratégias que promovam essa autogestão e as mudanças na dinâmica familiar durante a transição saúde/doença. É necessário desenvolver estudos primários sobre o tema, contudo, é necessário ter em atenção as características da população em estudo, já que existem aspetos culturais que diferem consoante a população. Descritores: Autogestão; Enfermagem; Família; Hipertensão Arterial; Regime Terapêutico
- Dilemas sobre os benefícios e os riscos da utilização da tecnologia em crianças : Uma scoping reviewPublication . Amaral, Patrícia da Silva; Chaves, Cláudia Margarida Correia BalulaIntrodução: As consequências do uso de tecnologias em crianças com idade até aos cinco anos, assume uma relevância indelével no âmbito da prática colaborativa de Enfermagem de Saúde Familiar e, ainda, face ao elevado número de crianças com excesso de horas de contacto tecnologias, sobretudo para fins recreativos. Objetivo: Mapear a evidência científica existente sobre as consequências/efeitos negativos e positivos do uso da tecnologia. Metodologia: Scoping review realizada com base nas recomendações metodológicas do Joanna Briggs Institute, seguindo as diretrizes PRISMA-ScR. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados PubMed e CINAHL Complete, em 24 e 27 de dezembro de 2024. Do total de 1116 artigos recuperados, seis preencheram os critérios de inclusão e foram incluídos na revisão. Resultados: As evidências mostram que os efeitos do uso de tecnologia digital por crianças até aos cinco anos são diversos e dependem de fatores como o tempo de exposição, a qualidade do conteúdo, a supervisão parental e o equilíbrio com outras atividades. O uso excessivo pode ter consequências negativas no desenvolvimento cognitivo, social e físico das crianças, incluindo atrasos no desenvolvimento, dificuldades de atenção, problemas comportamentais e dependência de dispositivos, está relacionado com comportamentos sedentários, como a obesidade e défices nas competências sociais. Todavia, quando moderado e educativo, com supervisão dos pais, pode trazer benefícios para o desenvolvimento cognitivo e social. Conclusão: O estudo confirma que o Enfermeiro de Família deve capacitar as famílias para uma gestão equilibrada do tempo de ecrã, maximizando os benefícios e minimizando os riscos. Palavras-chave: Criança; Tecnologias digitais; Família; Enfermeiro de Família.
- Causas da omissão de cuidados : A perceção dos enfermeiros : Uma scoping reviewPublication . Mota, Sara Maria de Jesus; Ribeiro, Olivério de PaivaEnquadramento: Este relatório espelha um percurso formativo cuja finalidade major foi a aquisição das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Aérea da Pessoa em Situação Crítica. Desenvolveu-se igualmente a capacidade de investigação, competência fundamental no contexto da prática baseada na evidência. A sua expressão máxima concretizou-se na realização de uma scoping review subordinada ao tema “Causas da Omissão de Cuidados – A Perceção dos Enfermeiros”, uma temática de elevada relevância para a qualidade e segurança dos cuidados prestados. Objetivos: Relatar o trajeto formativo nos diferentes contextos de estágio e refletir criticamente sobre as atividades realizadas durante os estágios; mapear a evidência científica disponível sobre os fatores relacionados com a omissão de cuidados; analisar os cuidados de enfermagem mais omissos pelos enfermeiros; verificar a influência do processo de tomada de decisão dos enfermeiros na omissão de cuidados; perceber se existem diferentes perceções sobre cuidados omissos pelos enfermeiros generalistas versus enfermeiros especialistas; analisar o impacto da omissão de cuidados na qualidade dos cuidados de enfermagem. Metodologia: Recorreu-se a uma metodologia descritiva e reflexiva do percurso formativo nos diferentes contextos de estágio. E foi desenvolvida uma Scoping Review, seguindo as orientações estabelecidas pelo Joanna Briggs Institute. A seleção dos artigos foi orientada pelo modelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews. Foram incluídos 13 artigos científicos. Resultados: A omissão de cuidados de enfermagem revela-se um fenómeno multifatorial, sendo atribuída principalmente à escassez de pessoal, sobrecarga de trabalho, carência de materiais, falhas de comunicação e ausência de formação contínua. Entre os cuidados mais frequentemente negligenciados destacam-se a mobilização, higiene oral, documentação, educação ao doente e apoio emocional. Estes dados sublinham a urgência de reforçar os recursos humanos e materiais, melhorar os ambientes de trabalho e investir na qualificação profissional, de forma a garantir cuidados seguros e de qualidade. Conclusão: As evidências apontadas por diversos autores revelam a multiplicidade de causas associadas à omissão de cuidados de enfermagem, refletindo a complexidade do fenómeno. Este cenário reforça a necessidade de estratégias sistémicas, integradas e sustentadas, que visem a prevenção da omissão e a promoção de cuidados seguros, completos e centrados no doente. Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem Omissos; Enfermagem Médico-Cirúrgica; Segurança do Doente; Ambiente Hospitalar; Scoping Review.
- Oxigenoterapia de alto fluxo por cânula nasal em doentes com hipoxemia : Revisão de scopingPublication . Tavares, Mónica Caixinha; Ribeiro, Olivério de PaivaIntrodução: A prestação de cuidados de enfermagem de qualidade motiva os enfermeiros para a necessidade de desenvolver conhecimento e competências diferenciadas, especializadas e baseadas na melhor evidência científica para permitir assim dar resposta às necessidades das pessoas. Os estágios em contexto de urgência e em contexto de cuidados intensivos realizados no âmbito da 1ª. Edução do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, têm como objetivo a aquisição e desenvolvimento dessas competências. Objetivo: Demonstrar a aquisição e o desenvolvimento de competências em Enfermagem Médico-cirúrgica na pessoa em situação crítica e mapear a eficácia da oxigenoterapia de alto fluxo por cânula nasal em doentes com hipoxemia com a elaboração de uma revisão scoping. Metodologia: Na parte I e II foi realizada uma abordagem descritiva e reflexiva das competências comuns e específicas de enfermagem médico-cirúrgica adquiridas e as atividades desenvolvidas nos estágios. Na parte III apresenta-se a componente de investigação, “Oxigenoterapia de alto fluxo por cânula nasal em doentes com hipoxemia – Revisão de Scoping”, realizada de acordo com o método proposto por Joanna Briggs Institute. Resultados: Os estágios realizados permitiram desenvolver e consolidar as competências comuns e específicas de enfermagem médico-cirúrgica. A investigação permitiu conhecer e compreender qual a eficácia do alto fluxo, contribuindo para o processo de recuperação do estado clínico da pessoa após a sua aplicabilidade. Conclusão: Foram adquiridos e desenvolvidos conhecimentos e competências na área da prestação de cuidados ao doente crítico inerente à prática especializada da enfermagem médicocirúrgica. A oxigenoterapia de alto fluxo é cada vez mais utilizada na abordagem da pessoa em situação crítica, maioritariamente nas Unidades de Cuidados Intensivos. Palavras-Chave: Enfermagem médico-cirúrgica, doente crítico, cuidados de enfermagem, oxigenoterapia de alto fluxo por cânula nasal.
- O enfermeiro de ambulância de suporte imediato de vida : Relação das competências com o ambiente da prática de cuidados e o nível do stressePublication . Loureiro, Ricardo Jorge Pereira; Ribeiro, Olivério de PaivaIntrodução: O presente relatório expõe, em primeiro lugar, as competências adquiridas e atividades realizadas nos estágios; em segundo lugar, o trabalho de investigação. Objetivo: Verificar se existe relação entre as competências, o ambiente da prática de cuidados e o nível de stresse vivenciado pelo enfermeiro de Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV). Metodologia: Estudo de natureza quantitativa, descritiva e correlacional em coorte transversal. Amostra de 57 enfermeiros de ambulância SIV em Portugal Continental, maioritariamente masculina (63,2%) e com média de 39,56±6,24 anos de idade. Neste estudo foram utilizadas três escalas: i) Escala Competências de Enfermeiro de Ambulância, adaptação por Camelo e Martins, 2022; ii) Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS) de 21 itens de Lovibond e Lovibond; e iii) Escala “Indicadores de Qualidade do Ambiente da Prática de Enfermagem (IQN-WE-PT)”, adaptação por Sousa, 2021. Resultados: As Situações de emergência médica, acidente, crise e exceção obteve o maior score (84,83%), refletindo a maior competência percebida pelos enfermeiros de ambulância SIV nesta área. Em contrapartida, a Investigação e desenvolvimento profissional teve o menor score; nível médio mais elevado de stresse (3,37±2,57). O indicador com maior valor foi “Suporte à equipa e desenvolvimento profissional” (42,77±7,97) e o mais baixo “Ambiente de trabalho seguro em enfermagem” (15,30±4,30). Conclusão: O estudo mostra que o apoio organizacional surge como um fator chave para a autoperceção positiva das competências em ambulância SIV. Os sistemas de trabalho eficazes e remuneração adequada são preditores de bem-estar e desempenho profissional dos enfermeiros. Palavras-chave: Enfermeiro; Ambulância; Competências; Stresse; Enfermagem Médico-Cirúrgica.