CI&DEI - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CI&DEI - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Field of Science and Technology (FOS) "Departamento de Comunicação e Arte"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O contributo da expressão musical para o desenvolvimento do oral das crianças que frequentam educação pré-escolarPublication . Castro, Ana Catarina Cunha Santos; Balula, João Paulo Rodrigues; Aguiar, Maria CristinaO presente relatório insere-se na área de formação de docência do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Contempla uma reflexão crítica das práticas, nomeadamente do segundo e do terceiro semestres do curso, bem como uma investigação que pretende perceber qual o contributo da expressão musical para o desenvolvimento da linguagem oral em crianças em idade pré-escolar. Para a reflexão crítica, apoiámo-nos em todos os materiais desenvolvidos ao longo dos estágios e também nos documentos normativos dos perfis específicos de desempenho profissional do educador de infância e do professor do 1.º ciclo do ensino básico. O trabalho de investigação é de caráter descritivo com recurso a entrevistas a educadores de infância do concelho de Viseu e do concelho de Fafe. O estudo permite concluir que a expressão musical em contexto de jardim-de-infância é muito importante para o desenvolvimento da linguagem oral das crianças, contribuindo para promoção da interdisciplinaridade ao nível das diferentes áreas de conteúdo.
- O contributo dos jogos e brinquedos tradicionais na motivação e empenho dos alunos na disciplina de educação tecnológicaPublication . Correia, Luísa Maria Gonçalves; Cardoso, Ana Paula; Rodrigues, PaulaA presente investigação aborda o contributo dos jogos e brinquedos tradicionais na motivação e no empenho dos alunos para a disciplina de Educação Tecnológica. O enquadramento teórico incluiu a análise da evolução do currículo da disciplina de Educação Tecnológica, a sua metodologia específica, os conceitos de motivação e empenho e o contributo dos jogos e brinquedos tradicionais para a melhoria da motivação no processo de ensino-aprendizagem no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica. Em termos metodológicos, realizou-se uma investigação exploratória, de natureza qualitativa, efetuada em cinco instituições de ensino básico do concelho de Viseu. Participaram nove professores e quarenta e cinco alunos da referida disciplina, mediante a realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que a implementação de unidades de trabalho que envolvem a construção de brinquedos tradicionais são propiciadoras de motivação e empenho dos alunos, constituindo uma mais-valia para a concretização do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Educação Tecnológica no Ensino Básico.
- Estratégias de Comunicação e Linguagem num Estudo de MarketingPublication . Guimarães, Vanessa da Silva; Oliveira, Ana Maria; Ribeiro, AntónioO presente estudo intitulado - Estratégias de Comunicação e de Linguagem num Estudo de Marketing - procura perceber que impacto exerce a comunicação visual (anúncios publicitários) sobre a criação de valor da marca e qual o posicionamento alcançado na mente do consumidor, de que forma responde à estimulação diária e que influência exerce a publicidade sobre o seu mecanismo de compra. Como reage o consumidor a estímulos visuais de dois hipermercados concorrentes e como isso interfere na visão da imagem de marca. Para perceber este binómio marca- consumidor será aplicado um questionário aos inquiridos para aferir a influência que a publicidade exerce na criação da identidade da marca; a marca que lidera no top of mind e como o consumidor reage aos estímulos visuais e verbais dos anúncios publicitários.
- Marketing ambiental e o perfil do consumidor verde portuguêsPublication . Sousa, Alexandre Daniel da Silva; Matias, Ana MafaldaNo presente Projeto, abordar-se-ão o ambientalismo e as políticas ambientais que têm sido criadas e aplicadas ao longo do tempo. Neste âmbito, serão elencados alguns dos principais desastres naturais que ocorreram no Mundo derivados da ação do Homem sobre a Natureza e será também estudado o surgimento da consciência ecológica. No capítulo seguinte, serão analisados o marketing tradicional e o marketing ambiental, com uma comparação direta entre os dois de forma a perceber as semelhanças e diferenças. Para além disso, será estudada a evolução do marketing ambiental ao longo das décadas e o marketing-mix verde. Ainda neste capítulo, será analisada a definição de consumidor verde, as atitudes sustentáveis de um consumidor verde e a emergência de produtos verdes. Na parte posterior deste capítulo, será estudado o perfil do consumidor verde português no séc. XXI, fazendo referência à caraterização psicográfica que diz respeito ao comportamento, estilo de vida e personalidade do consumidor, à caraterização sociodemográfica que se foca na dinâmica populacional dentro da sociedade e a consequente segmentação verde. É muito importante identificar como é que as semelhanças e as diferenças entre os vários tipos de consumidores podem ser utilizadas para agrupar consumidores num determinado segmento de acordo com as suas caraterísticas, comportamento de compra, nível de exigência, expectativas e combinação de marketing-mix. Para que seja possível definir com mais clareza a consciência ambiental do consumidor verde português na atualidade, foi desenvolvida uma investigação exploratória de forma a suportar todo o corpo teórico do trabalho. Deste modo, e na componente empírica, foi construído um inquérito de 13 questões fechadas com o intuito de se estudar a preocupação ambiental do consumidor verde português, com uma amostra de 200 inquiridos. No quinto capítulo, referente à Análise e Interpretação dos Dados, serão analisadas as respostas que os inquiridos assinalaram de forma a conseguir perceber-se quais são os hábitos dos portugueses em relação a questões ambientais e, em que medida, a consciência ecológica já está impregnada nas suas ações e no seu quotidiano.