ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE VISEU
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Browsing ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE VISEU by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais"
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- Eventos Terroristas e Redes SociaisPublication . Henriques, Sara Alexandre Saraiva; Abrantes, José Luís; Seabra, CláudiaEste estudo pretende ser um contributo para explicar de que forma a experiência dos utilizadores da internet influência a curiosidade e a atenção que os mesmos têm pela leitura de notícias online sobre eventos terroristas. Analisa-se também a forma como a experiência dos utilizadores da internet influência duma forma direta e indireta a receção de mensagens eletrónicas (eWOM – electronic word-of-mouth). Foi utilizada uma amostragem de 200 inquiridos, maioritariamente Portugueses. Os dados foram analisados recorrendo aos softwares estatísticos SPSS 21 e Lisrel 8.8.Os resultados realçam a importância do consumo e o encaminhamento de notícias sobre eventos terroristas e, surpreendentemente a influência negativa do eWOM sobre a partilha de notícias na internet. Futuramente, as organizações devem aumentar e dar maior notoriedade à credibilidade das informações sobre eventos terroristas, isto terá implicações positivas na atenção e na curiosidade prestada pelos consumidores acerca de conteúdos sobre terrorismo.
- Minas e memórias da Urgeiriça: contributos da arte para a sensibilização ambientalPublication . Almeida, Helena Maria Abranches Sá Guerra; Novais, Anabela; Pereira, JoséO projeto "Minas e Memórias da Urgeiriça" focaliza-se nos contributos da arte enquanto vetor de sensibilização ambiental, entendida como um veículo privilegiado para promover comportamentos e atitudes mais sustentáveis, responsáveis e cívicas, apelando para a mudança ou para o reforço de boas práticas ambientais. O projeto foi implementado no Concelho de Nelas, distrito de Viseu, baseando-se na história socioambiental das Minas da Urgeiriça, localizadas na freguesia de Canas de Senhorim. Abarcou um conjunto de atividades de índoles pedagógico e artístico, que se interligaram coerentemente, iniciando-se com o seminário “Urgeiriça: Antes, Agora e Depois?”, seguindo-se a performance “Escuridão” complementada pelos cantares de hinos dos ex-trabalhadores das Minas da Urgeiriça, culminando na visita à instalação artística “Escavações”. Os resultados estão ancorados em duas premissas fundamentais: por um lado, os testemunhos reais dos ex-trabalhadores mineiros expressaram a influência da ação do homem sobre a natureza de forma descomedida e irresponsável, que continua a acarretar consequências nefastas para o ser humano, e por outro, demonstraram as intervenções a que o local se sujeitou (da exploração desenfreada de recursos até à progressiva requalificação). Para tal, conseguiu-se revitalizar e reforçar as memórias do espaço (físico e mental) e materializá-las através da arte como forma de sensibilizar a comunidade local acerca das ações resultantes da interação do homem versus ambiente, sendo encaradas como meio privilegiado de desenvolvimento comunitário, gerador de competências e de mudanças.
- Participação artística : dinamização do Ecomuseu de TorredeitaPublication . Morais, Joana Francisca Nunes de Barros Cunha; Augusto, Luísa; Sousa, Catarina Carneiro deO presente projeto propõe acrescentar valor ao património do Ecomuseu de Torredeita através da Animação Artística. A criação de uma performance artística traduzida numa visita itinerante pelo Ecomuseu, é a proposta apresentada no sentido de dinamizar a localidade de Torredeita e o Ecomuseu em si. O trabalho é realizado em conjunto com a comunidade, mobilizando sinergias locais e chamando todos os intervenientes a ter um papel ativo na participação artística. A música, o teatro, as tradições e o humor dão vida a cenários museológicos característicos de ofícios e profissões antigas. O que é a arte como trabalho coletivo e até que ponto a animação artística poderá trazer valor a espaços museológicos são questões que este projeto coloca.
- Processo e criação de arte de rua com jovens do ensino profissional do distrito de Castelo Branco : "juventude inquieta mas não quieta"Publication . Valente, Carla Antunes Leitão; Leitão, MadalenaAs artes são elementos indispensáveis no desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural de qualquer pessoa. São formas de saber que articulam imaginação, razão e emoção. Elas perpassam as vidas das pessoas, trazendo novas perspetivas, formas e densidades ao ambiente e à sociedade em que se vive. A vivência artística influencia o modo como se aprende, como se comunica e como se interpretam os significados do quotidiano. Desta forma, contribui para o desenvolvimento de diferentes competências e reflete-se no modo como se pensa, no que se pensa e no que se produz com o pensamento. O presente trabalho surge como conclusão do Mestrado em Animação Artística da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Tem como objetivo principal descobrir se as atividades artísticas têm importância no desenvolvimento cultural e social da juventude como forma de integração e motivação escolar. Contextualizando assim as possibilidades da pintura mural numa proposição educativa em artes, por meio de uma oficina de arte mural, com dois grupos de jovens do ensino profissional, um do IEFP de Castelo Branco e outro da Escola Secundária de Alcains. Tal premissa foi pensada e embasada tendo em conta a arte urbana e suas confluências no espaço, como auxílio a experiências em artes junto dos jovens, através de entrelaçamentos com a educação na contemporaneidade, a arte, a pintura e o quotidiano destes jovens. Numa tentativa de proporcionar a estes jovens, vivências escolares que ao mesmo tempo os tornam cidadãos críticos e mais conscientes da sociedade em que habitam.