CI&DETS - CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E SAÚDE
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- A avaliação das competências cooperativas no trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Conceição, Bianca Cristina Pereira; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoO presente Relatório Final de Estágio tem como objetivo a análise e reflexão das práticas e dos percursos de aprendizagem desenvolvidos ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. Na primeira, apresentamos uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada que efetuámos ao longo do segundo e do terceiro semestres do mestrado e, na segunda parte, expomos um estudo empírico que pretende averiguar em que medida a avaliação das competências cooperativas influencia o funcionamento do trabalho de grupo no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Para o efeito, foram utilizados materiais construídos para apoio ao estágio, textos de autores de referência, legislação em vigor, notas reflexivas acerca da experiência com supervisores institucionais e orientadores cooperantes, tudo isto com a intenção de efetuarmos uma reflexão sobre as práticas em contexto, sobre a metodologia de trabalho de grupo e sobre a relevância da avaliação das competências cooperativas no 1.º CEB. Em termos empíricos, realizámos uma investigação-ação, que visa melhorar as competências cooperativas dos alunos tendo em vista o incremento do trabalho de grupo. O problema surgiu em contexto de sala de aula e para a sua resolução foram planeadas diversas ações educativas, assim como desenvolvidas estratégias de trabalho. Como instrumentos de recolha de dados, recorremos à entrevista, bem como a grelhas de avaliação. Estes foram elaborados para o efeito, e aplicados numa turma a frequentar o 2.º ano de escolaridade do 1.º CEB numa escola do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que a avaliação das competências cooperativas ajuda os alunos a compreenderem a importância das competências sociais quando interagem com o “outro” e, assim, melhorar o seu relacionamento aquando da realização de trabalhos de grupo.
- O contributo da articulação entre a família e o jardim de infância para o desenvolvimento da literacia emergentePublication . Almeida, Elizabete Costa de; Silva, Ana Isabel; Balula, João Paulo RodriguesO presente trabalho enquadra-se na realização do relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e tem como tema “O contributo da articulação entre a família e o jardim de infância no desenvolvimento da literacia emergente”. Este relatório final é o reflexo do percurso efetuado em contexto do referido Mestrado. Este relatório encontra-se estruturado em duas partes, sendo que a primeira se inicia com uma reflexão sobre as práticas em contexto de Prática de Ensino Supervisionada (PES) relativas aos semestres da PES II e PES III. Na segunda parte, é apresentado o trabalho de investigação. Com o intuito de perceber o contributo da família e do jardim de infância no desenvolvimento da literacia emergente foi realizada uma investigação de caráter quantitativo, utilizando o questionário direcionado aos educadores e pais/encarregados de educação de um agrupamento de escolas da cidade de Viseu. A análise dos dados recolhidos revelou que as educadoras de infância e os pais/encarregados de educação dizem promover atividades literácitas conducentes à articulação entre ambos os contextos: família e o jardim de infância. Os resultados obtidos permitiram concluir que existe articulação entre a família e as educadoras de infância de um agrupamento de escolas de Viseu, contribuindo para o desenvolvimento da literacia emergente. Assim, a família e o jardim de infância, contextos privilegiados e enriquecedores de literacia, podem contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento da literacia emergente na criança.
- CzRM e a interação digital na administração pública local : estudo de casoMunicípio de ViseuPublication . Correia, Lucília Isabel Gonçalves; Antunes, JoaquimAtualmente as Organizações Públicas Locais têm sido alvejadas por velozes mudanças de paradigma focalizando-se na inovação, desburocratização, simplificação e informação em função das necessidades e preferências dos cidadãos/munícipes. Neste contexto, tem-se refletido em transformações profundas no que refere à integração de novos recursos, procedimentos, processos e métodos de trabalho. As novas tecnologias, a gestão de relacionamento e a interação online, têm contribuído ativamente, para esta expetativa centrando-se numa prestação de serviços de qualidade. É importante salientar que o CzRM deve ser visto como uma filosofia orientadora definida pela administração, que visa criar, desenvolver e aprimorar o relacionamento com os munícipes, e não deverá ser visto apenas como uma simples ferramenta ou software de tecnologias de informação. A presente investigação reflete um estudo de caso integrado numa organização pública local. O Citizen Relationship Management (CzRM) ganha notoriedade quanto às suas potencialidades, permitindo assegurar a modernização autárquica bem como os níveis de satisfação, eficiência, inovação e proximidade com os seus munícipes. Comtempla duas fases, numa primeira fase a revisão da literatura, onde foram abordados e selecionados conceitos teóricos significativos, servindo de base ao estudo empírico. Numa segunda fase a respetiva concretização através de um estudo de caso no Município de Viseu, tendo como objetivo principal “Analisar como o Município de Viseu utiliza as funcionalidades do CzRM de forma a potenciar os níveis de satisfação, eficiência, inovação e proximidade dos munícipes”. Neste contexto, foram realizadas entrevistas aos administradores e coordenadores do município e analisados 233 inquéritos de munícipes. Concluindo, que as potencialidades do CzRM sendo devidamente trabalhadas transformar-se-ão numa rede de valor para a prestação de serviços, assegurando os níveis de satisfação e interação desejados e expectáveis pelos munícipes. Os resultados apresentados poderão servir de base orientadora à implementação do sistema de CzRM no Município de Viseu e noutros Municípios, com o intuito assegurar a modernização autárquica bem como os níveis desejados de satisfação, eficiência, inovação e proximidade com os cidadãos/munícipes.
- Ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico em contextos socioeducativos diferenciadosPublication . Duarte, Filipa Raquel Fontinha; Ramalho, HenriqueO presente relatório final de estágio é composto por quatro partes distintas, a primeira é referente à reflexão crítica do estágio, a segunda ao enquadramento teórico e conceptual, a terceira parte diz respeito ao enquadramento teórico e metodológico e a quarta e última faz alusão à análise e interpretação de dados. Desta forma a primeira parte é referente a uma apreciação global do estágio no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e na Educação Pré-escolar (EPE), onde são apresentadas as caraterizações gerais da turma do 1.º CEB e do grupo da EPE. É ainda apresentado, um breve comentário acerca do papel e da importância dos professores supervisores, orientadores cooperantes e também a importância da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) e PESIII para o meu desenvolvimento e aprendizagem. A segunda parte, é composta por uma vertente mais investigativa acerca do ensino-aprendizagem do 1.º CEB em contextos socioeducativos diferenciados. Em que os objetivos traçados para o estudo são: “observar diferentes contextos escolares, comparando a incidência do contexto rural e urbano no desenvolvimento do trabalho escolar dos alunos que perfura a perspetiva dos professores; compreender como os professores perspetivam a influência dos contextos socioculturais (urbano e o rural) e como esses condicionam o trabalho escolar dos alunos e discutir a atual tendência urbanocêntrica da educação escolar em detrimento da educação de matriz rural”. Seguidamente, a terceira parte diz respeito ao plano de investigação nomeadamente o estudo que pretendemos efetuar, os procedimentos, as técnicas auxiliares e a população amostra do estudo. No que diz respeito à investigação, esta é quantitativa e à técnica utilizada foi inquérito por questionário. Relativamente à quarta e última parte, esta faz referência à análise e interpretação dos resultados obtidos através do inquérito por questionário respondido pelos docentes. No que concerne aos dados recolhidos, é possível verificar que 50% dos respondentes inseridos em contexto urbano e 45% dos respondentes em contexto rural referem que o contexto em que os alunos se encontram pode ter um efeito dificultador ou facilitador do ensino-aprendizagem e, por sua vez, 2,5% dos respondentes referiram que o contexto em que os alunos se encontram não tem um efeito dificultador do processo de ensino-aprendizagem. Congruentemente, 32,5% dos respondentes em contexto urbano e 22,5% em contexto rural referiram que é em contexto urbano onde os alunos desenvolvem mais aprendizagens e 30% dos respondentes situados em contexto urbano e 32,5% em contexto rural enunciaram o fator familiar aquele que mais intervém significativamente na aprendizagem dos alunos em sala de aula. De acordo com os resultados obtidos é possível concluir que os contextos socioculturais de matriz rural suscitam interferências mais negativas no ensino e nas aprendizagens dos alunos, comparativamente com o nível de interferência dos contextos socioculturais de tipologia urbana; o contexto em que os alunos se encontram inseridos pode ser um inibidor ou um facilitador do processo de ensino-aprendizagem; é no contexto urbano que os alunos possuem um maior índice cultural, possuem experiências e vivências mais “ajustadas” com o currículo escolar e é nele que os alunos desenvolvem mais aprendizagens; é em contexto rural que os alunos estão menos familiarizados com o saber escolar; o fator que mais interfere nas práticas de ensino e aprendizagem em sala de aula é o meio familiar e ainda os alunos inseridos em contexto urbano são mais interessados na aprendizagem dos conteúdos e mais motivados para aprender
- Estudo de caso : importância das tecnologias de informação e comunicação (Softyware MagicEye) na inclusão de uma criança com paralisia cerebral em contexto pré-escolarPublication . Carvalho, Carla Sofia Marques; Rego, Belmiro; Fernandes, RosinaO facto de uma criança apresentar Paralisia Cerebral (PC), no paradigma escolar atual, é o mesmo que dizer que apresenta uma Necessidade Educativa Especial de caráter permanente no domínio motor. Esta necessidade educativa retrata-se no facto que esta perturbação, nas suas diferentes expressões, poder ser considerada uma barreira às aquisições académicas. Um dos instrumentos institucionais, essenciais, para a intervenção atempada nestes casos trata-se das Equipas de Intervenção Precoce. Estas equipas munidas de técnicos especializados, intervêm no crescimento e no desenvolvimento das capacidades humanas inerentes à criança. Esta precocidade promove a autonomia e a redução das limitações funcionais do indivíduo. Uma das ferramentas a que estes técnicos podem recorrer para contornarem as barreiras motoras, cognitivas e de comunicação, são as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A construção e utilização de Softwares Educativos adaptados às necessidades próprias dos indivíduos com PC, possibilitam a utilização de ferramentas didáticas que podem contribuir de forma eficaz no processo ensino-aprendizagem e na construção do conhecimento. Neste sentido procurou-se perceber a importância da utilização das TIC na inclusão de uma criança com PC no pré-escolar. A investigação realizada neste âmbito insere-se na metodologia qualitativa, tendo-se recorrido nomeadamente ao estudo de caso. Observou-se a utilização, por parte de uma criança, do Software MagicEye, na execução de jogos educativos, nas áreas da linguagem, matemática, entre outras. Foram ainda entrevistados elementos da família (mãe) e do contexto educativo (educadora de infância e professora de educação especial). Este software revelou-se facilitador da interação social da criança, sobretudo ao nível da comunicação com os seus pares e adultos no contexto pré-escolar.
- A exploração didática de álbuns narrativos envolvendo a família : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionadaPublication . Pereira, Andreia Filipa Teles; Balula, João Paulo RodriguesO presente Relatório Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes fundamentais. Na primeira parte, fizemos uma retrospetiva do que foi o nosso percurso na Prática de Ensino Supervisionada I e II, tendo refletido sobre os contextos e as aprendizagens. Tratando-se de contextos distintos – 1.º CEB e EPE – analisamos ambas as experiências, atendendo aos seus aspetos em comum e às suas discrepâncias, levando-nos à construção de conhecimento. A segunda parte do trabalho agrega o estudo empírico. O contexto Jardim de Infância e o contexto familiar, que visam o bem-estar da criança, entrelaçaram-se de forma benéfica. Deste modo, este estudo foca-se na exploração didática de álbuns narrativos, envolvendo a família. Ao ampliarmos o nosso conhecimento, demos conta que o álbum tem sido alvo de estudo crescente e as suas caraterísticas são basilares no que respeita à motivação das crianças para a leitura. Este estudo é de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo caso, agregando várias etapas. A primeira foi a realização do inquérito por questionário aos familiares das crianças, com o objetivo de compreendermos quais as práticas de leitura em contexto familiar e o seu envolvimento no contexto Jardim de Infância, no que respeita à leitura. Numa segunda etapa, os familiares foram convidados a participar num novo momento da rotina, que consistia na exploração didática de álbuns narrativos. Através dos registos em diário de bordo e numa grelha de observação, percecionámos quais as estratégias de compreensão da leitura utilizadas pelos familiares. A introdução do momento da “caixa da imaginação” contribuiu para o conhecimento de álbuns narrativos e, através destes, fomentou-se a motivação para a leitura, a ligação Jardim de Infância-família em práticas de leitura e a criação de laços afetivos.
- A gestão periférica do currículo e sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e (des)articulaçõesPublication . Serra, Maria Inês Barbosa; Ramalho, Henrique; Lacerda, CarlaO presente Relatório Final de Estágio tem como objetivo dar a conhecer o percurso desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e do Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, sobretudo com enfoque nos processos de formação desenvolvidos em contexto da Educação Pré-Escolar, na Prática de Ensino Supervisionada II e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Prática de Ensino Supervisionada III. E apresentar o projeto de investigação realizado. Estre projeto está relacionado com a gestão do currículo e tem como objetivos: compreender o que o professor entende por gestão do currículo, aprofundar conhecimento sobre a gestão curricular que efetivamente é feita pelo professor, perceber qual é o contributo que essa gestão traz para a sua prática curricular, conhecer a opinião do professor relativamente ao currículo nacional para compreender se o vê mais como um ajuda ou como uma barreira e compreender se os pais/encarregados de educação e os próprios alunos são envolvidos na gestão do currículo. Para tentarmos cumprir os objetivos enunciados começamos por efetuar uma pesquisa de caráter empírico fundamentada por diversos autores. Quanto à metodologia, realizou-se uma investigação de caráter qualitativo com recurso ao inquérito por entrevista, com recurso à entrevista semiestruturada, que realizamos a 4 professores. Este relatório termina com as conclusões sobre o processo de aprendizagem realizado ao longo do mestrado.
- Influência da expressão e educação físico motora no desenvolvimento da criança do 1º ciclo do ensino básico : contextos, perspetivas e participantesPublication . Canteiro, Andreia Filipa Alves; Eira, Paulo; Figueiredo, AbelA formação global da criança, na qual se integra a formação motora, deve ocupar um lugar de relevância na escola atual. Neste espaço, os alunos constroem o seu próprio conhecimento, e ao vivenciarem as aprendizagens de forma lúdica, potenciam o desenvolvimento de outras competências. O presente Relatório Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes distintas: as reflexões críticas das práticas em contexto e o trabalho de investigação. Na primeira parte é apresentada uma apreciação crítica das práticas em contexto prático, nomeadamente na educação pré-escolar e do ensino do 1.º CEB. Na segunda parte damos a conhecer o trabalho de investigação, baseado num estudo de natureza quantitativa realizado no contexto de 1.º CEB de um Agrupamento de Escolas de Aveiro e de um Agrupamento de Escolas de Viseu que visa compreender a influência da Expressão e Educação Físico-Motora no desenvolvimento global da criança. Para o efeito, recorremos a autores de referência e à legislação em vigor, assim como, em termos empíricos, as respostas aos questionários dirigidos aos professoras do 1.º CEB. Os resultados encontrados apontam para o seguinte conjunto de principais conclusões: 1.º os professores atribuem muita importância às práticas motoras, constituindo-se como um fator fundamental para o desenvolvimento integral e harmonioso da criança; 2.º a Expressão e Educação Físico-Motora não têm sido uma realidade nas escolas do estudo, os professores apresentam como principais causas: a falta de condições de materiais, espaciais e de equipamentos como também a necessidade de formação, quer a nível da formação inicial quer a nível da formação contínua; 3.º os agrupamentos, as escolas e os professores devem estar implicados nos diferentes contextos nos quais circula a criança e que são promotores de formação e desenvolvimento, tanto ao nível dos quadros letivos e curriculares como também nos de enriquecimento curricular e nos projetos mais lúdicos e de recreação; 4.º a Expressão e Educação Físico-Motora deve assumir claramente o seu carácter formativo, onde a iniciativa e responsabilidade na organização deve ir ao encontro das aspirações das crianças e de toda a comunidade educativa.
- A integração dos alunos oriundos de diferentes culturas em escolas do 1.º ciclo do ensino básico: Um estudo num agrupamento de escolasPublication . Sousa, Bárbara Alexandra Gomes de; Cardoso, Ana PaulaO presente relatório final de estágio inclui uma parte inicial de reflexão crítica acerca das práticas profissionais em contexto e, de seguida, um trabalho de investigação sobre temas que elucidam os dados recolhidos relativamente à integração de alunos de diferentes culturas em escolas portuguesas. Todos os materiais utilizados foram desenvolvidos pelos elementos intervenientes na elaboração deste mesmo documento, tendo por base autores de referência nos domínios abordados e ainda a legislação em vigor. Em termos empíricos realizámos uma investigação de tipo qualitativo, com recurso à entrevista, ao teste sociométrico e à pesquisa de dados junto dos professores titulares de turma. Os instrumentos foram aplicados em turmas do 1.º ciclo do ensino básico, em cinco escolas de um agrupamento da região centro de Portugal. Os dados recolhidos através dos testes sociométricos permitem-nos perceber que a maioria dos alunos estrangeiros não está totalmente integrada nas turmas do 1.º ciclo. Contudo, perante a análise das entrevistas pode perceber-se que nem sempre esta é a perceção das crianças, sendo que as mesmas, através das suas respostas, revelaram sentir-se integradas. Perante as informações recolhidas, podemos entender que a maioria dos professores considera que os alunos estão bem integrados e que os pais/encarregados de educação os conseguem acompanhar da melhor forma. Porém, constatámos alguma escassez de informação por parte dos professores titulares de turma acerca destes alunos, indiciando falta de comunicação entre a escola e a família, situação que não favorece a integração mais efetiva destes alunos
- Intervenção e investigação em educação pré-escolar e 1º CEB : práticas de relaxamento e bem-estar emocionalPublication . Araújo, Tânia Solange Ferreira; Figueiredo, Maria PachecoO presente relatório final de estágio é constituído por duas partes e tem como principal objetivo partilhar e refletir sobre o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira parte apresenta uma reflexão crítica sobre as práticas de ensino desenvolvidas no estágio, realizadas nos contextos de ensino de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, com enfoque nas competências profissionais adquiridas e uma reflexão sobre este percurso. A segunda parte trata de uma investigação empírica de carácter qualitativo e exploratório que procura compreender diferentes formas de organizar os momentos de relaxamento e a sua influência no bem-estar emocional e na implicação das crianças. Apresenta-se como um estudo que se dedicou a analisar e compreender de que forma os momentos de relaxamento, praticados na Educação Pré-Escolar, podem influenciar o bem-estar emocional das crianças. Os dados foram recolhidos através de observação participante, notas de campo, entrevistas à educadora de infância e oito crianças-alvo do estudo durante a implementação de nove sessões de relaxamento entre elas o relaxamento habitual da sala, massagens e ioga. Os dados obtidos permitiram concluir que o momento de relaxamento promove bem-estar emocional e implicação, tornando-se importante valorizar esta parte da rotina. Nesta perspetiva, o momento de relaxamento, incluído na rotina educativa, necessita de ser um processo com intencionalidade, analisado e adaptado às características e necessidades do grupo de crianças. O bem-estar emocional e envolvimento são duas dimensões que permitiram observar e analisar as crianças no contexto, avaliando a forma como este oferece um ambiente securizante, respondendo às suas necessidades e desafios.
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