ESTGV - DG - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTGV - DG - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri) by Field of Science and Technology (FOS) "Marketing"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias de Marketing Digital para Livro Autopublicado: caso prático de entomofagia no mercado portuguêsPublication . Spinosa, Patricia Teixeira; Ferreira, Bruno Emanuel MorgadoO presente projeto consistiu em duas etapas. A primeira etapa foi a criação de um livro autopublicado em formato digital (e-book) intitulado “Tenébrios. A Nova Fronteira Alimentar. Manual Técnico”. A segunda etapa envolveu as estratégias de marketing para o lançamento e venda de produtos em plataformas de comércio eletrônico e medias sociais. Este projeto contribui para uma perceção mais próxima possível da realidade que os autores de livros digitais autopublicados têm de enfrentar, desde a escrita do e-book até à sua disponibilização para venda. Com o e-book devidamente escrito, revisado e formatado, a etapa seguinte foi a análise das publicações online em plataformas próprias ou especializadas. Definidos os objetivos, o autor passou a analisar as variáveis do Marketing Mix (produto, preço, promoção e praça) utilizando empresas de comércio eletrônico como Amazon, Bookmundo e Flip.html5 como canais de distribuição. O número de leitores em Portugal tem aumentado. As mulheres demonstram mais competências de leitura, sendo as classes média e alta as que mais compram livros. Por outro lado, constatou se que 88% das famílias portuguesas tem acesso à Internet e mais de metade utiliza redes sociais e fazem compras online. Neste caso, para um livro digital sobre entomofagia, toda a estratégia de marketing centrou-se no online através do marketing digital e do e-commerce em B2C, que se caracteriza pelo estabelecimento de relações comerciais através de meios eletrónicos entre distribuição de e-books empresas, autores autopublicados e consumidores finais. Para vender o e-book, foi desenvolvida uma Estratégia de Marketing Digital com um calendário das etapas a serem cumpridas antes do lançamento até à pós-venda. Com este projeto foi possível demonstrar que os autores independentes que publicam e-books por conta própria podem desconhecer ou subestimar o esforço de marketing envolvido, e podem não ter as competências e recursos necessários para comercializar os seus e-books de forma eficiente. Os resultados mostraram também que a utilização da Inteligência Artificial por autores de livros digitais autopublicados é eficaz e apresenta vantagens e excelentes contribuições, levando assim a uma grande mudança tecnológica tanto para a elaboração do e-book como para a boa execução do plano de marketing.
- Estratégias de marketing para o lançamento de um livro autopublicadoPublication . Costa, Neide Isabel Rodrigues da; Amaro, Suzanne Fonseca; Pinheiro, PaulaNo mercado do livro português, as editoras tradicionais demonstram cada vez menos interesse em investir em novos autores nacionais. Em contrapartida, observa-se um crescente número de autores a recorrer à autopublicação. No cenário da autopublicação, o autor fica encarregue de todas as etapas da publicação do livro, desde a escrita à venda do mesmo, incluindo todo o trabalho de marketing. Neste sentido, o presente projeto tem como intuito definir estratégias de marketing para o lançamento de um livro de ficção autopublicado no mercado do livro português. Numa fase inicial, é realizada uma análise a artigos e estudos relacionados com o mercado do livro, uma definição dos processos de publicação tradicional e de autopublicação, uma apresentação de leis de venda de livros, e uma lista de estratégias de marketing. Numa segunda fase foi realizado um estudo qualitativo, em forma de entrevista semiestruturada a três autores portugueses que autopublicaram pelo menos um livro nas suas carreiras. Seguiu-se a realização de um estudo quantitativo em forma de um inquérito por questionário, o qual obteve 203 respostas, a consumidores que leem livros na língua portuguesa. Com os resultados obtidos foi possível concluir que as estratégias de Marketing a utilizar para o lançamento de um livro de ficção autopublicado são a criação de uma marca de autor; definição e planeamento de uma época de divulgação do lançamento do livro; e ainda o planeamento da pré-venda e do evento de lançamento. Entre as estratégias de marketing é importante salientar que a comunicação do produto é realizada maioritariamente online, especialmente em redes sociais. Atualmente, o Instagram é a plataforma mais importante tendo em conta a presença da comunidade do Bookstagram. É necessário ter em conta a realização de outros eventos, para além do lançamento do livro, e a possível criação de merchandising para vender ou oferecer. Os resultados do presente projeto mostram-se importantes no sentido em que descreve estratégias de marketing para o lançamento de livro autopublicados em Portugal. Torna-se relevante, principalmente para novos autores que não têm qualquer conhecimento sobre o mercado.
- Perceção e impacto dos Influenciadores digitais na escolha de restaurantesPublication . Saraiva, Ana Beatriz Desiderati; Amaro, Suzanne Fonseca; Henriques, Carla Manuela RibeiroA presença de influenciadores digitais e seu impacto nas decisões dos consumidores através do marketing de influência tem sido cada vez mais frequente na atual era digital. Nesse cenário, estudos que unem a influência dos influenciadores na escolha de um restaurante têm sido escassos e uma revisão de literatura abrangente corroborou para isto. Assim, com base na literatura na área do Marketing de Influência e Redes Sociais, este estudo busca compreender quais são os fatores que influenciam os consumidores na escolha de um estabelecimento gastronómico através das redes sociais, por meio de um comparativo entre as nacionalidades brasileira e portuguesa. A abordagem utilizada neste estudo foi quantitativa, na qual os dados foram recolhidos através de um questionário elaborado e distribuído de forma digital, onde foram obtidas através de uma amostra não probabilística 507 respostas consideradas válidas (338 de pessoas de nacionalidade brasileira e 169 pessoas de nacionalidade portuguesa). Deste modo, utilizou-se o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) para obter os dados através de diversos testes estatísticos. Os resultados sugerem que a maioria dos inquiridos segue influenciadores digitais, especialmente no Instagram e YouTube, ao escolher restaurantes. Vídeos curtos são mais atrativos, seguidos por posts únicos, e o preço é a característica principal nas publicações. A importância das opiniões dos influenciadores aumenta com o gasto e a frequência em restaurantes. Brasileiros se destacam em horas nas redes sociais, seguem mais influenciadores, gastam mais e frequentam restaurantes mais vezes. Valorizam fortemente as opiniões e recomendações dos influenciadores, interferindo em suas futuras escolhas gastronômicas. As conclusões apuradas permitem entender como os atuais consumidores dão relevância às opiniões de influenciadores na eleição dos locais a frequentar na área da restauração. Por fim, as contribuições teóricas ampliam a discussão e apontam linhas de investigação futuras para que novas direções sejam delineadas de forma a impulsionar novas estratégias.