ESTGL - DGAT - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESTGL - DGAT - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Field of Science and Technology (FOS) "Economia da Cultura"
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- A Valoração Económica de Bens Culturais: Uma Aplicação a Monumentos da Cidade de TomarPublication . Guia, Ana; Rebelo, JoãoA Economia da Cultura é uma das áreas do conhecimento que tem sido alvo de desenvolvimento nos últimos tempos. Esta situação resulta da consciencialização da importância que este sector tem na sociedade, nomeadamente, na formação pessoal e na integração social, assim como nos impactes económicos que proporciona pela crescente procura de bens culturais. Dado que estamos perante bens não transaccionáveis, ou seja, no caso em estudo, de bens públicos ou de clube, cuja valoração se torna impossível, via mercado, é necessário o recurso a métodos de valoração indirecta. Os bens culturais em análise (Convento de Cristo, Museu dos Fósforos e Sinagoga), situados na cidade de Tomar, foram valorados com recurso ao cálculo do excedente do consumidor. Para tal, socorremo-nos do Método do Custo de Viagem com a aplicação do Modelo Regressivo de Poisson para a determinação da curva da procura destes bens e, consequentemente, do cálculo do excedente. Para proceder ao desenvolvimento deste estudo foram considerados dois grupos de questões. O primeiro visava a obtenção de informação que possibilitasse determinar o custo de viagem a cada um dos locais em estudo e, também, a experiência cultural dos consumidores. O segundo grupo de questões tinha em vista obter as características socioeconómicas dos indivíduos inquiridos, nomeadamente o género, a idade, o local de residência, as habilitações literárias e o rendimento mensal familiar auferido e que no seu conjunto funcionam como variáveis de controlo. Os resultados obtidos, tendo em conta o Modelo de Poisson, quando os parâmetros associados às variáveis são significativos, confirmam o contemplado noutros estudos, ou seja, podemos dizer que o custo de viagem, o género e a idade influenciam negativamente a procura de visitas, enquanto que os hábitos culturais, as habilitações literárias e o rendimento a influenciam positivamente. No que concerne à comparação entre os três itens culturais considerados verificamos que, segundo o excedente do consumidor, o bem mais valorado foram as visitas ao Convento, seguindo-se as efectuadas à Sinagoga e, por último, as realizadas ao Museu dos Fósforos.