ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Field of Science and Technology (FOS) "Departamento de Ciências da Linguagem"
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- Prática de ensino supervisionado e desenvolvimento da linguagem oral : um estudo de caso em contexto de educação pré-escolarPublication . Fumega, Diana Filipa Fernandes; Matos, Isabel Aires de; Castelo, AdelinaO presente Relatório Final de Estágio, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do plano de estudos do Mestrado em Educação pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, compreende duas partes distintas. A primeira parte foca-se nas práticas levadas a cabo ao longo das PES, fazendose, principalmente, uma reflexão e análise de todo o trabalho desenvolvido em ambos os contextos. A segunda parte do presente relatório incide sobre o trabalho investigativo. Com a elaboração deste estudo pretendeu-se realizar uma investigação sobre a questão “Que caraterísticas/propriedades revela a linguagem oral/a aquisição do Português como língua segunda por parte de uma criança com língua materna castelhana na Educação pré-escolar?”. Assim sendo, com a presente investigação, pretendemos dar resposta a esta questão, tendo como objetivo final compreender como é adquirido o português por uma criança cuja língua materna é o castelhano. Trata-se de um estudo de caso, sendo uma investigação de cariz descritivo e qualitativo. Como tal, utiliza diversos instrumentos de recolha de dados associados à investigação qualitativa, tais como a observação participante, as notas de campo e as gravações áudio. Depois de feito o enquadramento teórico-conceptual em torno do estudo, é apresentada uma análise dos resultados obtidos, dando assim a conhecer conclusões obtidas. Tais resultados contribuem para a compreensão das propriedades da aquisição da segunda língua numa criança em contexto de educação pré-escolar. Ao longo de toda a investigação, são abordados tópicos como o desenvolvimento da língua materna na criança, a aquisição do português por parte de crianças que não têm o português como língua materna e as atividades que podem ser usadas para a promoção do domínio linguístico.