Departamento de Psicologia e Ciências da Educação (DPCE)
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Browsing Departamento de Psicologia e Ciências da Educação (DPCE) by contributor "Amante, Maria João"
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- Pandemia COVID-19 e Qualidade de Vida: Perceções de Estudantes de Ensino Superior PortuguesesPublication . Xavier, Paula; Amante, Maria João; Araújo, Lia; Fonseca, Susana; Magalhães, Cátia; Silva, Carla; Cordeiro, Leandra; Magalhães, Cátia; Amante, Maria João; Xavier, P.; Fonseca, SusanaDurante o primeiro confinamento geral (março de 2020), uma equipa de psicólogo/as e docentes do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) dinamizou, através da rede social Facebook, um espaço informal de partilha e discussão de informação e estratégias de superação do isolamento social dirigido a toda a comunidade académica. No seu seguimento foi desenvolvido um projeto de investigação com vista a compreender o impacto psicossocial da pandemia COVID-19 no grupo dos estudantes. Neste artigo são apresentados dados parciais desse projeto de investigação. Trata-se de um estudo descritivo e transversal com uma amostra de conveniência constituída por 567 estudantes onde foi utilizado um questionário construído para o projeto de acordo com os objetivos, e preenchido online, na altura do segundo confinamento geral. Os participantes identificaram como alterações na sua vida associadas à pandemia, maioritariamente, aquelas experienciadas nas Rotinas Familiares (64,2%), Relações Pessoais (62%) e no Desempenho Académico (57,3%). A análise de conteúdo dos motivos subjacentes às alterações identificadas aponta, predominantemente, para a perceção de impacto no funcionamento socio-ocupacional (53,8%), evidenciando-se as Alterações na Gestão de Vida (52,2%) e na Vida Académica (36,5%), e no funcionamento pessoal e relações (46,2%), sobretudo nas Relações Sociais (26,2%) e Relações com a Família (23,6%). A leitura integrada das experiências dos estudantes sugere que os impactos se fizeram sentir em diferentes domínios da Qualidade de Vida. Em complemento às medidas de segurança sanitária, as Instituições de Ensino Superior devem desenvolver/reforçar práticas e recursos facilitadores da criação de contextos protetores face aos riscos associados à situação pandémica.
- Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco III - Da Prevenção à promoção da AutonomiaPublication . Magalhães, Cátia; Amante, Maria João; Xavier, Paula; Fonseca, SusanaO e-book Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco III - Da Prevenção à promoção da Autonomia é uma segunda publicação, no seguimento da edição intitulada Reflexões em torno da COVID-19: Famílias, crianças e jovens em risco, e constitui-se como uma síntese de reflexões de oradores/as e participantes do III Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco – I Jornadas Internacionais da Prevenção à Promoção da Autonomia, que teve lugar no dia 3 de junho de 2022, em formato online, organizado no contexto do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viseu. As docentes das Unidades Curriculares de Respostas de Apoio Social para a Infância e Juventude, Política Social e Saúde Infanto-Juvenil e Seminário de Apoio à Dissertação-Projeto-Estágio, conjuntamente com os/as alunos/as dos 1.º e 2.º anos, têm vindo a organizar anualmente um seminário internacional com oradores/as convidados/as, nacionais e internacionais, de reconhecido prestígio científico nas áreas de abrangência deste ciclo de estudos. O sucesso das anteriores edições tem incentivado a manter esta prática e tem permitido organizar em livro informação muito relevante nesta área de estudo. O presente documento está organizado em três temas: Prevenção, Proteção e Promoção da Autonomia. O primeiro, Prevenção, composto por três capítulos, começa por discutir a Saúde mental, bem-estar e a pandemia por COVID- 19, tendo por base o Projeto Aventura Social, continuando na reflexão sobre Programas de Parentalidade no Brasil: Evidências Científicas e Políticas Públicas e terminando com uma discussão em torno do Papel do Voluntariado Jovem nas Motivações e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais. A segunda parte do e-book é constituída por quatro capítulos que abordam as questões da Proteção. Assim, podemos encontrar diferentes questões que refletem a complexidade e abrangência desta temática, como: Quando os avós são, e têm de ser pais dos netos, Doença crónica e bullying na adolescência, Turmas homogéneas ou turmas heterogéneas de alunos/as da comunidade cigana e Social Inclusion Law and the Constitutional Power for Human Rights Development. Na terceira e última parte foi considerado o capítulo referente à Autonomia. Aqui é apresentado um estudo sobre a Participação de jovens do sistema de proteção Galego no processo de autonomização. O e-book termina com um balanço do III Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco – I Jornadas Internacionais da Prevenção à Promoção da Autonomia. Consideramos que este documento é demonstrativo da qualidade, pertinência e riqueza das trocas multidisciplinares e interinstitucionais entre oradores/as nacionais e internacionais e do grande número de participantes também eles/as, nacionais e internacionais, que na sua colaboração e envolvimento foram determinantes para o sucesso de mais uma edição do Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco. O nosso agradecimento pela colaboração de todos/as
- Reflexões em torno da COVID-19: famílias, crianças e jovens em riscoPublication . Magalhães, Cátia; Amante, Maria João; Xavier, Paula; Susana FonsecaA presente publicação, em formato e-book, surge na sequência de uma iniciativa que começou com a primeira edição do Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco, em junho de 2019, organizado pelas docentes e alunos das Unidades Curriculares de Política Social e de Saúde Infanto-Juvenil e Respostas de Apoio Social para a Infância e Juventude, do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco, da Escola Superior de Educação de Viseu. Este seminário teve como objetivo promover a partilha de conhecimento oriundo quer da prática, quer da investigação e apresentar o “estado da arte” da Política Social e de Saúde, em torno de temáticas relacionadas com crianças e jovens em risco e suas famílias. Face à adesão e envolvimento verificados na primeira edição do Seminário, abraçou-se o desafio de organizar a 2ª edição, em formato online, em junho de 2021. Esta, e dada a conjetura pandémica mundial, entendeu-se dever ser centrada na compreensão dos desafios acrescidos e novas necessidades que a pandemia COVID-19 fez emergir, bem como no reconhecimento das oportunidades de análise e mudança promotoras da qualidade do apoio que é prestado a crianças e jovens em situação de risco e perigo. Em ambos os Seminários pretendeu-se criar um espaço de partilha, de reflexão e troca de opiniões entre os participantes, académicos, investigadores, estudantes, profissionais, visando, não apenas a apresentação de projetos de investigação, mas também a partilha de boas práticas, de projetos de carácter social e de experiências formativas dos alunos. O presente e-book, intitulado Reflexões em Torno da Pandemia COVID-19, é assim produto científico decorrente das atividades do último Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco e que reúne um número significativo de comunicações que decorreram ao longo do evento, de investigadores e profissionais do terreno, de âmbito nacional e internacional, mas também agrega outros contributos, com o propósito de promover a divulgação de trabalhos de mestrado, estudos/investigações recentes, bem como de boas práticas desenvolvidas por várias entidades parceiras. Foram reunidos oito textos que estiveram na base das comunicações orais apresentadas nos vários painéis temáticos do Seminário, traduzindo o conhecimento na sua relação com os diversos campos e domínios de intervenção. O documento encontra-se, assim, organizado em duas partes, nomeadamente, a primeira parte, Seção 1 - Reflexões em torno da pandemia Covid19, que inclui seis textos sobre temáticas como: Risco e Perigo na Pandemia, Burnout parental, Pandemia COVID-19 e Qualidade de Vida no contexto do Ensino Superior, Programas de parentalidade para prevenção de violência; O papel da escola em tempo de pandemia e Impacto da pandemia na adolescência como medida de proteção. A segunda parte intitula-se - Secção 2 - Temas transversais de intervenção com crianças e jovens em risco e perigo – e reúne 2 textos em torno das Crianças e adolescentes em acolhimento residencial; o papel dos observadores face ao bullying e relação com outras vulnerabilidades. O documento revela bem as sinergias multidisciplinares, interinstitucionais, quer a nível nacional, quer internacional, que o Seminário conseguiu mobilizar. A pertinência científica e social das apresentações e respetivos textos são evidentes, alcançando indubitavelmente o objetivo de recentrar o debate e a reflexão, desta 2ª Edição, em torno dos impactos da pandemia COVID-19 em situações de risco e perigo. A todos/as o nosso agradecimento por termos podido contar com a vossa participação neste Seminário. A Comissão de Organização