ESEV - DPCE - Trabalhos de projecto (após aprovados pelo júri)
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- “SAAC: Promoção da comunicação (e inclusão) em crianças com PEA”Publication . Almeida, Rosália Lopes de; Cardoso, Ana Paula; Silva, Ana IsabelO indivíduo apresenta uma forma de se integrar na sociedade e no mundo que o rodeia, comunicando. Desde muito cedo que as crianças interagem umas com as outras, percebendo assim os significados das palavras, dos gestos, dos comportamentos e até dos objetos, apropriando-se de conceitos e conhecimentos. Nas crianças com compromissos a nível da comunicação, como é o caso das crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), as interações com adultos e pares tornam-se mais restritas e condicionadas, podendo afetar o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Assim, proporcionar meios e recursos a estas crianças, para se exprimirem da melhor forma, e assim melhorar a sua qualidade de vida, autonomia e autoestima é crucial. Trata-se, também, de uma dar uma resposta específica e distinta aos indivíduos que ostentam alguma perturbação ao nível da comunicação, nomeadamente os que apresentam PEA. Paralelamente, a carência de materiais e recursos adaptados a crianças com perturbações da comunicação, nomeadamente livros adaptados com o recurso ao Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (SAAC), é ainda uma realidade. Esta investigação centra-se na construção de um recurso pedagógico, um livro de literatura para a infância: “O passeio da Dona Rosa", adaptado com o Sistema Pictográfico ARASAAC e na sua posterior aplicação junto de uma criança com PEA. É objetivo deste trabalho de investigação analisar se este recurso é vantajoso na promoção do desenvolvimento de competências comunicativas em crianças com PEA, quando comparado com a mesma obra, mas utilizado na versão original. Conclui-se que este livro adaptado, com recurso ao Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (SAAC), pode promover a inclusão das crianças com PEA em relação ao livro na sua versão original.