Departamento de Comunicação e Arte (DCA)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Comunicação e Arte (DCA) by Subject "1st Cycle of Basic Education"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Atividades multidisciplinares com TIC: estratégias de sensibilização sobre saúde ambiental no contexto do 1.º CEBPublication . Pereira, Jessica Coutinho; Gomes, Cristina Azevedo; Novais, AnabelaEste trabalho reflete o percurso formativo no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, onde tive a oportunidade de ter uma visão mais aprofundada sobre os diferentes contextos da prática, numa fase inicial em contexto do 1.º CEB, e no segundo e último ano curso, em contexto de 2.º CEB. Apresenta-se também um trabalho de investigação relacionado com a saúde ambiental e a educação ambiental numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho integra-se no projeto Eco-Sensors4Health (Eco-sensores na promoção da saúde: Apoiar as crianças na criação de escolas ecosaudáveis). O projeto Eco- Sensors4Health (LISBOA-01-0145- FEDER-023235) é co-financiado pelo FEDER (PORTUGAL2020) e pelo Orçamento do Estado Português (FCT). O trabalho desenvolvido procurou que as crianças tomassem consciência sobre problemas de saúde ambiental nas suas escolas, no caso problemas de conforto térmico, e que desenvolvessem estratégias de comunicação para propor intervenções de melhoria no seu espaço escolar. Incidindo numa abordagem transdisciplinar que convocou disciplinas como o Estudo do Meio, a Matemática e o Português e recorrendo à utilização de tecnologia e sensores, as crianças monitorizaram indicadores de conforto térmico na sua escola, representaram esses dados e propuseram ações de melhoria, utilizando estratégias de comunicação multimédia.
- Ensinar e aprender com a robótica em contexto pré-escolarPublication . Martinho, Bárbara Lúcia Cardoso Bento Fontes; Gomes, Cristina Azevedo; Rego, BelmiroO presente documento, Relatório Final de Estágio, subordinado ao tema “Ensinar e aprender com a robótica em contexto Pré-escolar”, surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cujos objetivos refletem todo o percurso de todo o desempenho e trabalho desenvolvido durante as Práticas de Ensino Supervisionadas, tendo como ponto de partida as orientações exigíveis para a presente formação especializada. Neste sentido, pretende-se que este relatório seja uma expressão clara e reflexiva de um percurso de prática profissional, onde a teoria e a prática se conjugam, bem como reflita a forma como se alcançaram competências exigíveis a uma professora/educadora. A primeira parte diz respeito às práticas realizadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas e compreende a contextualização dos estágios realizados e uma apreciação crítica das competências desenvolvidas. Na segunda parte tem lugar um estudo de investigação, que teve como objetivo verificar a eficácia da robótica educativa no processo de ensinar e aprender em contexto pré-escolar. Trata-se de uma investigação qualitativa, um estudo de caso múltiplo com cinco crianças com idades entre os 4 e os 5 anos num jardim de infância da região de Viseu. Recorreu-se à observação participante com registo em grelhas de observação individual. Foram desenvolvidas duas atividades “O robô vai ao supermercado” e “O robô matemático”, através das quais se pode observar que as crianças aprenderam brincando, ajudandoas de forma lúdica a desenvolverem a Área de Expressão e Comunicação - Domínio da Educação Física, Domínio da Educação Artística - Subdomínio das Artes Visuais e Domínio da Matemática, bem como a Área de Formação Pessoal e a Área do Conhecimento do Mundo.