RE - Número 10 - Abril de 1998
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing RE - Número 10 - Abril de 1998 by Subject "Desenvolvimento Sócio-Afectivo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento Sócio-Afectivo em Educação FísicaPublication . Rosado, AntónioA educação mantém, por finalidade, facilitar o desenvolvimento sócio-afectivo das novas gerações, o sentido de contribuir para que o processo de socialização dos jovens se processe num contexto de desenvolvimento de atitudes, de valores e de comportamentos sociais ajustados. Um dos objectivos fundamentais da Educação Física, partilhado, aliás, com as outras disciplinas curriculares, é o da facilitação do desenvolvimento sócio-afectivo, do desenvolvimento pessoal e social. Os programas nacionais de Educação Física referem preocupações de desenvolvimento de atitudes e valores, nomeadamente de valores associados à participação em Desporto, ao "fair-play" e ao desportivismo, mas, também, de atitudes e valores sociais gerais. Também a organização do ensino e, em particular, a avaliação em Educação Física atribui uma importância considerável à avaliação do domínio sócio-afectivo. A intervenção nesta dimensão é uma das competências fundamentais dos professores tendo sido sublinhado por diversos autores, das mais diversas áreas, a sua importância.