ESEV - DCA - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DCA - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by Subject ": Pre-school education"
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- O Faz-de-Conta na Educação Pré-escolarPublication . Silva, Mariana Ribeiro; Maravilha, Mara; Cavadas, RicardoO presente Relatório Final de Estágio surge no âmbito da Prática de Estágio Supervisionada, no contexto da última prática na Educação Pré-escolar. O relatório apresenta evidências críticas e reflexivas sobre as aprendizagens desenvolvidas ao longo destes dois anos de ciclo de estudo, durante a prática do 1.º Ciclo do Ensino básico e durante a prática da Educação Pré-escolar. Esta primeira parte diz respeito a ambas as práticas, apresentando a contextualização dos estágios e o seguimento para a apreciação crítica das competências desenvolvidas. Juntamente, a segunda parte centra-se em compreender como se revela o faz-de-conta na educação pré-escolar, organizada em quatro capítulos. No primeiro capítulo é feito o enquadramento teórico com foco central para a investigação, focalizado em tópicos essenciais para a temática do estudo, onde se inicia com uma abordagem ao contexto da educação pré-escolar e como se associa o faz-de-conta e o brincar nesse contexto. Os tópicos de enquadramento teórico articulam-se, em simultâneo, direcionando-se para entender a temática. A partir de brincadeiras observadas, pretende-se dar resposta à problemática de estudo “O que é que caracteriza a brincadeira de faz-de-conta em contexto da educação préescolar”. Assim, a investigação realizada faz referência a autores que sustentam as questões abordadas, onde também estão presentes registo fotográficos que refletem as brincadeiras. O segundo capítulo, refere-se às estratégias metodológicas do estudo que tem a natureza qualitativa. Os instrumentos utilizados apresentam-se através da observação participante, apoiada com o diário de bordo que contém episódios e registos de brincadeiras, com a pesquisa documental e, por fim, com a técnica de incidentes críticos. O terceiro e quarto capítulo inclui a apresentação e discussão dos resultados, com a análise comparativa dos episódios descritos do diário de bordo, a fim dos objetivos delineados e a problemática serem respondidos e atingidos. Neste seguimento concluo, na parte final, que as brincadeiras evidenciadas proporcionaram perceber como se caracterizam, como surgem, pela forma como as crianças se organizam e estabelecem papéis, pela forma como procuram o espaço e a sua influência no brincar ao faz-de-conta, tomando consciência que uma brincadeira de faz-de-conta se caracteriza sob estes aspetos descritivos.
