ESEV - DCA - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCA - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by Subject "Activities and Materials"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Práticas de Ensino Supervisionadas e Abordagens Pedagógicas: Reflexão e InvestigaçãoPublication . Lopes, Maria Inês Almeida; Figueiredo, Maria PachecoO presente trabalho inclui uma reflexão crítica sobre as práticas de ensino supervisionada, em contexto de estágio, e uma investigação que surgiu na vontade de aprofundar o meu conhecimento sobre a metodologia Montessori, desenvolvida pela médica Maria Montessori. Na primeira parte do trabalho é realizada uma retrospetiva sobre as práticas desenvolvidas em contexto de Práticas Ensino Supervisionada (PES), realizadas ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Para a realização das mesmas recorreu-se a autores de referência, refletindo de uma forma aprofundada e realizando uma introspeção das práticas desenvolvidas em contexto de estágio. Na segunda parte damos destaque ao trabalho de investigação de caracter qualitativa realizado em contexto de observações em Creche. Este trabalho visa conhecer e compreender a história de Maria Montessori e verificar suas conceções de educação subentendidas ao método, a preparação e organização do ambiente e os princípios dos materiais, das atividades montessorianas, e a função atribuída ao professor Montessori acreditava na possibilidade de melhorar a humanidade tendo como principal responsável a educação, a sua proposta pedagógica fundamentou-se em princípios científicos da psicologia desenvolvendo uma nova organização didática, associando, a teoria à prática. Os objetivos dessa pesquisa foram conhecer a história de Maria Montessori e verificar suas conceções de educação subentendidas ao método, a preparação e organização do ambiente e os princípios dos materiais, das atividades montessorianas, e a função atribuída ao professor. A estratégia metodológica utilizada é baseada em pesquisas bibliográficas. Esta pesquisa abarca a criança como um Ser livre, dando enfase à liberdade e autonomia, a preparação do ambiente e materiais que respeitem as necessidades de desenvolvimento da criança. Consequentemente a isso, torna-se um adulto capacitado, independente e autónomo. O ambiente perspetivado nesta metodologia precisa de ser agradável e estimulante. Conclui-se que o método Montessori não idealiza preparar a criança para escola, mas sim para a vida. Reforçando a ideia de que a infância é a fase crucial e base de todo o desenvolvimento do individuo.