ESEV - DCEN - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DCEN - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by Subject "1.º Ciclo do Ensino Básico"
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- A importância do uso de materiais didáticos no ensino da Matemática no 1.º CEBPublication . Silva, Daniela Margarida Rodrigues; Martins, Ana PatríciaO presente Relatório Final de Estágio compreende duas partes, uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada tanto no 1.º como no 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas componentes de Matemática e Ciências Naturais, enquanto a segunda parte se fixa no projeto de investigação que tem como objetivo dar resposta à questão-problema: Como se articulam as conceções dos professores sobre a utilização dos materiais didáticos na sala de aula de Matemática com as práticas?. De modo a verificar que conceções têm os professores do 1.º CEB de material didático, averiguar a frequência e objetivos de utilização dos materiais didáticos nas práticas docentes e conhecer os constrangimentos destes profissionais perante alguns recursos educativos, o estudo tem por base uma metodologia mista. Esta envolveu uma fase quantitativa, por meio de um questionário aplicado a 48 professores e uma fase qualitativa com três entrevistas. A análise de conteúdo permitiu cruzar dados das diferentes recolhas e estabelecer relações ou aprofundar, por intermédio da entrevista, algumas questões que não se viram esclarecidas inicialmente com o questionário. Os resultados obtidos permitem perceber que os professores consideram que um material didático pode ser tudo o que o auxilie na sua prática e que promova aprendizagens significativas aos alunos, desenvolvendo uma atitude positiva face à área disciplinar de Matemática. Os professores fazem uso destes recursos porque facilitam a compreensão dos conteúdos programáticos, promovem aulas mais atrativas e desempenham um papel relevante na construção de conhecimentos por parte dos alunos. Esses usos passam pelos materiais mais tradicionais que estão disponíveis na sala de aula, quer estruturados ou não estruturados e recorrem aos tecnológicos apenas pontualmente. Contudo, muitas instituições escolares não possuem ofertas formativas na área em destaque ou materiais na quantidade e variedade que seria expectável. Nestes casos, os professores recorrem à sua elaboração ou aquisição se os querem implementar em tarefas de aula, a fim de promover aprendizagens significativas aos alunos, nos vários conteúdos curriculares.
- Trabalhos para casa no 1.º ciclo do ensino básico: perceção de professores, alunos e pais/encarregados de educação de um Agrupamento de EscolaPublication . Lopes, Mónica Dulce da Costa; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, CarlaO presente Relatório Final de Estágio enquadra-se no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se subdividido em duas partes. Na primeira, são apresentados os contextos onde decorreram as Práticas de Ensino Supervisionadas ao longo de quatro semestres, bem como a apreciação crítica das mesmas. Na segunda parte, é apresentado um estudo empírico que visa analisar a perceção de professores, alunos e pais/encarregados de educação relativamente aos Trabalhos Para Casa no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para a elaboração da apreciação crítica sobre as práticas recorremos a documentos orientadores e autores que nos fizeram refletir sobre o trabalho desenvolvido, bem como materiais elaborados ao longo do processo da prática. No estudo empírico, foi realizada uma investigação de carácter descritivo, que teve como técnica privilegiada de recolha de dados o questionário, aplicado a professores e respetivos alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade de um Agrupamento de Escolas do concelho de Viseu (Portugal), bem como aos pais/encarregados de educação dos mesmos alunos. Através da análise dos dados, pudemos constatar, entre outros resultados, que todos os professores solicitam trabalhos para casa aos alunos e que os consideram importantes para a aprendizagem. As áreas em que mais vezes os solicitam são as áreas de Matemática e Português. No que concerne aos alunos, a grande maioria gosta muito de realizar os trabalhos e afirma que a área onde sentem mais dificuldades é a da Matemática. Quanto aos pais/encarregados de educação, estes consideram importantes os trabalhos para casa, sendo que grande parte apresenta dificuldades no apoio ao seu educando, nomeadamente, em perceber a forma de resolução dos exercícios, ou explicar ao educando o que se pretende num determinado exercício.