ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Subject "1.º Ciclo do Ensino Básico"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Brincar com as tecnologias de informação e comunicação : investigar e refletir sobre as práticas em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básicoPublication . Santos, Sara Maria Silva; Rego, Belmiro; Figueiredo, Maria PachecoO presente relatório de investigação surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré- Escolar e ensino do 1.°CEB. Encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte inclui uma reflexão crítica sobre as práticas em contexto. A segunda parte diz respeito ao estudo realizado sobre o brincar com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Educação Pré-Escolar, integrando uma revisão da literatura, apresentação da metodologia, análise e discussão dos dados e respetivas conclusões. O estudo teve como objetivo a conceção de uma área de interesse referente às TIC e desenvolveu-se em torno de uma questão central: que significados são atribuídos pelas crianças – na sua atividade e no seu discurso – às tecnologias de informação e comunicação no contexto de criação e exploração de uma área de interesse. A recolha de dados foi realizada num jardim de infância de Viseu, tendo como participantes 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade, sendo de caráter descritivo com recurso à observação e a entrevistas às crianças. Os resultados do estudo indicam que a criação da área “reparar as TIC” e a exploração de ferramentas e aparelhos eletrónicos foram promotores de aprendizagem por parte das crianças. Discutem-se os significados atribuídos pelas crianças durante o processo. A diversidade de aparelhos eletrónicos e as possibilidades de manipulação e exploração livre em contexto de brincar permitiram às crianças uma maior proximidade com a área das TIC, assim como um maior aprofundamento de conhecimentos.
- Caminhos da profissionalização : princípios e valores do software livre na educação : Relatório final de estágioPublication . Rosa, Cláudia Micaela Ferraz; Gomes, Cristina Azevedo; Figueiredo, Maria PachecoO relatório final de estágio culmina um percurso académico e profissionalizante de três semestres, no qual foram desenvolvidas práticas de ensino supervisionadas na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, durante dois dias da semana. A prática de ensino supervisionada permitiu-nos colocar em prática muitas das aprendizagens que foram obtidas durante todo o percurso académico indo sempre ao encontro das orientações das cooperantes, assim como dos supervisores. Neste sentido, torna-se pertinente a abordagem dos seus contextos e a sua análise para uma melhor compreensão do percurso efetuado. Ao longo da prática de ensino supervisionada, a preocupação e valorização da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) foi uma constante no percurso, pois são ferramentas chave na sociedade em que vivemos. Não é possível abdicar das suas potencialidades, pois encontram-se impregnadas nos contextos e na vida das crianças. Torna-se assim urgente a construção do sentido crítico e reflexivo do consumo das tecnologias por parte das crianças, tirando o seu maior proveito, numa perspetiva de educação ao longo da vida. Procurando aprofundar o interesse pelo papel das TIC na educação, desenvolveu-se um estudo de carácter qualitativo e interpretativo, apoiado em documentos orientadores do Sistema Educativo Português e do Software Livre/Aberto. A linha orientadora foi a exploração de linhas de articulação entre princípios e valores do Software Livre e do Sistema Educativo Português, de modo a contribuir para uma melhor compreensão e utilidade do Software Livre e do seu potencial contributo para a prática docente. Desta forma, podemos afirmar que nos foi possível encontrar vários princípios do software livre nos documentos Orientadores do Sistema Educativo Português escolhidos, pelo que apraz-nos afirmar que é possível a utilização de software livre nas escolas e assim promover atitudes, de partilha, colaboração, solidariedade, entre outros nas crianças numa perspetiva moralista e cívica, para que possam ser no futuro jovens capazes de agir criticamente e reflexivamente na sociedade.
- Visita de estudo : a perspetiva dos professores do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Ferreira, Sara Raquel da Silva; Nunes, João; Castilho, LilianaNa reta final do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) é-nos requerido um Relatório Final que complementa a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Este está dividido em duas partes: na parte inicial foi feita uma análise e uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas, durante três semestres e em dois níveis de ensino. Ao longo desta experiência tivemos a oportunidade de aplicar diferentes estratégias de ensino, com a finalidade de ir ao encontro dos diferentes ritmos de trabalho e aprendizagens de cada criança. A segunda parte deste relatório apresenta o estudo empírico que tem por base uma das estratégias de ensino: visitas de estudo. Com esta investigação pretendemos perscrutar as ações que envolvem a visita de estudo, nomeadamente aspetos que se prendem com a sua preparação e atividades realizadas. Assim, pretendemos conhecer as perceções dos professores sobre as visitas, bem como a forma como desenvolvem atividades neste contexto. Para este trabalho utilizámos uma metodologia quantitativa complementada com uma metodologia qualitativa e os dados foram recolhidos através de questionários distribuídos em papel nas escolas e de entrevistas gravadas. Este estudo foi desenvolvido no Concelho de Esposende, Distrito de Braga; 47 professores responderam aos questionários e 5 concordaram em participar nas entrevistas