Departamento de Ciências Exactas e Naturais (DCEN)
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Browsing Departamento de Ciências Exactas e Naturais (DCEN) by Subject "1st Cycle of Basic Education"
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- A importância do uso de materiais didáticos no ensino da Matemática no 1.º CEBPublication . Silva, Daniela Margarida Rodrigues; Martins, Ana PatríciaO presente Relatório Final de Estágio compreende duas partes, uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada tanto no 1.º como no 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas componentes de Matemática e Ciências Naturais, enquanto a segunda parte se fixa no projeto de investigação que tem como objetivo dar resposta à questão-problema: Como se articulam as conceções dos professores sobre a utilização dos materiais didáticos na sala de aula de Matemática com as práticas?. De modo a verificar que conceções têm os professores do 1.º CEB de material didático, averiguar a frequência e objetivos de utilização dos materiais didáticos nas práticas docentes e conhecer os constrangimentos destes profissionais perante alguns recursos educativos, o estudo tem por base uma metodologia mista. Esta envolveu uma fase quantitativa, por meio de um questionário aplicado a 48 professores e uma fase qualitativa com três entrevistas. A análise de conteúdo permitiu cruzar dados das diferentes recolhas e estabelecer relações ou aprofundar, por intermédio da entrevista, algumas questões que não se viram esclarecidas inicialmente com o questionário. Os resultados obtidos permitem perceber que os professores consideram que um material didático pode ser tudo o que o auxilie na sua prática e que promova aprendizagens significativas aos alunos, desenvolvendo uma atitude positiva face à área disciplinar de Matemática. Os professores fazem uso destes recursos porque facilitam a compreensão dos conteúdos programáticos, promovem aulas mais atrativas e desempenham um papel relevante na construção de conhecimentos por parte dos alunos. Esses usos passam pelos materiais mais tradicionais que estão disponíveis na sala de aula, quer estruturados ou não estruturados e recorrem aos tecnológicos apenas pontualmente. Contudo, muitas instituições escolares não possuem ofertas formativas na área em destaque ou materiais na quantidade e variedade que seria expectável. Nestes casos, os professores recorrem à sua elaboração ou aquisição se os querem implementar em tarefas de aula, a fim de promover aprendizagens significativas aos alunos, nos vários conteúdos curriculares.
- Trabalhos para casa no 1.º ciclo do ensino básico: perceção de professores, alunos e pais/encarregados de educação de um Agrupamento de EscolaPublication . Lopes, Mónica Dulce da Costa; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, CarlaO presente Relatório Final de Estágio enquadra-se no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se subdividido em duas partes. Na primeira, são apresentados os contextos onde decorreram as Práticas de Ensino Supervisionadas ao longo de quatro semestres, bem como a apreciação crítica das mesmas. Na segunda parte, é apresentado um estudo empírico que visa analisar a perceção de professores, alunos e pais/encarregados de educação relativamente aos Trabalhos Para Casa no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para a elaboração da apreciação crítica sobre as práticas recorremos a documentos orientadores e autores que nos fizeram refletir sobre o trabalho desenvolvido, bem como materiais elaborados ao longo do processo da prática. No estudo empírico, foi realizada uma investigação de carácter descritivo, que teve como técnica privilegiada de recolha de dados o questionário, aplicado a professores e respetivos alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade de um Agrupamento de Escolas do concelho de Viseu (Portugal), bem como aos pais/encarregados de educação dos mesmos alunos. Através da análise dos dados, pudemos constatar, entre outros resultados, que todos os professores solicitam trabalhos para casa aos alunos e que os consideram importantes para a aprendizagem. As áreas em que mais vezes os solicitam são as áreas de Matemática e Português. No que concerne aos alunos, a grande maioria gosta muito de realizar os trabalhos e afirma que a área onde sentem mais dificuldades é a da Matemática. Quanto aos pais/encarregados de educação, estes consideram importantes os trabalhos para casa, sendo que grande parte apresenta dificuldades no apoio ao seu educando, nomeadamente, em perceber a forma de resolução dos exercícios, ou explicar ao educando o que se pretende num determinado exercício.
- Utilização dos Manuais Escolares, por Professores do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Amaral, Mariana Oliveira; Ribeiro, António; Balula, João Paulo RodriguesNum mundo cada vez mais desafiante, à escola é-lhe exigido que, além da construção de conhecimento, se centre na responsabilidade pessoal e social, na tolerância e no respeito. Neste contexto, torna-se determinante a conceção de recursos pedagógicos que privilegiem a aprendizagem por competências, que respeitem a diversidade da sociedade e que promovam a criatividade para a resolução de problemas complexos. O Presente Relatório Final de Estágio, realizado na Escola Superior de Educação de Viseu – Instituto Politécnico de Viseu, elaborado no âmbito do curso de Mestrado em Ensino Pré-escolar e do 1ºCEB, respeita duas partes. A primeira parte, diz respeito às reflexões críticas, recorrendo a todo o material elaborado, por nós, ao longo das diversas Práticas de Ensino Supervisionadas (PES) e anos (Pré-escolar/ 1ºCEB), com o objetivo de refletir sobre as mesmas, como o próprio nome indica. Já a segunda parte procura expor o trabalho de investigação realizado que procurou analisar a perspetiva dos professores acerca da utilização de manuais escolares, que tipos de finalidades lhes atribuem e que constrangimentos identificam no seu uso. Os manuais escolares assumem lugar de destaque no ensino desde há vários séculos, tendo alcançado um papel privilegiado, mas igualmente controverso entre a comunidade educativa. No 1º Ciclo do Ensino Básico os manuais escolares configuram, muitas vezes, o principalmente guia programático em sala de aula, inclusive, nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. A presente investigação foi de caráter quantitativo, tendo por base um Questionário criado para o efeito. A amostra (N=23) foi constituída por Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e recolhida a partir de uma plataforma digital online. A maioria dos inquiridos situava-se na faixa etária entre os 41 e 50 anos (39,13%), sendo que 95,7% pertenciam ao sexo feminino. Os principais resultados obtidos, para a totalidade da amostra, referiram-se à importância da utilização dos manuais escolares em sala de aula, acima de tudo, pelo seu papel informativo para os alunos e pela função de orientação programática com que contribuem para o trabalho dos professores. A evolução tecnológica, vivenciada nos dias de hoje, veio complementar a utilização dos manuais escolares com outros recursos didáticos, o que é igualmente um dos aspetos valorizados. Por fim, relativamente ao estado atual da reutilização de manuais escolares no 1º Ciclo do Ensino Básico, a maioria dos participantes considera-a desvantajosa, acima de tudo, por impedir a utilização plena do livro pelos alunos.