CI&DETS - CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E SAÚDE
Permanent URI for this community
Browse
Browsing CI&DETS - CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E SAÚDE by Subject "1st Cycle of Basic Education"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: conceções e práticas.Publication . Cardoso, Ana Paula; Carugati, Florencia; Lacerda, Carla; Fidalgo, SusanaIntroduction: Curricular articulation between early childhood education and primary school is a fundamental process concerning the child’s adaptation to school. Primary teachers should establish links with pre-school educators, facilitating the transition between these two levels of education in a harmonious process, and promoting the continuity of the educational process. Objectives: To ascertain the importance and the meaning that teachers of primary school confer to curricular articulation and to know the aspects of the profile of the pupils that are favoured when consulting the individual process, as well as the most frequent initiatives regarding that articulation. Methods: A descriptive and analytical research was conducted, using a questionnaire survey applied to a sample of 45 teachers of the 1st year of primary school in the municipality of Viseu (Portugal). Results: From the data obtained, it is worth mentioning the great importance that teachers attribute to curricular articulation, the privilege conferred by them on how to behave in society (citizenship), the sense of autonomy and the children’s ability to communicate, as well as the teachers’ commitment to carry out a variety of activities and projects, in addition to the celebrations of thematic days and parties. Conclusion: Curricular articulation facilitates the transition between these two levels of education and contributes to an adequate adaptation of the children to the school, thereby promoting school success for all pupils.
- A pedagogia de John Dewey e a sua pertinência no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas dos professores do concelho de ViseuPublication . Ferreira, Jessica Coutinho; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoO relatório final de estágio surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que integra o plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório está dividido em duas partes. Na primeira, apresentámos uma reflexão crítica sobre as práticas que vivenciámos nos estágios, tendo estas lugar em dois contextos distintos: na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, utilizámos materiais elaborados ao longo do estágio, planificações, relatórios críticos e legislação. A segunda parte deste relatório apresenta o trabalho de investigação desenvolvido ao longo de dois semestres, sobre a pedagogia de John Dewey e a sua pertinência no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo em conta a perspetiva dos professores deste ciclo. Para o trabalho de investigação, realizámos um estudo descritivo, de cariz quantitativo, através de um inquérito por questionário para a recolha de dados. Os questionários foram aplicados a professores titulares de turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico de três Agrupamentos de Escolas do Concelho de Viseu. A partir da análise de dados, pudemos concluir que os professores consideram que a ação pedagógica dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico se enquadra na pedagogia de John Dewey, concretizando o que é estabelecido no documento Organização Curricular e Programas (Ministério da Educação, 2004), que vai, de igual modo, ao encontro dos ideais pedagógicos deste autor.
- Prática de ensino supervisionada e estudo sobre o papel do adulto na adaptação do bebé ao contexto de berçárioPublication . Nunes, Fátima Maria Sousa; Ribeiro, Esperança JalesO Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes essenciais: reflexão crítica sobre as práticas em contexto e o estudo sobre o papel do adulto na adaptação do bebé ao contexto de berçário. Para a realização da reflexão crítica recorremos aos materiais, às atividades, à legislação em vigor e a autores, de maneira a refletirmos sobre as nossas práticas desenvolvidas na Prática de Ensino Supervisionada ao longo do 1º e 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo aborda o papel do adulto na adaptação do bebé ao contexto de berçário. Os objetivos são conhecer estratégias e procedimentos usados em contexto de berçário para promover a adaptação do bebé e perceber como se estabelece especificamente a interação adulto-bebé, no referido contexto, no sentido de promover a adaptação deste último. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, mais especificamente de um estudo de caso, com recurso, nomeadamente, às técnicas de observação direta e inquérito (entrevista semiestruturada). Tendo em conta as observações realizadas e os resultados obtidos podemos afirmar que as estratégias utilizadas foram a literacia afetiva, comunicação com a família e formas específicas de comunicação. No que respeita à relação adulto-criança, verificámos que os adultos em estudo apresentaram comportamentos de atenção, preocupação, afeto, carinho, confiança, segurança ao longo do processo de adaptação dos bebés, o que contribuiu para proporcionar um ambiente de conforto e bem-estar no contexto do berçário.