ESTGV - DG - Livro, como autor ou coautor
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTGV - DG - Livro, como autor ou coautor by Subject "Capitalização e desconto"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Cálculo Financeiro. Exercícios Resolvidos e ExplicadosPublication . Matias, Rogério; Silva, IlídioEsta obra é constituída por duas Partes, sendo apoiada por uma página na Internet (www.calculofinanceiro.com) e visa essencialmente complementar o manual Cálculo Financeiro. Teoria e Prática. A razão da existência de duas Partes distintas nesta obra tem a ver essencialmente com o grau de dificuldade e com a amplitude dos assuntos tratados nos exercícios que nelas constam. A Parte 1, denominada Exercícios de Aplicação, é constituída por exercícios mais curtos e mais simples, compartimentados de acordo com os (sete) capítulos da obra Cálculo Financeiro. Teoria e Prática.. Existem diferentes tipos de questões, organizados da seguinte forma: A. Questões de Escolha Múltipla; B. Questões de Correspondência; C. Questões de Verdadeiro/Falso; D. Questões de Resposta Curta; E. Exercícios Práticos. Por sua vez, a Parte 2. Exercícios Práticos de Consolidação de Conhecimentos é constituída por exercícios práticos mais extensos e elaborados, com um nível de dificuldade superior e que englobam (no mesmo exercício) diversas matérias, por vezes provenientes de diferentes capítulos da obra Cálculo Financeiro. Teoria e Prática. A resolução e a explicação dos exercícios são mais exaustivas e na maioria dos casos apresentam-se várias formas de solucionar os problemas, bem como a respectiva resolução através de calculadoras financeiras.
- Cálculo Financeiro. Teoria e Prática (1ª ed)Publication . Matias, RogérioEsta obra destina-se prioritariamente a alunos de cursos superiores nas áreas da Gestão, Contabilidade e Economia, mas também a todos aqueles que, por razões profissionais ou particulares, pretendam conhecer ou aprofundar os conceitos subjacentes ao valor temporal do dinheiro. Privilegiando uma abordagem intuitiva e sequencial, apela abertamente à compreensão dos conceitos, mais do que à utilização de fórmulas. Nela se incluem mais de 100 exemplos resolvidos e explicados e mais de 200 exercícios propostos, de diferentes graus de dificuldade, alguns dos quais igualmente resolvidos e detalhadamente explicados. Para além do grau de detalhe utilizado na explicação dos conceitos, dois aspectos principais diferenciam esta obra: por um lado, a exploração das potencialidades da utilização de calculadoras financeiras; por outro, a disponibilização de uma página de apoio na Internet, na qual estão disponíveis vários recursos, nomeadamente um banco de exercícios, alguns dos quais resolvidos e explicados, que serão periodicamente renovados, brochuras detalhadas sobre a utilização de calculadoras financeiras, para os modelos mais divulgados, legislação e artigos relacionados com as matérias expostas no livro, tópicos sobre utilização de funções financeiras de uma folha de cálculo, glossário de termos ligados ao Cálculo Financeiro (português, espanhol, francês e inglês), ligações para outros sítios interessantes, etc.. Esta página na Internet funciona, pois, como uma extensão do livro, que será permanentemente enriquecida pelo autor e, espera-se, por todos aqueles que se disponham a colaborar.
- Cálculo Financeiro. Teoria e Prática (2ª ed)Publication . Matias, RogérioComo se referia na 1ª edição, esta obra destina-se prioritariamente a alunos de cursos superiores nas áreas de Gestão, Contabilidade e Economia, mas também a todos aqueles que, por razões profissionais ou particulares, pretendam conhecer ou aprofundar os conceitos subjacentes ao valor temporal do dinheiro. Privilegiando uma abordagem intuitiva e sequencial, apela abertamente à compreensão dos conceitos, mais do que à mera utilização de fórmulas. Nela se incluem mais de 100 exemplos resolvidos e explicados e mais de 200 exercícios propostos, de diferentes graus de dificuldade, alguns dos quais resolvidos e detalhadamente explicados. Dado o sucesso da 1ª edição, a estrutura geral da obra foi mantida. Ainda assim, nesta 2ª edição, para além de uma revisão geral, com acertos de pormenor ao longo dos vários capítulos, foram efectuadas algumas alterações, entre as quais se salientam as seguintes: - Foi melhorada e aprofundada a apresentação das matérias, em especial dos três capítulos iniciais, em particular do Capítulo 3 – Equivalência de Capitais, enriquecido com novos temas e novos exemplos. A razão de ser deste aprofundamento prende-se com a sensibilidade obtida através dos muitos contactos recebidos na sequência da 1ª edição, que permitiram perceber que, em muitos casos, os alunos não assimilam o essencial do Cálculo Financeiro e do valor temporal do dinheiro: a necessidade de estabelecer equivalência entre capitais e as diferentes formas de o fazer. Tendem a “agarrar-se” excessivamente às fórmulas que, muitas vezes, utilizam de forma acrítica, “automática”, sem noção daquilo que elas realmente representam, originando frequentemente erros desnecessários, facilmente evitáveis se a abordagem fosse mais baseada em conceitos do que em fórmulas; - Foram incluídos Exercícios de Aplicação Propostos no Capítulo 1 – Introdução e no Anexo I – Conceitos Fundamentais de Matemática e Alguns Exemplos de Aplicação no Cálculo Financeiro; - Incluiu-se a referência, sempre que pertinente, a legislação recente; - Introduziu-se um índice remissivo, facilitando a pesquisa de termos e conceitos; - Procedeu-se a uma melhoria geral ao nível do grafismo, procurando tornar a obra mais apelativa e realçar os aspectos mais importantes referidos em cada página; - Por fim, incluiu-se na presente edição um CD-ROM com diverso material complementar. Na página de apoio ao livro na Internet (www.calculofinanceiro.com) disponibilizam-se outras funcionalidades, ferramentas e conteúdos.
- Cálculo Financeiro. Teoria e Prática (3ª ed)Publication . Matias, RogérioEsta obra destina-se prioritariamente a alunos de cursos superiores nas áreas da Gestão, Contabilidade e Economia, mas também pode interessar a todos aqueles que, por razões profissionais ou pessoais, pretendam conhecer ou aprofundar os conceitos subjacentes ao valor temporal do dinheiro. Privilegiando uma abordagem intuitiva e sequencial, apela abertamente à compreensão dos conceitos, mais do que à mera utilização de fórmulas. Nela se incluem mais de 100 exemplos resolvidos e explicados e mais de 200 exercícios propostos, de diferentes graus de dificuldade, alguns dos quais igualmente resolvidos e detalhadamente explicados. Esta 3ª edição deve-se sobretudo ao facto de a anterior ter esgotado. Dado o sucesso obtido com as duas edições anteriores, a estrutura geral da obra foi mantida. Ainda assim, foi revista e actualizada uma vez que, entretanto, foi publicada legislação que veio alterar alguns pressupostos anteriormente assumidos. Por exemplo, o Decreto-Lei nº 88/2008, de 29 de Maio veio, entre outras coisas, impor que o cálculo de juros nos depósitos bancários seja efectuado de acordo com a base ACT/360. Para garantir coerência com esta disposição legal, foram actualizados todos os exemplos e exercícios em que isso é relevante, os quais eram anteriormente resolvidos assumindo por defeito a utilização do chamado ano civil (365 dias). Foram igualmente actualizados os exemplos e exercícios que envolvem cálculos com IVA, tendo-se adoptado a taxa de 20%, actualmente em vigor, em vez de 21% como acontecia à data da publicação da 2ª edição. Por fim, também o CD-ROM foi actualizado, especialmente ao nível dos Guias Rápidos de Utilização de Calculadoras Financeiras (foram revistos os anteriormente disponíveis e acrescentados outros, para outros modelos) e da legislação (tendo sido actualizados os diplomas que sofreram alteração e acrescentados outros, relevantes). Uma referência final para duas obras que foram publicadas há cerca de um ano: “Cálculo Financeiro. Exercícios Resolvidos e Explicados” e “Cálculo Financeiro. Casos Reais Resolvidos e Explicados” que pretendem complementar esta. Na página de apoio a estas três obras na Internet (www.calculofinanceiro.com) disponibilizam-se diversos conteúdos, ferramentas e funcionalidades.
- Cálculo Financeiro. Teoria e Prática (4ª ed)Publication . Matias, RogérioAs principais alterações relativamente à 3ª edição são as seguintes: - Foi renovado, ampliado e diversificado o conjunto de exercícios propostos. São agora mais de 300 exercícios, praticamente todos diferentes dos incluídos nas edições anteriores. Alguns deles propõem-se em três capítulos, por forma a mostrar diferentes ângulos de tratamento; - Foram adotadas novas abordagens para algumas matérias, tendo em conta as dúvidas mais frequentemente colocadas, quer pelos meus alunos, quer através do Fórum disponível na página de apoio ao livro na Internet, quer ainda através de mensagens eletrónicas ou outras formas de contacto. As mais significativas são duas: a conversão de taxas de juro (em regime de juro composto), que foi completamente revista, e a reorganização de parte dos Capítulos 3 – Equivalência de Capitais e 4 – Rendas em Regime de Juro Composto, com o objetivo principal de os estruturar de forma mais coerente. No entanto, em quase todos os capítulos (e mesmo nos Anexos) foram feitos ajustamentos, alguns cirúrgicos, outros de maior magnitude; - Dada a grande volatilidade legislativa recente ao nível das taxas do IVA e de retenção de impostos sobre os juros, os exemplos e exercícios incluídos nesta edição passam a contemplar diversas taxas e não apenas as atualmente vigentes; - Foram incluídos novos exemplos e gráficos com vista a facilitar a compreensão de tópicos específicos da matéria; - Foram adotados novos símbolos que pretendem assinalar passagens específicas no texto (remissão para a página de apoio ao livro na Internet, resolução de exemplos através de calculadora financeira e chamada de atenção especial para alguns pontos, pela sua importância); - Foi atualizada a referência a diplomas legais que entretanto foram introduzidos, alterados ou revogados; - Por fim, mas não menos importante, foi adotado o Novo Acordo Ortográfico. Facto: está em vigor um diploma legal que impôs a sua aplicação no sistema educativo a partir do ano letivo 2011-2012. Sendo esta uma obra académica publicada no início do ano letivo 2012-2013, não faria sentido continuar com a anterior ortografia.
- Cálculo Financeiro. Teoria e Prática (5ª ed)Publication . Matias, RogérioPREFÁCIO: Quando uma obra é editada cinco vezes ao longo de onze anos sabemos que tem tido impacto e que a sua qualidade tem sido apreciada pelos leitores, estudantes e utilizadores. Neste caso a obra Cálculo Financeiro. Teoria e Prática tem passado o teste do tempo e sido usada por gerações de estudantes da Lusofonia e de outros países para cuja língua se encontra traduzida. É um enorme prazer poder mostrar o meu apreço pelo autor e a sua obra neste prefácio à quinta edição. Esta nova edição destaca-se por renovar os exercícios apresentados em quase todos os capítulos e em particular adaptar alguns ao ambiente de taxas de juro que hoje se vive na zona euro e em Portugal. É sabido que os cálculos financeiros necessários para computar o valor presente de fluxos financeiros futuros são mais sensíveis a pequenas variações das taxas quando estas são muito baixas ou mesmo pontualmente negativas como acontece atualmente nalguns mercados de dívida pública e para alguns prazos. A intuição do cálculo financeiro torna-se mais complexa neste ambiente invulgar, mas conjunturalmente real. Um dos benefícios que o autor e estudantes retiram da existência de um site de acompanhamento do livro é que permite melhorar continuamente as sucessivas edições da obra. Assim o autor aproveita para explicar melhor alguns conteúdos em função de sugestões e dúvidas colocadas por alunos e outros leitores. Numa obra que se pretende prática e atual o autor introduziu também ajustamentos decorrentes de alterações legislativas ou outras. A título de exemplo, e tendo em conta a sua visibilidade mediática bem como a sua importância prática para a banca e os seus clientes o autor trata as situações de indexação às taxas Euribor negativas. Desejo aos estudantes e leitores que beneficiem plenamente dos anos de experiência pedagógica e prática vertidas na 5ª edição desta obra. O cuidado e empenho com que está escrita tornam-na num livro de referência já com créditos firmados.(Professor Doutor João Borges de Assunção, in Prefácio).
- Cálculo Financeiro: Teoria e PráticaPublication . Matias, RogérioEsta obra destina-se especialmente a alunos de cursos superiores nas áreas de Gestão, Contabilidade, Economia e afins mas também pode interessar a todos aqueles que, por razões profissionais ou pessoais, pretendam conhecer ou aprofundar os conceitos subjacentes ao valor temporal do dinheiro. As matérias são apresentadas seguindo uma lógica sequencial, procurando privilegiar a compreensão dos conceitos, mais do que a mera utilização de fórmulas. Esta 6ª edição deve-se sobretudo ao facto de a anterior ter esgotado. Atendendo à boa aceitação das cinco edições anteriores, a estrutura geral da obra foi mantida. É publicada em simultâneo com o segundo volume de “Cálculo Financeiro. Exercícios Resolvidos e Explicados”, no qual se apresentam resolvidos e explicados cerca de 120 exercícios que fazem parte deste manual apenas como exercícios propostos. Passa, assim, a haver uma ligação direta entre as duas obras. Para além de terem sido corrigidas as gralhas detetadas na edição anterior e atualizada a legislação entretanto alterada, esta edição é ainda acompanhada de três novidades: . Por um lado, a página web de apoio (www.calculofinanceiro.com) foi reformulada e adaptada a dispositivos móveis. . Por outro, alterou-se a forma de interação com os leitores, nomeadamente em termos de colocação de dúvidas e respetivas respostas, através da disponibilização de uma nova ferramenta, também adaptada a dispositivos móveis. . Por fim, mas certamente não menos importante, foram criados alguns pequenos vídeos, de acesso livre, com a explicação de conceitos importantes de Cálculo Financeiro. Ao longo deste livro, sempre que para um conceito existe um vídeo explicativo, está impresso um QR Code que aponta diretamente para esse vídeo. Indicações mais pormenorizadas podem ser lidas no interior, em “Notas sobre esta obra”. Espera-se que estas inovações possam revestir-se de alguma utilidade para o leitor. Como sempre, todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, apreciados e tidos em conta.
