ESEV - DPCE - Capítulo em obra nacional, como autor
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DPCE - Capítulo em obra nacional, como autor by Subject "Amizade"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Educar para os valores através da Literatura Infantil: Um projeto de investigação-ação no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rodrigues, Aldina; Cardoso, Ana Paula; Lopes, Fernando Alexandre de Matos PereiraO presente estudo foi realizado numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento de Escolas de Viseu, no sentido de perceber qual é o contributo das histórias, contadas em contexto de sala de aula, no desenvolvimento de conceitos de amizade, respeito e diferença, em alunos do 3.º ano de escolaridade. Para a recolha de dados, utilizou-se uma primeira entrevista, a observação participante, a pesquisa documental, relativa às atividades e diferentes desafios propostos sobre um corpus, escolhido de acordo com os objetivos definidos no início do estudo e, no final, uma segunda entrevista, que serviu para comparar os resultados obtidos antes e após a implementação do estudo empírico. Esta investigação permite concluir que a Literatura Infantil tem uma grande importância na promoção e desenvolvimento de valores, na melhoria das relações do Eu com o Outro, assim como no enriquecimento de vocabulário relacionado com a educação para a cidadania.
- Literatura para a infância e valores no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rodrigues, Maria Aldina; Cardoso, Ana Paula; Lopes, Fernando Alexandre de Matos PereiraO presente estudo foi realizado numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento de Escolas de Viseu, no sentido de perceber qual é o contributo das histórias, contadas em contexto de sala de aula, no desenvolvimento de conceitos de amizade, respeito e diferença, em alunos do 3.º ano de escolaridade. Para a recolha de dados, utilizou-se uma primeira entrevista, a observação participante, a pesquisa documental, relativa às atividades e diferentes desafios propostos sobre um corpus, escolhido de acordo com os objetivos definidos no início do estudo e, no final, uma segunda entrevista, que serviu para comparar os resultados obtidos antes e após a implementação do estudo empírico. Esta investigação permite concluir que a Literatura Infantil tem uma grande importância na promoção e desenvolvimento de valores, na melhoria das relações do Eu com o Outro, assim como no enriquecimento de vocabulário relacionado com a educação para a cidadania.