ESSV - UESPFC - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESSV - UESPFC - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by Subject "Acquired immunodeficiency syndrome"
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- Literacia em saúde sobre VIH SIDA dos professores do ensino secundário e ensino profissional do concelho de TábuaPublication . Saldanha, Adriana Carvalho; Andrade, Ana Isabel Nunes Pereira de Azevedo eIntrodução: Gestão do conhecimento é um método consciente de definir, estruturar, reter, partilhar o aprendido, vivido e a experiência adquirida. Este relatório resulta do estudo “Literacia em saúde sobre VIH/SIDA dos professores do ensino secundário e ensino profissional do concelho de Tábua”, pois o conhecimento na área é a principal estratégia para a sua prevenção. Objetivos: Avaliar o nível de conhecimentos acerca da prevenção do VIH/SIDA de professores do ensino secundário e profissional; Verificar se houve aumento do nível de conhecimentos acerca da prevenção do VIH/SIDA, após ação formativa. Métodos: Estudo quantitativo, transversal, descritivo-correlacional, com avaliação pré e pós-intervenção formativa de conhecimentos acerca do VIH/SIDA. Amostra de 53 professores (idade média de 49,98±7,70 anos). Utilizado questionário de caracterização sociodemográfica e profissional e Escala sobre Saúde e Relacionamento, traduzida e adaptada (Chaves, 2007). Resultados: Os professores apresentam média de 28,83±4,52, sugestiva de fracos conhecimentos sobre VIH/SIDA. Os professores com mais conhecimentos para a prevenção da SIDA, relevantes para o comportamento preventivo foram os homens, com 46-55 anos de idade, residentes em meio urbano, da Escola Profissional e com curso de mestrado, bem como nas Crenças comuns aos professores. As mulheres, com idade ≤45 anos e residentes em meio urbano destacaram-se na Defesa incorreta de informação sobre SIDA. Aumento significativo de conhecimentos pelos 13 professores que foram avaliados pós-intervenção. Conclusão: É notória a necessidade de uma maior intervenção nas políticas de saúde escolar, envolvendo toda a comunidade educativa para potenciar maior capacitação para a prevenção do VIH/SIDA, visando uma saúde sexual saudável. Palavras-chave: Vírus da Imunodeficiência Humana; Literacia; Professores; Enfermagem Comunitária.