ESEV - DCL - Capítulo em obra internacional, como autor
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCL - Capítulo em obra internacional, como autor by Subject "Cuidado"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Cuidar de los hábitos de lectura en la actualidad: un estudio de casoPublication . Melão, Dulce; Balula, João PauloEsta reflexão é norteada pelo objetivo principal de indagar modos de reconstrução de práticas de leitura que favoreçam o cultivo de hábitos de leitura de futuros professores. O referencial teórico do estudo contempla: i) a relação entre a formação de leitores e os hábitos de leitura; ii) o crescimento de práticas de mediação da leitura; iii) o relevo concedido ao livro, no âmbito da Educação Literária e suas repercussões em contexto educativo. No que se refere à metodologia, optou-se por uma abordagem de cariz qualitativo, tendo como referencial metodológico o estudo de caso, assentando numa visão holística da realidade, com ênfase em processos plurissignificativos que pudessem reverberar as práticas de cuidado partilhadas. O estudo teve lugar no 1.º semestre de 2021/2022, na unidade curricular de Formação de Leitores, integrando o plano de estudos do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, de uma instituição de ensino superior politécnico sediada em Portugal. Os participantes foram nove estudantes do sexo feminino, a totalidade dos inscritos na unidade curricular. Os instrumentos de recolha de dados foram constituídos por nove reflexões individuais, resultantes dos itinerários percorridos ao longo da unidade curricular, e quatro planificações de projetos de mediação da leitura, realizados em grupo, tendo como público-alvo alunos do 2.º CEB. Globalmente, o estudo contribuiu para ilustrar como modos de ler instigam modos ser, aí ganhando renovado destaque os hábitos de leitura na atualidade, a exigir permanente e vigilante atenção. Tal poderá contribuir para agilizar o crescimento da compreensão da Educação para a Cidadania Global (ECG), no respeitante ao iluminar de gestos de empatia que possam augurar a tão necessária Paz.
