RE - Número 08 - Outubro de 1997
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- Os diários de Felix Hartlaub como documenttos do ambiente humano da situação histórica (política e mental) que reflectemPublication . Cunha, Vasco Oliveira eOs Diários de Felix Hartlaub (Bremen (1913) - Berlin (1945) constituem um conjunto de sete documentos escritos entre 1935 e 1945, o primeiro deles (Berliner Tagebuchblätter) abrangendo o período entre 1935 e 1938 em que o autor prepara em Berlim a sua tese de doutoramento (Don Juan d'Austria und die Schlacht bei Lepanto - D. Juan de Áustria e a batalha de Lepanto), que defende em 1939, e os restantes, formando um bloco a que deu o título de Diário de Guerra (Tagebuch aus dem Kriege), correspondendo à sua presença no cenário de guerra no norte da Alemanha (1939 - 1940), em Paris (1941), na Roménia (final de 1941 e início de 1942), no Quartel-General do Führer ,na Ucrânia (verão de 1942), na Prússia Oriental e em Berchtesgaden (1944) e no comboio especial de Hitler (1945). Para
- Duas nótulas queirosianas: I - O Crime do Padre Amaro como reflexo da evolução estético-ideológica de Eça de QueirósPublication . Cardoso, Luís Miguel Oliveira de BarrosPolémico e atemporal, O crime do padre Amaro configurará ad aeternum a sinergia de contributos estéticos e ideológicos que presidiu ao processo da sua publicação, bem como representará, na prática, um percurso da evolução literária. Encetemos uma subtil peregrinação de modo a equacionarmos, não com um pensativo cigarro, mas tão só com uma sinóptica pena, o itinerário da obra e do autor.
- Duas nótulas queirosianas: II - Eça de Queirós e Emile Zola - do palimpsesto ao autógrafo, entre Les Rougon-Macquart e os MaiasPublication . Cardoso, Luís Miguel Oliveira de BarrosEm literatura, não raro encontramos posições críticas pautadas pelo maniqueísmo simplista que resvalam para o depauperamento do objecto de análise. Todavia, o leitor crítico deve procurar a compreensão multímoda que enforma uma reflexão pertinente e atenta. Esta premissa ilumina esta nótula sobre o autor de Os Maias, riquíssimo exemplo de um polifacetado percurso estético-ideológico. De facto, a obra de Eça conheceu reflexões e leituras baseadas na descoberta do texto que existe sob outro texto, em busca dos caracteres realistas e naturalistas. Porém, um leitor atento deve conciliar o fenómeno palimpséstico com o percurso do autor, demandando o autógrafo da originalidade.
- O Ensino Agrícola em Viseu: do pioneirismo ao impasse.Publication . Coutinho, RuiJá nos finais do século passado e início deste, a cidade de Viseu era um dos maiores centros académicos do país, sendo apenas suplantada por Lisboa, Porto, Coimbra e Faro. De parceria com Lisboa, Coimbra e Évora, teve o privilégio de ser pioneira no Ensino Agrícola em Portugal. A Escola Prática de Agricultura de Viseu instalou-se na Casa do Arco, tendo sido até anfitriã da família real. Após longa espera, oposições acérrimas e muita coragem, em 1992, volta a ter o Ensino Agrícola mas, pasme-se, ainda não possui nem instalações próprias nem Terra para trabalhar. Parece-nos ser útil comparar, não só o protagonismo do passado com o impasse da actualidade, mas também reiterar as justificações da existência da Escola Superior Agrária de Viseu, num distrito dotado de potencialidades e diversidades agrícolas únicas no país. Estamos em 1852. O Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria incluía, entre os mais diversos organismos, repartições consagradas a actividades agrícolas.
- A Europa medieval: tempo de copistas,iluminadores e miniaturistasPublication . Barros, Teresa Antas deA partir do séc. IX o latim torna-se uma língua morta, praticada exclusivamente por especialistas. Será, no entanto, o principal veículo do pensamento ocidental até ao século XVI, época em que começa o seu verdadeiro declínio. O acesso à cultura escrita da Cristandade no período românico era concedido unicamente àqueles que dominavam a língua erudita. Este acesso é reservado aos clérigos formados nas escolas conventuais ou nos cabidos, única via de promoção social num sistema em que o nascimento determinava com rigor o papel de cada um na sociedade. As necessidades culturais dos laicos, nobres, plebeus ou servos, eram satisfeitas por uma iniciação oral rudimentar e por uma cultura imagética que estava na origem dos vastos programas decorativos das igrejas, verdadeiras escolas visuais. A récita através de imagens com o seu conteúdo mágico e narrativo cumpria uma função social importante: dar a qualquer um o sentimento de uma verdade e de um bem comuns. A partir de meados do séc. XII, a função e o destino do livro mudam de forma considerável. Uma após outra, todas as diferentes regiões do Ocidente cristão ascendem a formas de vida social diferenciada, formas que exigem documentação escrita, livros mais numerosos e especializados. A
- Um exemplo da relação do português com outras línguas no séc. XVIPublication . Balula, João PauloA leitura das Cartas que os Padres e Irmaos da Companhia de Iesus escreverão dos Reinos de Iapão e China aos da mesma Companhia da India e Europa, desdo anno de 1549 atè o de 1580 levou-nos a registar uma série de notas, aqui apresentadas, sobre os contactos do Português com outras línguas, ao longo do século XVI.
- Flywheel -" A Bateria Electromecânica"..Publication . Carvalho, António Manuel Santos; Marques, Bruno Filipe; Apura, Paulo Fernando da CostaDesde sempre, o homem necessitou de fontes energéticas. Uma vez que essas fontes não estão sempre disponíveis, existe a necessidade de armazenar a energia para utilização posterior. Isso passa-se com os seres vivos que, alimentando-se, conservam a energia dos alimentos sob a forma de compostos químicos no próprio organismo. Com o desenvolvimento da civilização tornou-se óbvio o armazenamento de várias formas de energia. No caso de um painel solar, só se produz energia durante as horas do dia. Mas o homem também vive de noite, necessitando também de energia eléctrica. Torna-se então clara a necessidade de armazenar a energia produzida durante o dia, muitas vezes em excesso, pois nem sequer é utilizada.
- A génese da aprendizagem da língua escritaPublication . Bento, Joaquim R.Apresentam-se os resultados de investigações realizadas sobre a génese da aprendizagem da língua escrita em crianças argentinas em idade pré-escolar.
- Humanismo e Erasmismo no Renascimento português. Pedro Sanches e a musa de Roterdão: o (des)velado Cálamo de pendor ErasmistaPublication . Cardoso, Luís Miguel Oliveira de BarrosO Manuscrito F.G. 6368 da Biblioteca Nacional de Lisboa, relicário da obra de Pedro Sanches, inclui um poema em 161 hexâmetros dactílicos, com o título De Superstitionibus Abrantinorum, ou seja, «Acerca das Superstições dos Abrantinos», que mereceu aturado estudo por parte do Doutor Américo da Costa Ramalho 1 e que se revela um texto basilar para a compreensão da personalidade do nosso humanista. Este poema denota um pendor erasmista se tivermos em mente um desvelado cálamo que ousou entrar nos domínios da crítica do exercício da religião. Porém, se o texto pode atestar o perfume da Musa de Roterdão, o autor, talvez devido às suas grandes responsabilidades na Corte - «Supremi Senatus a Secretis, rege Sebastiano», de acordo com o Ms. F.G. 6368 da B.N.L. - não o publicou, nem a outros semelhantes que talvez tivesse escrito, pelo que o cálamo erasmista de Sanches se apresenta velado, em relação à sua época e em relação ao próprio perfil do humanista, no que concerne à sua simpatia para com Erasmo.
- Integração escolar de minorias étnicas e de luso-descendentes em situação de retornoPublication . Matos, Isabel Aires deEste artigo pretende contribuir para o debate sobre a introdução de um ensino bilingue nas escolas portuguesas, tendo como público-alvo as minorias étnicas e os luso-descendentes em situação de retorno.
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