ESTGV - DEC - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTGV - DEC - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by Title
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação da metodologia BIM em um projeto de infraestrutura de transportePublication . Mello, Laura Zago de; Vasconcelos, António Luís Pimentel; Domingos, Matheus David InocenteDevido ao seu caráter inovador e integrativo, a Modelagem de Informação da Construção (BIM) representa um dos maiores avanços da construção civil nos últimos anos. Esta metodologia utiliza modelos tridimensionais inteligentes para consolidar informações detalhadas sobre um projeto, além de facilitar a integração de dados entre diferentes áreas e o compartilhamento eficiente de informações. No contexto da infraestrutura de transportes, a adoção do BIM ainda é limitada devido à falta de profissionais capacitados e aos altos custos de implantação. Neste cenário, o presente trabalho avaliou os benefícios do uso da metodologia BIM 5D em comparação às ferramentas computacionais tradicionais (CAD/3D), aplicadas em um projeto das vias de acesso da Central Solar Fotovoltaica da Senhora da Póvoa, em Portugal. Verificou-se que a utilização das ferramentas BIM permite a extração automática de informações relevantes para o projeto, ao passo que as ferramentas convencionais requerem um tratamento manual dessas informações. Além disso, foi desenvolvido um planejamento detalhado de execução utilizando o software Navisworks, o que possibilitou simular o cronograma de execução, integrar custos aos prazos e gerar uma visualização sequencial do processo construtivo, proporcionando uma análise mais precisa e um acompanhamento mais eficaz das etapas do projeto. Portanto, conclui-se que a integração das dimensões 4D e 5D no BIM possibilita um controle mais rigoroso das atividades e dos custos, aumentando a probabilidade de conclusão do projeto dentro dos prazos e com o orçamento inicialmente estabelecido.
- Modelação BIM dos sistemas de abastecimentos de água e de drenagem de águas residuaisPublication . Eccel, Valentina Parcianello; Almeida, Ricardo Manuel dos Santos Ferreira de; Milani, Cleovir JoséA indústria da construção civil requer colaboração multidisciplinar e eficiente entre profissionais de engenharia e arquitetura. O Building Information Modeling (BIM) surge como uma solução para integrar essas áreas, usando modelos digitais para otimizar o planejamento e execução de projetos complexos. Softwares como o Revit e o CYPE são usados para diferentes aspetos do projeto, permitindo a integração e identificação de erros. No entanto, a aplicação desses softwares é ineficaz sem uma compreensão adequada das normas vigentes, enfatizando a importância do estudo normativo para análise precisa dos resultados, uma vez que podem existir diferenças no dimensionamento entre as metodologias tradicionais e as metodologias BIM. A presente dissertação é a apresentação de um estágio focado em resolver a ausência dos projetos das redes hidráulicas na sede da empresa RIPORTICO. Os trabalhos tiveram início com o desenvolvimento do modelo arquitetónico utilizando o software Revit. O desenvolvimento dos projetos da rede de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais foi desenvolvido utilizando o método tradicional e o software CYPE, e os resultados foram então comparados. Durante os trabalhos foi testada também a interoperabilidade entre os softwares e a eficiência da troca de informação entre eles. Foi testada também o uso da plataforma BIMserver.center como forma de compatibilização dos projetos desenvolvidos. Por fim, concluiu-se que o dimensionamento realizado da forma tradicional e pelo CYPE apresentou resultados muito semelhantes devido a possibilidade de alteração de parâmetros do software, sendo uma boa forma de otimização dos trabalhos.
- Projeto de Requalificação da Rua das LavadeirasPublication . Junior, Sérgio Alves Neves; Vasconcelos, António Luís Pimentel; Gadda, Tatiana Maria CeccyEste relatório de estágio tem por objetivo descrever a conceção de um projeto de reabilitação de um acesso rural na Freguesia de Orgens no Concelho de Viseu. É feito um resumo das atividades realizadas durante o período de estágio na Câmara de Viseu, onde foi desenvolvido o projeto de Requalificação da Rua das Lavadeiras, utilizando principalmente dos softwares AutoCAD Civil 3D e o Kenpave. Este documento descreve os procedimentos desenvolvidos e mostra como o projeto de requalificação pode ser desenvolvido, especialmente no tocante às definições do traçado, perfis longitudinais e transversais, bem como a drenagem e a pavimentação. Por fim é feita uma conclusão sobre o investimento do projeto e a comparação entre o pré-dimensionamento e o dimensionamento final do pavimento. A análise comparativa entre o pré-dimensionamento e o dimensionamento final do pavimento revelou que o método utilizado demonstrou eficácia e adequação às condições do local. A análise entre os valores de dimensionamento usuais e os adotados no projeto ressalta a importância de considerar as particularidades de cada contexto para otimizar os recursos disponíveis e garantir a qualidade das intervenções em infraestrutura viária. Este estudo contribui para o campo da engenharia civil ao demonstrar a viabilidade de abordagens alternativas no dimensionamento de pavimentos
- Simulação energética com recurso a ferramentas BIM: análise da interoperabilidadePublication . Braganhol, Jhon Alex de Oliveira; Almeida, Ricardo Manuel Dos Santos Ferreira de; Krüger, Eduardo LeiteO crescente interesse pela eficiência energética dos edifícios tem origem na preocupação global com o consumo de energia em excesso, a escassez de recursos e o impacto ambiental para a produção da mesma. Em edifícios já construídos, o desafio da eficiência energética é, muitas vezes, ainda mais complexo. Por outro lado, as ferramentas de simulação térmica e energética permitem analisar o impacto de diferentes soluções e perspectivar o potencial de poupança energética. Ao conceito de Building Information Modeling (BIM) está associado um modelo do edifício, sistemático e parametrizado, de forma que as informações inseridas no modelo podem impactar diretamente nos resultados das simulações. Assim, é possível beneficiar de um modelo BIM detalhado para a análise da sua eficiência energética. Este estudo propõe avaliar a interoperabilidade entre os softwares Autodesk Revit e Cype, no contexto da simulação do desempenho energético. O trabalho foi desenvolvido com utilização do edifício sede da empresa Riportico como estudo de caso. Apesar da agilidade na troca de informações parametrizadas, ocorreram limitações na interoperabilidade entre Revit e CYPE, requerendo retrabalho na adaptação dos elementos para análise energética. A execução do trabalho revelou a funcionalidade das ferramentas BIM em diferentes softwares, avaliando a compatibilidade de formatos de arquivos e o nível de informação mantido na interoperabilidade.