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Recent Submissions
- Ler no século XXIPublication . Melão, DulceEm tempos de constante redefinição do conceito de leitura e, por consequência, da demanda de um consenso possível sobre o amplo manto de significados que cobre a expressão «Ler no século XXI», procuraremos percorrer um dos seus itinerários de indagação em perene inacabamento. Tal itinerário contempla a apresentação dos resultados de um estudo que realizámos, incidindo nas representações sobre a leitura de estudantes futuros profissionais da Educação, a frequentar um 1.º Ciclo de estudos de Bolonha, e sua influência em futuras práticas educativas. Na multidimensionalidade e riqueza das representações que emergiram de tal estudo, destacou-se a associação do conceito de leitura às palavras conhecimento e compreensão, bem como a preferência dos estudantes pelo livro impresso nas práticas de leitura a desenvolver com o seu futuro público. A leitura com fins recreativos foi amplamente depreciada pelos estudantes, bem como o desejável entrelaçamento entre leitura, prazer, partilha e afetos, apesar de, na sua maioria, declararem gostar de ler. Dada a acrescida responsabilidade destes estudantes na formação dos leitores do século XXI, pensamos que as suas representações sobre a leitura são um elemento relevante no âmbito de um debate mais alargado sobre as práticas de leitura que se vão entretecendo nos múltiplos espaços do/no nosso quotidiano.
- "Percepção&Acção" - O Processo de Tomada de Decisão no KaratéPublication . Avelar-Rosa, BrunoNeste documento é nossa pretensão centrar-nos na expressão agonística do Karaté, ocorrente em especial na situação de Kumité, optando por abordar os aspectos perceptivos em correlação dinâmica e permanente com as questões relacionadas com a acção – através da decisão tomada (execução) mas também contemplando os processos de decisão ocorrentes. Neste sentido, o processo de organização do treino tático deverá ter em consideração o conhecimento da realidade perceptiva do praticante (através da estimulação do comportamento habitual nos expert) conjuntamente com a realidade práxica do combate de Karaté (caraterizadora das múltilplas possibilidades de acção). Desta relação, emerge o desenvolvimento de um pensamento tático o qual fundamenta e potencia os diferentes processos de tomada de decisão contextualizados no âmbito ecológico do combate.
- Treino de Jovens: Princípios OrientadoresPublication . Avelar-Rosa, BrunoDocumento que recolhe os traços gerais da intervenção do treinador de jovens, considerando as possíveis orientações pedagógicas, os eixos de evolução do praticante, os diferentes modelos didáticos de iniciação, os momentos idóneos para a intervenção nas diferentes qualidades motoras e a relação entre o treinador de jovens e os restantes agentes implicados no processo (destacando-se, naturalmente, os pais).