RE - Número 19 - Junho de 2000
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Educação em Ciências: Novas OrientaçõesPublication . Costa, José António MarquesAo pretender apresentar uma panorâmica sobre as tendências actuais no ensino das ciências, forçoso se torna fazer alguma referência acerca do que tem sido o ensino das ciências nas últimas décadas e do seu efeito na aprendizagem dos alunos. Durante muitos anos o ensino das ciências nos diferentes níveis de escolaridade esteve centrado na memorização de conteúdos (factos e leis), na realização de actividades de mecanização e na aplicação de regras à resolução de questões semelhantes às anteriormente apresentadas e resolvidas pelo professor (Costa,1999). Esta visão mecanicista entendia as ciências como um corpo organizado de conhecimentos e regras a aprender e a aplicar sem qualquer ligação com a realidade (Domingos, Neves & Galhardo, 1987).
- Programa FOCO - A Opinião dos Professores é Importante ... Resultado de um Inquérito Feito aos Professores da Zona de Influência da Escola Superior de Educação de ViseuPublication . Ribeiro, AntónioA institucionalização da formação contínua de professores consignada na Lei de Bases do Sistema Educativo Português em 1986 e institucionalizada em 1992, começa a ser entendida pelos seus principais intervenientes, os professores, como mais uma medida tendente a melhorar as condições em que decorre todo o processo ensino/aprendizagem. Confrontados com uma carreira onde a progressão não dependia apenas do tempo de serviço mas, em grande medida, da obtenção de unidades de crédito, chegou-se a suspeitar que a obrigatoriedade de frequentar acções de formação iria constituir apenas e só, mais um processo para obstaculizar tal progressão.
- Relatório da Formação Contínua de Professores 98Publication . Ribeiro, AntónioEscrever sobre formação de professores pressupõe que se identifiquem algumas das funções que a escola, ao longo dos séculos, tem desempenhado na sociedade contextualizando-as em épocas bem situadas. Um modelo de formação dos professores não pode ser entendido de forma isolada. A escola está, na opinião de Valentini (1979) estreitamente ligada à evolução da sociedade e essa ligação apresenta-se cada vez mais complexa à medida que nos aproximamos dos tempos modernos. Galhardo et al. (1987), afirmam ser um sistema educativo o reflexo da sociedade em que se insere e da prospecção no futuro das linhas mestras da sua evolução. Por seu lado, Pérez Gómez (1992), refere-se à formação de professores como sendo um domínio profundamente dominado e determinado pelos conceitos de escola, ensino e currículo prevalecentes em cada época.
- Despacho 112/SERE/SEEBS/93 112 - Inventário das Convicções dos ProfessoresPublication . Mouraz, Ana MariaO Despacho Conjunto 112/SERE/SEEBS/93 de 17 de Junho determina que os alunos, no 1º ciclo do ensino básico, quando retidos, devem acompanhar o seu grupo / turma de referência. Saber o que pensam os professores do 1º CEB acerca dessa disposição legal, e como trabalham com a diversidade existente na sua sala de aula é o problema a que este estudo piloto pretendeu responder.
- Ler e Escrever com a Banda DesenhadaPublication . Sá, Cristina Manuela1.1. O aparecimento do conceito de literacia e a publicação de trabalhos com ele relacionados (cf. Benavente et al., 1996) apontam para uma necessidade cada vez maior de desenvolver a capacidade de tratamento do texto escrito a todos os níveis, tanto em compreensão como em produção. 1.2. A didáctica da leitura e da escrita não podiam ficar indiferentes a esta necessidade, que se manifesta de forma cada vez mais premente na sociedade actual.
- António Alves Martins, António Franco Alexandre e Luís Miguel Nava: Breve Roteiro Amoroso a Partir de Três Livros de Poetas Nascidos em ViseuPublication . Sousa, MartimSobre os espaços de eleição de escritores muito se tem falado. Ninguém contestará poder pensar-se o universal e universalista Vergílio Ferreira como o romancista de Melo - lembre-se ,a propósito , a afirmação de Guimarães Rosa, o escritor do sertão, que postula que quanto mais regional mais universal 1 -, como, aliás, Shakespeare é o escritor de Londres e Stratford-upon-Avon, Kafka o de Praga, Joyce o de Dublin, Eça (com Cardoso Pires) o de Lisboa, Camilo o do Porto, Bernardes o do Neiva, Dickens o de Londres, Hugo o de Paris, Twain o do Mississipi, Wittgenstein o de Viena ...2
- Creta: Despojos Acumulados do TempoPublication . Cunha, Vasco Oliveira ePelas quebradas de vertigem das Lefka Ori, das Montanhas Brancas (1), e pelos planaltos altaneiros de Lasithi (2) de Creta ecoou a fúria insana de Kronos (3), a tentativa desesperada de furtar a Rhea (4), sua irmã e esposa, o filho terceiro, Zeus, acabado de nascer numa caverna do Monte Idi (5) com a ajuda dos espíritos e dos deuses, dos Daktyloi Idaiou (6), tantos quantos os dedos das mãos humanas. Para o devorar, como fizera aos irmãos, Hestia (7) e Deméter (8), e como faria depois a Hera (9), a Hades(10) e a Poseidon (11). Para que se não cumprisse a profecia de Gaia, a mãe Terra, e de Urano (12), os pais de Rhea, de que um dia o pai do tempo seria destronado por um dos seus próprios filhos (13).
- EURASHE European Association of Institutions In Higher EducationPublication . Lopes, Rita CastroFoi fundada em 1990 em Patras, na Grécia, e é, hoje, uma organização de peso que lida com os novos desafios da internacionalização da educação no palco europeu- Associação Europeia de Instituições do Ensino Superior (Eurashe). Esta organização, que representa as instituições do ensino superior não-universitário (politécnico e outros sub-sectores equivalentes), tem como objectivo fundamental contribuir para internacionalização destas instituições, a todos os níveis, fortalecendo a sua capacidade de responder de um modo rápido e flexível às necessidades e exigências do novo mercado de trabalho, que tem sido aliás o grande objectivo da "experiência politécnica" um pouco por todo o mundo.
- Eurashe - Conferência do 10º Aniversário "Pan Metro Ariston"Publication . Silva, SóniaFoi nos passados dias 26 e 27 de Maio, em Chania (Creta, Grécia), no âmbito da 10ª Conferência da Eurashe (European Association for Higher Education – uma associação europeia de instituições de ensino superior não universitário), que tive o prazer de, pela primeira vez, ouvir Sócrates Kaplanis, uma figura sui generis, de quem tinha já ouvido falar por diversas vezes, conhecida pela sua saudável irreverência e perturbante personalidade. Professor no Technological Educational Institute de Patras (Grécia), e membro fundador da Eurashe, Sócrates tem sido uma presença constante nas conferências anuais desta Associação e um elemento indispensável no reavivamento dos ensinamentos clássicos (ao mesmo tempo tão contemporâneos), não fosse ele um verdadeiro grego, até mesmo de semblante. Assim, só poderia ter iniciado a sua intervenção (tarde mas não tardia) com alguns diálogos de Platão e tê-la intitulado PAN METRON ARISTON.
- Investir na região de Viseu - Promover a indústria e acelerar o desenvolvimentoPublication . Simões, Alfredo; Abrantes, José Luís; Batista, Rui; Antunes, Joaquim; Santos, DulceNo contexto da Região Centro, o Distrito de Viseu e, em particular, a parte centro-sul "Dão-Lafões" ocupa um espaço próprio com características que fazem deste território um lugar de charneira entre o Interior e o Litoral beirão. Os movimentos demográficos e a actividade empresarial são bem a prova de que estamos em presença de uma realidade sócio-económica distinta e de transição dentro do espaço regional mais amplo.