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Recent Submissions

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  • O sistema de recompensas remunerações e benefícios
    Publication . Rito, P. N.
    A gestão do sistema de recompensas constitui o desafio maior da GRH. O sistema de recompensas integra a recompensa base, conhecida por salário ou vencimento, os incentivos ligados ao grau de performance obtido individual e em grupo e a recompensa indirecta, os benefícios. Um bom sistema de recompensas é essencial para abandonar os velhos sistemas burocráticos, de baixa produtividade de forma a atingir níveis mais altos de eficiência.
  • A complexidade comunicacional da cultura politica das organizações
    Publication . Rito, P. N.
    A importância de perceber que o estudo da tecnologia é essencial para a compreensão da cultura é evidente. Uma visão realista da interacção da tecnologia com a política, a cultura e outras forças sociais permite uma percepção geral das implicações sociais e filosóficas da tecnologia na vida em comunidade.
  • O comércio electrónico
    Publication . Rito, P. N.
    A área do comércio electrónico é um tema deveras interessante para ser estudado, não só por ser actual e recente, mas também pelo seu crescimento exponencial. A rede mundial (world wide web – www) surgiu há menos de uma década e está longe de alcançar o seu máximo potencial a nível comercial. À medida que a Internet e a www evoluem, também o meio envolvente e as suas aplicações o fazem. O comércio electrónico é uma área que incorpora profundamente várias disciplinas, como a Contabilidade, o Direito Comercial, Sistemas de Informação, Marketing e Gestão. O comércio electrónico é utilizado nas transacções comerciais entre empresas (B2B) e entre empresas e consumidores (B2C). Portanto, não é apenas uma tecnologia, constitui uma forma de conduzir um negócio e tem a capacidade de ter impacto em todos os aspectos da cadeia de valor da empresa. As aplicações do comércio electrónico devem ser feitas no contexto adequado e com uma estratégia ligada à estratégia global da empresa, para que a aplicação do comércio electrónico tenha sucesso.
  • [Recensão a] MCDONAGH, Patrick; GOODEY, C.F.; STAINTON, Tim (eds.) (2021). Intellectual disability. A conceptual history, 1200-1900. Manchester: Manchester University Press, 272 pp., ISBN 978-1-5261-5164-3
    Publication . Nunes, João
    Editada em 2018, esta obra foi objeto de segunda edição em 2021, o que revela ter sido bem acolhida pelo público leitor. Foca-se no estudo da incapa-cidade intelectual, desde o período medieval até finais do século XIX. Reúne contributos de historiadores, mas igualmente de investigadores de áreas disci-plinares diversificadas, desde a literatura aos estudos sociais. De assinalar que um dos capítulos foi feito com contributo de pessoas portadoras de perturbação do desenvolvimento intelectual.
  • Representações do Universo Queirosiano no Cinema e na Televisão
    Publication . Sobral, Filomena Antunes
    Representações do Universo Queirosiano no Cinema e na Televisão.
  • "Electricidade no Ensino Secundário" - Monografia
    Publication . Tavares, Frederico
    O presente trabalho insere-se na prova de dissertação da cadeira “Monografia” e tem como tema a “Electricidade no Ensino Secundário”, inserindo-se assim no campo da ciência exacta que é a Física, na sua vertente educacional. Na primeira fase, o trabalho tem como objectivos: - Análise e discussão dos planos curriculares e conteúdos programáticos apresentados pelo Ministério da Educação para o 8º e 10º ano de escolaridade para o tema em questão, quer sob o ponto de vista científico, quer sob o ponto de vista pedagógico; - Análise e discussão de um livro de texto do ensino secundário que aborde o tema “Electricidade” e sua relação com o programa curricular atrás referido sob o ponto de vista científico, pedagógico e didáctico. Na segunda parte, o trabalho tem objectivos tais como: - Análise e discussão dos artigos “Research as a guide for curriculum development: An example form introdutory electricity: Part I - Investigation of Student Understanding” e “Part II - Design of Instructional Strategies”, de McDermott, Lillian e Shaffer, Peter S., Nov. 1992, American Journal of Physics, Nº60, págs. 994-1013; - Contextualizar os artigos analisados no panorama do ensino português, em concordância com os factos analisados e os resultados obtidos nestes artigos e na primeira parte do trabalho de monografia, .fazendo a ligação entre o que foi retirado dos artigos e o panorama do ensino das Ciências Físico-Químicas em Portugal Com este trabalho espera-se obter uma melhor noção do que é o ensino das ciências fisico-químicas, os seus conteúdos e objectivos, o que é ser professor e também as dificuldades que se nos podem deparar. Além disto, espera-se obter um maior esclarecimento sobre o que é um livro de texto dirigido para o ensino da Física, quais os conteúdos a abordar, em que contexto é que os mesmos se inserem na sociedade actual, quais os recursos disponíveis para os alunos e como é abordado o tema “Electricidade” no ensino actual. Pretende-se ainda que este trabalho possa dar um contributo esclarecedor sobre o que são os programas curriculares apresentados pelo Ministério da Educação e de que modo esses mesmos programas se relacionam com as preferências dos alunos e de que modo o aluno encara a ciência, perspectivando assim o que é ser professor, o que é o ensino, como abordar um dado tema, quais as noções a transmitir aos alunos e fazer a respectiva interligação entre programa curricular/livro de texto/aluno. Além disso, com a análise dos artigos atrás referidos e na posse de um certo conhecimento sobre os programas e livros de texto para o ensino, pretende-se identificar quais as dificuldades mais veementes dos alunos e como as esclarecer.