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- A avaliação de desempenho docente na perspetiva dos diretores escolares: Um estudo empíricoPublication . Gonçalves, Maria; Melão, NunoA avaliação de desempenho docente é, na atualidade, amplamente encarada como uma estratégia que promove a eficácia dos sistemas de ensino. No entanto, a implementação de modelos avaliativos que visam conciliar o desenvolvimento profissional dos professores e a melhoria e qualidade das aprendizagens dos alunos tem gerado debate em torno dos propósitos e dispositivos legais da avaliação de desempenho. Neste contexto, importa conhecer a perspetiva dos diretores de escolas relativamente à avaliação de desempenho, já que sobre eles recai uma responsabilidade especial no processo. O objetivo deste estudo é o de compreender as perceções dos diretores de escolas sobre a avaliação de desempenho docente bem como o modelo de avaliação implementado pelo D.R. n.º 2/2010. O estudo é de natureza qualitativa e baseia-se em entrevistas semiestruturadas com doze diretores de escolas. Conclui-se que os diretores reconhecem a importância da avaliação de desempenho e têm expectativas positivas acerca dos seus efeitos. Contudo, na sua perspetiva, o modelo de avaliação do D.R. n.º 2/2010 não satisfez essas expectativas.
- O comércio electrónicoPublication . Rito, P. N.A área do comércio electrónico é um tema deveras interessante para ser estudado, não só por ser actual e recente, mas também pelo seu crescimento exponencial. A rede mundial (world wide web – www) surgiu há menos de uma década e está longe de alcançar o seu máximo potencial a nível comercial. À medida que a Internet e a www evoluem, também o meio envolvente e as suas aplicações o fazem. O comércio electrónico é uma área que incorpora profundamente várias disciplinas, como a Contabilidade, o Direito Comercial, Sistemas de Informação, Marketing e Gestão. O comércio electrónico é utilizado nas transacções comerciais entre empresas (B2B) e entre empresas e consumidores (B2C). Portanto, não é apenas uma tecnologia, constitui uma forma de conduzir um negócio e tem a capacidade de ter impacto em todos os aspectos da cadeia de valor da empresa. As aplicações do comércio electrónico devem ser feitas no contexto adequado e com uma estratégia ligada à estratégia global da empresa, para que a aplicação do comércio electrónico tenha sucesso.
- A estratégia 2020Publication . Marques dos Santos, Paula
- O papel da educação na promoção da diversidade e sustentabilidadePublication . Oliveira, Ana MariaNa sequência de todos os problemas do foro ambiental, económico e de todas as calamidades sociais que têm caracterizado as sociedades actuais, encontramo-nos perante uma «autêntica emergência planetária», que exige uma rápida mudança nos nossos hábitos e comportamentos (Gil-Pérez &Vilches, 2006). Como a educação desempenha um papel crucial na mudança que se faz sentir, no seu 57th encontro em Dezembro de 2002, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclama os anos 2005 a 2014, como a Década para o Desenvolvimento Sustentável, enfatizando que a educação é um elemento indispensável para alcançar o desenvolvimento sustentável: «there is a world where everyone has the opportunity to benefit from education and learn the values, behavior and lifestyles required for a sustainable future and for positive societal transformation» (UNESCO, 2004: 4). A educação para o desenvolvimento sustentável é vista como um processo de aprender para mudar, uma aprendizagem sobre como tomar decisões que considerem os futuros da economia, da ecologia e da igualdade de todas as comunidades a longo prazo (Tilbury & Podger, 2004). A educação para o desenvolvimento sustentável passa pelo desenvolvimento de capacidades pessoais de análise, avaliação, criatividade, comunicação, cooperação, assim como pelo fortalecimento da motivação e coragem necessárias para a efectiva implementação da mudança. A educação tem como objectivo alcançar a sustentabilidade, diferindo dos enfoques anteriores da educação ambiental, uma vez que visa desenvolver relações mais próximas entre a qualidade ambiental, a equidade humana, os direitos humanos e a paz, não se focalizando apenas na dimensão ambiental. Contudo, importa salientar que não existe um modelo universal de educação para o desenvolvimento sustentável, tem de ser adaptada aos contextos em que decorre, tendo em conta não só os aspectos económicos, sociais e culturais mas, principalmente, as necessidades, expectativas e contextos vivenciais dos educandos. Ela é tão importante e relevante para os países desenvolvidos como para os países em vias de desenvolvimento. Assim, cada país, em cada região, em cada escola, deve criar o seu próprio modelo de educação, definindo objectivos e prioridades de forma a ir ao encontro das condições ambientais, sociais, económicas e culturais que vivencia. Importa salientar que a educação para o desenvolvimento sustentável é destinada a todos e a sua perspectiva de aprendizagem é para a vida inteira, envolvendo diferentes espaços, formais e informais, da infância até a fase adulta. Assim, a par de uma educação que consciencialize os alunos para os problemas do foro ambiental e económico-político que ameaçam o nosso Planeta, é imprescindível integrar a diversidade linguística e cultural no quadro de uma educação para o desenvolvimento sustentável, que prepare os alunos para a convivência, para o respeito e diálogo intercultural num mundo globalizado. Esta interdisciplinaridade e integração curricular da sensibilização à diversidade linguística e a educação para o desenvolvimento sustentável é imprescindível uma vez que os problemas globais que hoje enfrentamos implicam que os cidadãos actuais e das gerações futuras sejam capazes de estabelecer interligações entre diferentes assuntos, de compreender interacções que lhes permitam entender como se organiza e evolui a sociedade, bem como descodificar os desafios dos nossos tempos. E somente uma integração do desenvolvimento sustentável no currículo de forma global e transdisciplinar pode preparar os alunos para pensarem da forma holística, interactiva e crítica.
- Physical Education Teachers’ Representations of Their Training to Promote the Inclusion of Students with DisabilitiesPublication . Celestino, Tadeu Ferreira de Sousa Celestino; Jales Ribeiro, Esperança; Morgado, Elsa Gabriel; Leonido, Levi; Pereira, AntoninoSchool inclusion is based on the need to adopt and implement a holistic view of education, training, and human development embodied in the idea of everyone, for everyone. In the context of Physical Education (PE), there are still several constraints to the realization of this universal desideratum. Among these, teacher training and qualification for the inclusion of students with Specific Health Needs (SHNs) stands out. That is, students with physical and mental health problems whose impact is significantly manifested in the learning process. Thus, the objective of this study was to identify the representations of PE teachers about their training to develop inclusive processes with students with SES. Participants in this study were 151 PE teachers from different regions and districts of Portugal (Algarve, Aveiro, Castelo Branco, Lisbon, Porto, and Viseu) who had 23.6 ± 8.1 years of teaching service. Teachers answered an online questionnaire, on the Google Forms platform, with open and closed questions about their education and training to develop inclusive processes in PE. The results indicate two significant dimensions: (1) initial training for teaching inclusive PE and (2) continuous training for inclusion. Regarding initial training, a large majority of the teachers under study, at the end of their initial training, did not have the essential skills to teach PE to students with SES. It was also identified that a large majority reported not having had any contact with students with SES throughout their training process for teaching. It was also recognized that this training was not adjusted to the development of intervention skills with students with SHN. Regarding continuous training, it was identified that attendance at this training increased their skills to teach PE to students with SHN. Workshops/actions/training courses are the main training models adopted. However, it is recognized that the training provided does not respond concretely to their training needs to intervene with students with SHN, since teachers essentially seek to improve intervention in the context of inclusive physical education. We conclude that teacher training for inclusion is not yet fully adjusted to the reality of the inclusive school paradigm. In this sense, in practical terms, the following are suggested: (1) the need for reinforcement in study plans with specific and long-term curricular units; (2) the introduction of real practice components in context; and (3) supervised pedagogical practice in diverse contexts.
- Quality Management and Excellence in the third sector: examining European Quality in Social Services (EQUASS) in non-profit social servicesPublication . Melão, Nuno; Maria Guia, Sara; Amorim, MarleneThird sector organisations are increasingly pressured to implement Quality Management and Excellence programmes. However, there is a paucity of literature investigating the impacts of such programmes. This research discusses the benefits, pitfalls, and professional practice effects of the implementation of the European Quality in Social Services (EQUASS) certification in non-profits. It uses a qualitative multiple case study approach of four Social Services Organisations (SSO) that have adopted the Assurance and Excellence levels of EQUASS. The findings indicate evident enhancements in process quality, whereas service outcome improvements or economic benefits were unclear. Although some impacts are specific to EQUASS Assurance and Excellence, they are consistent in many ways with those of ISO 9001 and the European Foundation for Quality Management Excellence model, respectively. The practice of social workers became more systematic and user centric, while their workload and time management difficulties also increased. Overall, the EQUASS certification may generate benefits that offset costs, but some challenges remain if quality of service/life is to clearly improve in SSO.
- Representações do Universo Queirosiano no Cinema e na TelevisãoPublication . Sobral, Filomena AntunesRepresentações do Universo Queirosiano no Cinema e na Televisão.
- WOM antecedents of city residents: differences between men and womenPublication . Santos, Sara; Santo, Pedro Espírito; Augusto, LuísaThe impact of the COVID-19 pandemic on tourism has reduced the flow of visitors to cities, paralyzing what was a growing sector in recent years. Currently, cities urgently need to attract tourists to their territories. In this dissemination of cities, the role of citizens residing in cities cannot be neglected since, through their word of mouth (WOM), they promote their cities' experiences, infrastructure, and atmosphere. However, the WOM of cities differs between men and women. In this context, our study aimed to explore the factors that influence WOM by men and women residing in cities, identifying that infrastructure, atmosphere, and perceived psychological well-being play an essential role in this influence. Thus, this cross-sectional study obtained data through a questionnaire that resulted in a sample consisting of 428 individuals. The hypothesis test was carried out using SMART PLS software and identified that infrastructure, atmosphere, and perceived psychological well-being positively influence citizens' WOM. In this context, our research contributes to those responsible for cities to develop actions, with their citizens, with the aim of disseminating their heritage and encouraging tourists to visit the territories through them.