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ESTGL - DCSH - Resumos de eventos científicos não indexados à WoS/Scopus

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  • Benefícios do programa de mentoria para a população estudantil do Instituto Politécnico de Viseu
    Publication . Marques Dos Santos, Paula; Coelho, Inês; Lopes, Mariana; Rodrigues, Mariana; Alves, Ana Berta; Campos, Sofia; Coutinho, Emília
    O presente trabalho de investigação, subordinado ao tema “Benefícios do Programa de Mentoria para a População Estudantil do Instituto Politécnico de Viseu”, tem como finalidade contribuir para melhorar as práticas inclusivas nessa instituição de ensino superior (IES). A implementação dos princípios da educa-ção inclusiva no ensino superior é um desafio à própria instituição, professores e estudantes, o que pode ser concretizado na implementação de Programas de Mentoria.
  • Programa de mentoria no Politécnico de Viseu – perceções dos grupos envolvidos no projeto piloto acerca das melhorias a desenvolver
    Publication . Coutinho, Emília; Alves, Susana; Coutinho, Salomé; Jesus, Margarida; H, Vala; Costa, Cristina Amaro Da; Marques Dos Santos, Paula
    O Programa de Mentoria (PM) assume-se como um meio por excelência de promoção de inclusão dos estudantes no contexto académico e institucional, independentemente das suas características individu-ais. Como tal, o PM deve ser planeado de forma consistente, estabelecendo-se, desde o início, metas e objetivos comuns ao mentor e mentorado, com vista à satisfação, realização, produtividade, benefícios, reconhecimento do outro na sua singularidade, respeito, suporte emocional, habilidades de gestão, habi-lidades interpessoais e reflexão crítica. É com base nestes pressupostos, que surge o presente estudo que pretende: conhecer as melhorias sugeridas à implementação do programa de mentoria, de acordo com as perceções dos diferentes gru-pos focais, tutores, mentores e mentorados; identificar as semelhanças e diferenças entre as melhorias sugeridas ao programa de mentoria nos vários grupos focais; e construir uma proposta de melhorias complementares ao projeto piloto, o qual foi desenvolvido durante o ano letivo 2019-2020 em duas uni-dades orgânicas do Politécnico de Viseu. Segundo Correia (2009), a inclusão, não consiste em “juntar as partes num todo”, mas sim em “fazer parte de um todo”, o que “implica o desenvolvimento de um sentido de comunidade onde, em apoio mútuo, se fomente o sucesso escolar para todos os alunos”. Para o mesmo autor, a inclusão pressupõe a inserção incondicional. Para haver inclusão, é necessário romper com os sistemas tradicionais, apostando em transformações profundas, de modo a beneficiar todos os estudantes.
  • Significados atribuídos ao programa de mentoria no Politécnico de Viseu
    Publication . Coutinho, Emília; Santos, Elisa; Esteve, Inês; Tavares, Ana Rita; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Correia, Paula; Marques Dos Santos, Paula
    Este estudo pretende apresentar uma nova abordagem aos dados recolhidos, através das ferramentas metodológicas do estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa. Para este estudo, utilizou-se como principal método a abordagem sociopoética, uma pesquisa que potencializa a produção coletiva, incentiva a criatividade e reconhece as manifestações artísticas e culturais, explorando o potencial cogni-tivo das sensações, das emoções, da gestualidade, da imaginação, intuição e razão (Elias, A. D. S. et al, 2016). A expressão dos co-pesquisadores ganha escala e potencializa-se na pesquisa desenvolvida (Fonseca, Silveira, Tavares, & Carvalho, 2017). Assim, tendo por base o estudo desenvolvido no âmbito do programa piloto já referido, foram ouvidas as gravações de dois mentores de entre quinze inquiridos, de dois mentorados de entre quinze inquiridos e um tutor de entre os dois inquiridos. Aos mesmos men-tores, mentorados e tutor foi também solicitada a participação numa sessão, desenvolvida através da técnica de teatro-imagem, onde simularam um momento da relação de mentoria estabelecida de modo a que estes expressassem o significado de mentoria para os mesmos. Desta forma, pretendeu-se perceci-onar os significados atribuídos ao programa piloto de mentoria, por mentores, mentorados e tutores, aquando da realização das primeiras gravações (entrevistas do projeto piloto) e o momento atual (através da recolha de dados na sessão de teatro-imagem), procurando sistematizar os principais contributos al-cançados que, por sua vez, nos permitirão apresentar melhorias para a consolidação do Programa de Mentoria no PV, nos próximos anos letivos. Os dados foram tratados através de análise qualitativa, no software NVivo, versão 12.0.