Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Estrutura e Organização do Desporto (em Idade) Escolar: Análise do Modelo de Barcelona e seu Contributo para a Realidade Portuguesa
    Publication . Avelar-Rosa, Bruno
    A análise realizada baseia-se na experiência do autor como Técnico Superior do Institut Barcelona Esports do Ajuntament de Barcelona (Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Barcelona) entre 2006 e 2009 e assume como objectivo observar a realidade estrutural do Desporto (em idade) Escolar, perspectivando a contribuição e papel de clubes, escolas e autarquias no estabelecimento de uma rede de desenvolvimento da prática desportiva nos jovens em idade escolar. Para tal, o modelo da cidade de Barcelona (e sua inserção na estrutura catalã) é utilizado como referência crítica relativamente à realidade portuguesa.
  • Articulação Pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico - Uma Proposta Ecológica a Partir da Actividade Física e Desportiva (AEC)
    Publication . Avelar-Rosa, B; Figueiredo, Abel
    O presente documento incide nas possibilidades de articulação pedagógica que conferem as diferentes Actividades de Enriquecimento Curricular, assumindo por eixo de observação a Actividade Física e Desportiva. Nesta linha são observados os blocos de conteúdos programáticos das diferentes actividades considerados articuláveis, apresentando, neste seguimento, um projecto de reciclagem de material de desperdício para posterior utilização deste como material desportivo. Este projecto, com carácter ecológico, enfatiza a educação para o consumo e o respeito pelo meio ambiente, dando ainda resposta às necessidades de material desportivo específico da maioria das escolas.
  • Prática de Artes Marciais e Agressividade - Manifestação em Jovens Praticantes de Karaté
    Publication . Avelar-Rosa, B; Santiago, Romero; Araújo, Duarte; Serpa, Sidónio
    Estudo sobre a manifestação de agressividade em jovens praticantes de Karaté com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos. Foram observados grupos amostrais de praticantes e não praticantes de Karaté, considerando também a influência do seu nível de prática (experientes e principiantes) e experiência desportiva (para os não praticantes). Para tal, foi utilizado o Questionário de Buss & Perry (1992) adaptado à população portuguesa por Simões (1993) o qual permite mensurar as respostas em 4 itens principais: agressividade física, agressividade verbal, irritabilidade e hostilidade. Os resultados obtidos não suportam a hipótese de que os praticantes de Artes Marciais são tendencialmente mais agressivos mas também não confirmam a crença de que a experiência nestas disciplinas intervém na regulação positiva desta manifestação nos jovens que as praticam.