Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • A implementação digital nas organizações: consequências práticas na relação laboral dos secretários
    Publication . Conde, Manuel; Marques Dos Santos, Paula
    A implementação da digitalização em todos os processos das organizações criou e continua a criar nelas profundas alterações no foro interno e externo. A presente investigação analisa as implicações da implementação da digitalização no aspeto interno das organizações, sobretudo no que concerne às consequências jurídico-laborais para os colaboradores (em especial para os técnicos de secretariado), os quais podem e devem estar na vanguarda deste processo de alteração, dado ser a partir deles que se inicia o iter procedimental dos processos organizacionais em ambiente digital, além de serem eles que os suportam até final.
  • Competências críticas do secretariado ao presente
    Publication . Marques Dos Santos, Paula; Conde, Manuel; Guedes, Anabela
    O presente trabalho procura evidenciar a importância da qualificação dos profissionais de secretariado para o apoio à competitividade das organizações. De facto, pretendemos identificar e caracterizar as competências críticas centrais na formação superior destes profissionais que lhes permitam adquirir a capacidade do apoio especializado para pensar e interpretar as organizações, identificar possibilidades de negócio e/ou de rentabilização das estratégias definidas. O estudo que agora apresentamos segue a metodologia quantitativa, fundamentando-se na pesquisa bibliográfica e exploratória e, além do suporte teórico, baseiase ainda nos resultados obtidos através de um inquérito por questionários a ex-alunos da licenciatura de secretariado de administração de uma instituição de ensino superior.
  • Liberdades e limites jurídico-laborais na gestão das organizações hodiernas
    Publication . Conde, Manuel; Marques Dos Santos, Paula
    A gestão de pessoas e bens sempre pressupôs e exigiu uma constante atuação ponderada e inovadora por parte dos elementos pertencentes aos órgãos executivos das organizações. De forma espontânea ou por necessidade urgente de adaptação devido a contingências da conjuntura social e económica, os gestores e todos os seus colaboradores sentem a permanente necessidade de reinventar novas formas de coordenação de todos os elementos constituintes do processo de produção. Pretende-se, neste trabalho, mediante uma metodologia humanístico-interpretativa, fundamentada numa pesquisa bibliográfica e descritiva, e de uma forma reflexiva, abordar a gestão de recursos humanos de uma organização, a qual, independentemente da validade de uma nova ideia e, em abstrato, poderá ser caracterizada como (r)evolucionária, estará sempre dependente das aptidões físicas e intelectuais dos seus destinatários e, também, dos limites que a lei, em especial, a laboral, lhe pode impor. Destarte o presente trabalho centrase na análise de algumas figuras jurídicas laborais que podem ser um apoio ao processo criativo dos gestores, mas poderão ser também um limite à própria criação, ou pelo menos extensão, dessa nova forma de gerir.
  • O secretário contemporâneo face aos novos paradigmas de gestão e liderança
    Publication . Marques Dos Santos, Paula; Conde, Manuel
    O mundo do trabalho, tal como o conhecemos hoje, exige às organizações uma constante adaptação e busca de novas formas de trabalho, por forma a responder às vicissitudes sociais e a garantir a sobrevivência e competitividade organizacional. Os próprios profissionais, em geral, e os de secretariado, de forma concreta, têm de saber responder a essas mudanças, preparando-se para assumir responsabilidades acrescidas e para se adaptar a novos modelos de trabalho. O presente trabalho procura analisar os paradigmas contemporâneos de gestão e liderança e evidenciar a importância dos profissionais de secretariado no apoio qualificado a esses modelos e paradigmas. Assim, além de identificar e caracterizar as principais teorias de gestão e liderança, pretendemos identificar as competências críticas do secretário para colaborar de forma eficiente no apoio à gestão das organizações. O estudo que agora apresentamos segue uma metodologia humanístico-interpretativa, fundamentando-se na pesquisa bibliográfica e reflexiva através da qual, além do suporte teórico acerca das principais teorias de gestão e liderança, pretende apresentar uma correspondência e associação das competências do secretário a esses modelos de trabalho, apresentando ainda propostas de ferramentas práticas de trabalho para apoiar a ação e o desempenho do secretário.