Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturality
    Publication . Coutinho, Emília; Oliveira, A.; Reis, C.; Oliveira, Isabel; Maltez, L.; Osório, S.; Parreira, V.; Nelas, Paula; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Antunes, Sandra Maria Gouveia; Marques Dos Santos, Paula; Duarte, João
    Introdução Relatos de vivências de exclusão académica apresentam-se como desafios às instituições de ensino superior (IES) na sua capacidade de desenvolverem, mas também de aplicarem políticas promotoras de interculturalidade; Objetivos Conhecer as práticas institucionais interpretadas como barreiras à inclusão e desafios à interculturalidade; e desocultar os sentimentos vividos pela comunidade académica em contextos experienciados que considerem de exclusão; Métodos Estudo qualitativo, fenomenológico-hermenêutico com recurso à entrevista fenomenológica a trinta membros da comunidade académica (estudantes, docentes e não docentes) de uma IES de Portugal, de abril a julho de 2019, com suporte a análise qualitativa de dados apoiada pelo Nvivo12. Este trabalho insere-se num projeto mais alargado intitulado “Práticas inclusivas no Ensino Superior: O desafio de construir comunidade”, autorizado pela Comissão de Ética da Instituição envolvida; Resultados Apresentam-se as categorias “Barreiras à inclusão na instituição” e “Sentimentos vivenciados em experiências de exclusão”. As barreiras à inclusão na instituição mais referenciadas foram barreiras arquitetónicas e desunião hierárquica na instituição. No que concerne aos sentimentos vivenciados em experiências de exclusão, os participantes referenciaram essencialmente o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza; Conclusões. As barreiras arquitetónicas da instituição, o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza são os principais desafios institucionais à inclusão e interculturalidade.
  • Perfil sociodemográfico e prevalência do Helicobacter Pylori em adultos portugueses
    Publication . Amaral, Odete; Fernandes, Isabel; Pereira, Carlos; Veiga, Nélio; Nelas, Paula; Chaves, Claudia; Coutinho, Emília
    Sociodemographic profile and the prevalence of Helicobacter pylori in Portuguese adults Introduction: within the last decades, great importance has been given to the bacterium Helicobacter Pylori. The Helicobacter pylori infection is a public health problem and is recognized as one of the most common chronic infections, estimating that about half of the world’s population is infected with it. This bacterium, located in the gastric mucosa, is related to some pathologies: gastritis, gastric carcinoma, peptic ulcer. Methods: We carried out an observational cross-sectional study with a community sample of adults from the municipalities of Viseu and Satão. The final sample consisted of 166 adults, aged between 19 and 92 years (mean of 46.96 ± 3.17 years), and the majority female (56.6%). Data were collected through a self-administered questionnaire with questions regarding sociodemographic aspects, the family household and daily habits and lifestyles. The H. pylori infection was identified using the urea breath test. The test was performed in the morning after at least 6 hours of fasting. Statistical analysis was performed using the statistical program SPSS 23.0. The prevalences were expressed in proportions and compared by the chi-square test with a level of significance of 0.05. Associations were calculated using the Odds Ratio (OR), with 95% confidence intervals (95% CI). Results: The prevalence of Helicobacter Pylori was 48.8% (50.0% in females and 47.2% in males). We found higher percentages in the female gender, for ages ≤ 50 years, married, with an education level inferior to 12th grade, with a greater number of siblings, and for those who were employed. Nonetheless, the differences were not statistically significant. Conclusion: Almost half of the sample was infected by the Helicobacter pylori bacteria. We found no association between the presence of Helicobacter pylori and gender; age; marital status; schooling, body mass index, professional situation, number of household members and the number of rooms.
  • Significados atribuídos ao programa de mentoria implementado numa instituição de ensino superior
    Publication . Coutinho, Emília; Santos, Elisa; Esteves, Inês; Tavares, Rita; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Correia, Paula; Marques Dos Santos, Paula
    Introdução: O presente trabalho parte do interesse pelo acompanhamento dos processos desenvolvidos e vivenciados no âmbito do Programa de Mentoria de uma Instituição de Ensino Superior, no decorrer do ano letivo 2019/2020. A implementação dos princípios da educação inclusiva no ensino superior é um desafio à própria instituição, professores e estudantes, o que pode ser concretizado na implementação de Programas de Mentoria/Tutoria. Objetivos: Compreender o significado da implementação do Programa de Mentoria para os estudantes da instituição; Reconhecer os principais papéis desempenhados na mentoria. Métodos: Este estudo parte da entrada em campo no Projeto da Mentoria existente numa Instituição de Ensino Superior, através das ferramentas metodológicas do estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa. Foi utilizada a metodologia sociopoética na abordagem dos dados recolhidos na base de dados do estudo: “Práticas inclusivas na instituição: Perceções sobre a Implementação de um Programa de Mentoria”. Resultados: Os resultados, obtidos subjetiva e empiricamente, permitiram concluir que, do tema desocultado “Significado Atribuído ao Programa de Mentoria Implementado”, emergiram nove categorias, nomeadamente: “Significado atribuído ao momento em que foi iniciado”; “Significado atribuído à forma de seleção do par mentor-mentorado”; “Significado atribuído às orientações recebidas”; “Significado conferido às funções atribuídas ao tutor”; “Significado atribuído às funções atribuídas ao mentor”; “Significado atribuído à frequência e duração dos encontros”; “Significado atribuído à relação de Mentoria estabelecida”; “Significado atribuído à continuidade do Programa na instituição” e “Significado atribuído ao valor atribuído ao Programa”. Conclusão: Este trabalho de investigação proporcionou outra abordagem à Mentoria quanto à forma e ao estilo. Não devem, contudo, restar dúvidas de que a Mentoria é sempre um instrumento para a inclusão de todos os estudantes, independentemente das suas características individuais, devendo o mentor ser solidário, uma fonte de apoio, um suporte, não assumindo protagonismos, pois o centro do Programa de Mentoria são os estudantes e a sua plena inclusão no universo institucional e académico.
  • Manual de mentoria : Programa do Politécnico de Viseu
    Publication . Coutinho, Emília; Alves, Susana; Santos, Elisa; Coelho, Inês; Almeida, Simone; Loureiro, Cátia; Alves, Ana Berta; Sousa, Artur; Quental, Carlos; Chaves, Claudia; Costa, Cristina Amaro da; Peixoto, Cristina; Vala, Helena; Martins, Isabel; Contente, Olga; Correia, Paula; Santos, Paula; Campos, Sofia; Bettencourt, Paula; Paiva, João Monney
    A implementação dos princípios da educação inclusiva no Ensino Superior (ES) é um desafio à própria academia, docentes e estudantes, concretizável através da implementação de Programas de Tutoria/Mentoria. A educação inclusiva foi originalmente desenvolvida para estudantes mais jovens, antes da sua aplicação ao ES. No entanto, à medida que aumenta a heterogeneidade de estudantes no ES, tem aumentado também a necessidade de implementação de práticas inclusivas neste contexto académico. A missão das instituições de ES centra-se na promoção do desempenho e na preparação dos estudantes para a competitividade global, promovendo a excelência educacional e garantindo a igualdade no acesso. Cada vez mais as instituições de ensino superior (IES) têm incentivado e atraído estudantes de diversas origens e experiências, requerendo esforços para criar comunidades académicas inclusivas e acolhedoras para todos os estudantes. Com esta nova realidade, as IES têm procurado desenvolver estratégias de inclusão educativa em que as premissas passam por reconhecer a importância de um trabalho centrado na diversidade, equidade, inclusão de todos os estudantes, e restante comunidade académica, independentemente das suas características pessoais, situacionais ou culturais (Newman & Conway, 2016, pp. 100-101). No contexto de práticas inclusivas no ES, assume toda a importância fornecer aos estudantes o acesso a orientações que os levem a sentir-se plenamente incluídos, tendo em conta a prevalência da diversidade dos estudantes que ingressam no ES. A mentoria/tutoria pode ser eficaz no tratamento de questões-chave e problemas que as instituições do ES atualmente enfrentam, incluindo a necessidade de aumentar as taxas de conclusão dos cursos, reduzir o abandono escolar e as desigualdades nos resultados em grupos sub-representados, bem como ampliar a participação de todos os estudantes na vida académica, sem qualquer exclusão. Por outro lado, os estudantes também enfrentam muitos desafios, decorrentes do desconhecimento da organização e dinâmica institucional, como carga horária, quantidade e diversidade de matéria lecionada, ambiente académico e meio envolvente, processo no qual, a experiência prévia do mentor pode ser fundamental. Os estudantes envolvidos em programas de mentoria/tutoria desenvolvem mais conhecimento teórico e prático, com aplicação na futura vida profissional (Arnesson & Albinsson, 2017, pp. 202-203). Os programas de mentoria/tutoria definem-se como uma troca de conhecimentos e experiências entre mentor e mentorado. Além disso, a orientação é descrita como um processo democrático em que os pensamentos, as reflexões e os conhecimentos são aprofundados e resultam em práticas inclusivas. Um mentor é uma pessoa que contribui com o seu conhecimento, experiência e perspetivas, ou seja, está subjacente a ideia de que o mentor dá orientação ao mentorado no seu desenvolvimento pessoal e académico. O mentor, neste processo, desenvolve-se profissionalmente e o mentorado desenvolve-se a nível psicossocial. O mentor também pode ser descrito como uma pessoa sensata que tem interesse no apoio às pessoas menos experientes. Na prática, a mentoria/tutoria pode ser resumida como uma combinação de apoio emocional e prático (Arnesson & Albinsson, 2017, p. 203).
  • Significados atribuídos ao programa de mentoria no Politécnico de Viseu
    Publication . Coutinho, Emília; Santos, Elisa; Esteve, Inês; Tavares, Ana Rita; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Correia, Paula; Marques Dos Santos, Paula
    Este estudo pretende apresentar uma nova abordagem aos dados recolhidos, através das ferramentas metodológicas do estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa. Para este estudo, utilizou-se como principal método a abordagem sociopoética, uma pesquisa que potencializa a produção coletiva, incentiva a criatividade e reconhece as manifestações artísticas e culturais, explorando o potencial cogni-tivo das sensações, das emoções, da gestualidade, da imaginação, intuição e razão (Elias, A. D. S. et al, 2016). A expressão dos co-pesquisadores ganha escala e potencializa-se na pesquisa desenvolvida (Fonseca, Silveira, Tavares, & Carvalho, 2017). Assim, tendo por base o estudo desenvolvido no âmbito do programa piloto já referido, foram ouvidas as gravações de dois mentores de entre quinze inquiridos, de dois mentorados de entre quinze inquiridos e um tutor de entre os dois inquiridos. Aos mesmos men-tores, mentorados e tutor foi também solicitada a participação numa sessão, desenvolvida através da técnica de teatro-imagem, onde simularam um momento da relação de mentoria estabelecida de modo a que estes expressassem o significado de mentoria para os mesmos. Desta forma, pretendeu-se perceci-onar os significados atribuídos ao programa piloto de mentoria, por mentores, mentorados e tutores, aquando da realização das primeiras gravações (entrevistas do projeto piloto) e o momento atual (através da recolha de dados na sessão de teatro-imagem), procurando sistematizar os principais contributos al-cançados que, por sua vez, nos permitirão apresentar melhorias para a consolidação do Programa de Mentoria no PV, nos próximos anos letivos. Os dados foram tratados através de análise qualitativa, no software NVivo, versão 12.0.
  • Automedicação na comunidade : um problema de saúde pública
    Publication . Amaral, Odete; Veiga, Nélio; Nelas, Paula; Coutinho, Emília; Chaves, Claudia
    Introdução: A automedicação é um importante problema de saúde pública e constitui um desafio em diversos países europeus, designadamente em Portugal. Os objetivos deste estudo foram estimar a prevalência de automedicação numa amostra de adultos portugueses da Região Centro e Norte de Portugal e identificar fatores sociodemográficos e de saúde associados à automedicação. Participantes e métodos: Estudo transversal analítico. A amostra ficou constituída 197 indivíduos da comunidade, região centro e norte de Portugal, com uma média de idades de 38,26±14,20 anos e maioritariamente do género feminino (65,0%). Os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário, composto por questões de caracterização sociodemográfica, de contexto de saúde e questões referentes à automedicação. Resultados: No total da amostra a prevalência de automedicação ao longo da vida foi de 74,1% e nos últimos 6 meses foi de 59,9%. A automedicação ao longo da vida associou-se significativamente com a área de residência urbana (p=0,018). A automedicação nos últimos 6 meses relacionou-se positivamente com a idade ≤25 anos (OR=3,69; IC95% 1,04-12,14) e negativamente com a área de residência (rural OR=0,36; IC95% 0,15-0,84). Conclusões: Observámos elevadas prevalências de automedicação ao longo da vida e nos últimos 6 meses na comunidade norte e centro de Portugal. A automedicação associou-se com variáveis sociodemográficas e de saúde. Os resultados do presente estudo criam evidência para o planeamento de intervenções no âmbito do controlo da automedicação na comunidade.