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- A oralidade vista a partir dos manuais de Português do Ensino BásicoPublication . Balula, João Paulo; Castelo, Adelina; Melão, Dulce; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Matos, Isabel AiresAs orientações programáticas de Português para o Ensino Básico têm sublinhado a importância do trabalho explícito sobre a oralidade e, consequentemente, sobre a sua avaliação, indo ao encontro do destaque que é dado à capacidade do bom uso da palavra na sociedade atual. Por sua vez, os manuais escolares, ao fazerem a transposição das orientações programáticas, acabam também por poder influenciar a prática pedagógica. A oralidade é, muitas vezes, entendida exclusivamente como realização informal, fruto de uma atividade inteiramente espontânea, automática e inconsciente, em vez de ser entendida como o resultado de um esforço de planificação deliberado, estruturado e consciente. Apesar de a aquisição da oralidade decorrer da capacidade biológica para a linguagem, a consciência das propriedades deste sistema não existe da mesma forma no falante, exigindo o seu ensino explícito. Espera-se, assim, que, na Escola, seja estabelecida uma relação com a língua, norteada pelo rigor em todos os momentos do processo de ensino e de aprendizagem, contribuindo decisivamente para aumentar o capital linguístico dos alunos. Os manuais escolares são objetos complexos que desempenham funções muito diversas, estando constantemente sob apertado escrutínio. Agregam um vasto conjunto de materiais, em vários suportes, que são também usados pelos professores como guias para a estruturação da aula. Partindo deste enquadramento, pretende-se, com este trabalho, apresentar uma reflexão sobre a abordagem à oralidade nos manuais escolares de Português do Ensino Básico, tendo como base um relatório sobre as repercussões das “Metas Curriculares de Português” na sua organização, complementado com as conclusões de outro estudo centrado nesta problemática. Os resultados deste trabalho mostram que as alterações programáticas não conduzem a mudanças significativas nos manuais quanto à abordagem da oralidade, nomeadamente no que diz respeito à dimensão processual da mesma. Por outro lado, verifica-se que o trabalho proposto no âmbito da leitura e da escrita prevalece sobre as atividades ao nível da oralidade.
- As implicações didáticas para o ensino secundário que derivam das competências metafonológicas em alunos do ensino superiorPublication . Castelo, Adelina; Freitas, Maria JoãoWe identify ten didactic implications to be considered when building activities to promote metaphonological competence in students of basic and secondary education. This identification is based on the results obtained by 36 college students, native speakers of EP, in tasks of metaphonological competence: five tasks on segmental awareness; one on awareness of phonological processes; one on explicit knowledge about phonological processes. Responses to those tasks were analysed in order to provide guidelines for planning educational intervention. The relatively low scores obtained suggest the need to clearly distinguish oral and written systems, promote analysis of linguistic data and teach phonological metalanguage.
- The L1 school subject: assessment of the impact of the common core state standards on primary school textbooks of portuguesePublication . Matos, Isabel Aires; Silva, Ana Isabel; Melão, Dulce; Amante, Susana; Castelo, Adelina; Balula, João PauloIn Portugal, the last few years have been marked by continuous and rapid changes in the curriculum guidelines of Portuguese in Elementary Education. As a result of these changes, didactic resources have been produced in order to keep up with the fast developments that have been taking place. Bearing in mind that the lifecycle of textbooks is six years in Portugal, analyzing the impact of the above-mentioned changes on these resources becomes of utmost importance. Thus, this paper aims at examining and discussing the changes that the Common Core State Standards for Portuguese (CCSSP), enacted in August 2012, produce in the adaptation of Primary School textbooks of Portuguese. Six Primary School textbooks of Portuguese, published by four different publishing houses, were analyzed, according to the following criteria: (i) the overall structure of the textbook, its division into units and didactic sequences; (ii) operationalisation of the performance descriptors of the CCSSP in textbooks; (iii) texts within textbooks that are proposed as part of the domain of Literary Education (LE). It is possible to observe that there are minor differences between textbooks that have been adapted to the CCSSP and those non-adapted in terms of the global structure, of the organization of didactic units, of the structure of didactic sequences and of most aspects at a micro level. However, we can note that the CCSSP define the literary corpus to be explored and, given the central role played by the text in textbooks (in which the reading, writing, grammar and speaking tasks depend on the text), the lack of the prescribed texts is difficult to overcome. It is in this light that we will study the real impact of the changes in the curriculum guidelines on the production of didactic resources for mother tongue education and we will also reflect on what truly forms the basis of mother tongue textbooks.
- The Phonological Awareness between Grade 5 and College in Portuguese StudentsPublication . Castelo, Adelina
- O contributo dos manuais de Português para práticas de leitura literária - percursos de análise no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Melão, Dulce; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Castelo, Adelina; Matos, Isabel Aires; Balula, João PauloÉ reconhecido que o processo de avaliação e certificação dos manuais escolares implicou um conjunto significativo de mudanças na reorganização dos mesmos. Relativamente aos manuais de Português destinados ao 1.º CEB, tais mudanças repercutiram-se, sobretudo, no reajustamento dos domínios da Oralidade, da Leitura e Escrita, da Gramática e da Educação Literária. Tendo como quadro teórico de referência o cruzamento da reconceptualização da Educação Literária no Programa e Metas Curriculares de Português (2015) com o desenvolvimento de estratégias didáticas de ensino da compreensão na leitura, traçámos os seguintes objetivos: i) analisar o modo como as atividades propostas nos manuais promovem o cumprimento dos objetivos do domínio da Educação Literária em articulação com a compreensão na leitura; ii) compreender que repercussões terão tais opções para a reconstrução conjunta, de docentes e de alunos(as), de itinerários de leitura que possibilitem cultivar o gosto pela mesma. Relativamente às opções metodológicas, a nossa abordagem foi de natureza qualitativa, tendo sido selecionados três manuais do 1.º CEB adaptados ao Programa e Metas Curriculares de Português. Recorremos à técnica da análise de conteúdo para o estabelecimento de categorias a posteriori, de modo a podermos compreender que tipo de atividades os manuais privilegiam e quais as razões que subjazem a tal escolha. Concluímos que as atividades propostas, embora contribuam para a promoção da Educação Literária, se articulam, por vezes, de forma débil, com o desenvolvimento da compreensão na leitura, o que poderá repercutir-se nos itinerários de leitura partilhados em contexto escolar.
- Phonological awareness after Portuguese secondary schooling: some results and “challenges”Publication . Castelo, Adelina; Freitas, Maria João
- Literary texts included in textbooks of Portuguese and literacies in L1 educationPublication . Balula, João Paulo; Amante, Susana; Silva, Ana Isabel; Melão, Dulce; Castelo, Adelina; Matos, Isabel Aires deAt a time when the tendency is to embrace immediacy and the easy path, the reading of literary texts from different periods, genres and countries becomes an essential activity for gaining linguistic, cultural, historical and world knowledge. Literature, as a complex phenomenon, enables the dialogue between the contemporary reader and the generations that preceded him/her, contributing towards the discovery and interpretation of differences and continuities. The acquisition of a particular semiotic baggage that comes from the reading of literary texts, as well as the ability to question oneself and to intervene in the real world, enhance a reader-text dialogic interaction, which is capable of generating important educational effects. Thus, its relevance to the training of autonomous, competent and critical readers stands out. In light of the above, using as a theoretical framework the Portuguese government guidelines relating to literary education - the National Reading Panel, the Curriculum of Portuguese language for Primary and Middle School Education and the Common Core State Standards for Portuguese - we selected a total of eight textbooks of Portuguese – six for primary school education and two for the first two years of middle school –, by five different publishing houses, and we examined their literary texts, bearing in mind that the work developed in class is strongly influenced by their availability in textbooks. In this paper, we aim to: i) present and discuss the outcomes of our study, by shedding light on the main characteristics of literary texts included in textbooks of Portuguese and their impact on literacy practices; ii) investigate the importance and diversity of the texts included in the textbooks analysed, highlighting the ways in which they might contribute towards the training of autonomous and critical readers. The main results of our research are (1) a great difference in regards to the texts available in textbooks prior to the government guidelines outlined above, prevailing recent narrative texts by authors representing different quadrants of the Lusophone world, and (2) a lack of diversity in literary forms, cultural contexts and time frame, a diversity that we find necessary for the development of lifelong reading habits.
- Corpus de Português Língua Estrangeira / Língua Segunda – COPLE2Publication . Mendes, Amália; Antunes, Sandra; Alexandre, Nélia; Avelar, António; Castelo, Adelina; Duarte, Inês; Freitas, Maria João; Gonçalves, Anabela; Pascoal, José; Pinto, Jorge; Janssen, MaartenO Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda – COPLE2 é um projeto em desenvolvimento na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), sendo, atualmente, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, através do projeto LeCIEPLE. Consiste na compilação de materiais produzidos no âmbito dos cursos de Português Língua Estrangeira do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP) e dos exames de acreditação do Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE).
- As repercussões das Metas Curriculares nos manuais escolares de Português do Ensino BásicoPublication . Balula, João Paulo; Matos, Isabel Aires de; Silva, Ana Isabel; Melão, Dulce; Amante, Susana; Castelo, AdelinaOs últimos anos têm sido marcados por contínuas e rápidas alterações ao nível das orientações curriculares do Português do Ensino Básico. Na sequência destas alterações, tem sido feito um grande esforço para produzir materiais didáticos que acompanhem a evolução ocorrida. Considerando que o ciclo de vida dos manuais escolares, um recurso didático com grande importância quer para os professores, quer para os alunos e encarregados de educação, é de 6 anos (ponto 1 do Artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 261/2007, de 17 de julho), torna-se pertinente analisar as repercussões das mudanças acima referidas nestes recursos. Assim, é objetivo deste trabalho analisar e discutir as alterações que as Metas Curriculares de Português (MCP), homologadas em agosto de 2012, exigem ao nível da adaptação dos manuais escolares de Português do Ensino Básico. Foram analisados onze manuais de Português de todos os anos do ensino básico, publicados por seis editoras diferentes, tendo em conta os seguintes critérios: (i) estrutura global do manual, das unidades e das sequências didáticas; (ii) descritores de desempenho das MCP que o manual não permite operacionalizar; (iii) número de textos propostos no âmbito da Educação Literária (EL) abordados no manual. Constata-se a ausência de grandes diferenças entre manuais adaptados e não adaptados às MCP ao nível da estrutura global, da organização das unidades didáticas, da estrutura das sequências didáticas e da maioria dos aspetos a um nível micro. Mesmo os manuais não adaptados às MCP permitem levar os alunos a desenvolver a grande maioria das capacidades referidas nos “descritores de desempenho” do documento em causa. No entanto, constata-se que as MCP definem o corpus literário a explorar e, dada a centralidade do texto num manual (em que as atividades de leitura, de escrita, de gramática e de oralidade se articulam com o texto lido), a ausência dos textos prescritos é difícil de suprir.