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  • The use of information and communication technologies in religious tourism
    Publication . Amaro, Suzanne; Barroco, Cristina; Fonseca, Paula
    This chapter provides an overview of the use of information and communication technologies (ICTs) in the religious tourism industry, evidencing how useful they can be in this specific tourism context, as they are in the tourism industry in general. Deconstructing whether religious tourism is conducted for purely religious motives or not is not the aim of this chapter. Instead, for the purposes of this chapter, religious tourism is a type of tourism that includes a religious site as a destination or a pilgrimage to a religious site or religious event, regardless of the traveler's motivation. The chapter highlights several uses of ICTs in religious tourism contexts and how religious sites, events and pilgrimages can be more effectively managed. Finally, ICTs can contribute to advancing religious tourism research. Indeed, tools such as tracking devices can help researchers and managers gain more comprehensive knowledge of religious tourists’ behaviors regarding, for example, entry/exit times, length of stay and hotspots for crowd gathering.
  • As rotas gastronómicas em Portugal: oportunidades e desafios futuros
    Publication . Barroco, Cristina; Amaro, Suzanne
    O turismo gastronómico tem vindo a assumir um papel de extraordinária importância em territórios que pretendem assumir-se como destinos turísticos. Este produto apresenta um conjunto diversificado de experiências, das quais se destacam as rotas gastronómicas. Estas proliferam um pouco por todo mundo e Portugal não é exceção, sendo vistas como possíveis instrumentos de combate à sazonalidade, diversificando a oferta turística, atraindo visitantes para territórios menos desenvolvidos em termos turísticos e contribuindo para a melhoria das condições de vida das populações. Tendo em conta o importante papel que as rotas gastronómicas podem desempenhar para a sustentabilidade dos territórios, importa perceber como estão a ser criadas, desenvolvidas e aproveitadas. Não existindo uma fonte única centralizada com informação relativa às rotas portuguesas, este estudo apresenta o levantamento e análise de 15 rotas gastronómicas existentes em Portugal continental. Estas foram analisadas de acordo com seis parâmetros previamente estabelecidos que permitiram concluir que existem rotas espalhadas por todo o território nacional, que ocorrem durante todo o ano, englobando diferentes produtos regionais e aderentes diversificados. Contudo, são ainda em número reduzido e nem sempre aproveitam todas as características do território.
  • As motivações dos visitantes ao Arouca Geopark
    Publication . Balula Chaves, Naír; Amaro, Suzanne; Barroco, Cristina
    Dado o crescimento sustentado que o Geoturismo tem experienciado a nível mundial, é crucial obter uma melhor compreensão dos geoturistas. O objetivo geral deste estudo é conhecer as motivações ligadas à prática do Geoturismo dos visitantes de um geoparque. Para se atingir o objetivo proposto, foi aplicado um inquérito online a pessoas que tinham visitado o Arouca Geopark, tendo obtido um total de 607 respostas. O estudo revela que as principais motivações foram "Procura da Novidade e Natureza" e "Escapar, Relaxar e Diversão", existindo ainda outros fatores motivacionais, nomeadamente "Conhecimento", "Socializar" e "Desporto e Adrenalina". Este estudo possui grande relevância para os diversos agentes que atuam direta ou indiretamente em geoparques, uma vez que podem, assim, direcionar os seus produtos e serviços para quem os visita.
  • Motivation-Based Segmentation of Visitors to a UNESCO Global Geopark
    Publication . Amaro, Suzanne; Balula Chaves, Naír; Henriques, Carla; Barroco, Cristina
    Given the sustained growth that Geotourism has experienced worldwide, it is crucial to gain a better understanding of geotourists. Therefore, this study aims to examine visitors’ motivations for visiting geoparks, segment them accordingly, and characterize each segment. An online questionnaire was developed to collect information from visitors of the Arouca Geopark—UNESCO Global Geopark and was completed by 607 who had visited this park at least once. Respondents were asked about their motivations for visiting the park using 18 items that were combined into fve dimensions through exploratory factor analysis. These dimensions (Escape, Relaxation and Enjoyment, Novelty Seeking and Nature, Knowledge, Socialization, and Sports and Adrenaline) were the basis for a cluster analysis that revealed four segments of visitors: the Want it All Geotourists (representing 27% of the sample), that have the highest levels for all motivations; the True Geotourists (19.9%) which highest levels of motivations were on the three motivations that typically defne a geotourist: nature/adventure, knowledge seeking, and socialization; the Sensation Seekers (34.4%) whose strongest motivations were sports/adrenaline and escape from routine; the Accidental Geotourists (18.6%) who scored lowest for all motivations and are motivated essentially by the escape from routine and by nature/adventure. These segments were then further profled based on other variables such as age, gender, satisfaction, and quality of experience. The segmentation and description of each segment found in this study provide a better understanding of the typology of visitors to geoparks, which is crucial for better management of such places.
  • A criação de um diário de experiências gastronómicas "Viseu à Prova": Um estudo de caso
    Publication . Barros, Joana; Barroco, Cristina; Amaro, Suzanne; Balsa, Raquel
    A gastronomia constitui um elemento chave na promoção e competitividade dos destinos turísticos, sendo que os guias gastronómicos desempenham aqui um papel determinante, uma vez que são uma preciosa ferramenta que acrescenta valor aos produtos endógenos, proporcionando uma experiência única aos visitantes. O diário gastronómico “Viseu à Prova”, editado pela Confraria Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco, pretende contribuir para o conhecimento e divulgação da cultura tradicional gastronómica da região de Viseu e para a sua valorização enquanto património cultural, proporcionando ao utilizador uma experiência envolvente e original. O objetivo deste artigo é dar a conhecer os procedimentos que levaram à elaboração do guia “Viseu à Prova” e explicar a sua estrutura. Num contexto em que os destinos procuram, cada vez mais, valorizar a sua gastronomia, este trabalho fornece um exemplo concreto que permite perceber que a fruição de refeições idênticas pode proporcionar experiências completamente distintas.
  • Exploring the antecedents and outcomes of destination brand love
    Publication . Amaro, Suzanne; Barroco, Cristina; Antunes, Joaquim
    Purpose This study aims to apply the concept of brand love to a destination and investigate its antecedents and consequences. It also explores the moderating effects of time elapsed since the establishment of the destination brand love relationship on the outcomes of destination brand love. Design/methodology/approach A total of 5,511 valid responses were obtained from an online survey distributed among former international students from the Erasmus program of the European Union. Partial least squares structural equation modeling was conducted to assess the hypotheses. Findings Destination brand love was found to have a significant impact on electronic word of mouth (eWOM), WOM, WOM intensity, recommendation and revisit intention. Moderation analysis revealed that the amount of time elapsed since the establishment of the destination brand love relationship did not affect these outcomes. Moreover, destination image and the Erasmus experience had a positive effect on destination brand love. Practical implications Destination marketers should focus on enhancing the Erasmus experience and on improving destination image perception, as these factors help develop destination brand love. Marketers should also be aware that this relationship has long-lasting effects. Originality/value This study adds to the sparse literature on brand love in relation to a destination. This gives the first results for the importance of Erasmus students to the promotion of a host country. It also contributes to the question of how long the brand love relationship can last.
  • A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no desenvolvimento do turismo de saúde e bem-estar: um estudo aos sites das estâncias termais da região Norte de Portugal
    Publication . Antunes, Joaquim; Barroco, Cristina; Amaro, Suzanne
    O turismo de saúde e bem-estar tem assumido nos últimos anos, a nível mundial, um papel crescente no panorama do turismo global. Também em Portugal este tipo de turismo assume uma crucial importância, destacando-se o termalismo como um produto capaz de diminuir as assimetrias regionais. A capacidade de utilização de novas ferramentas de comunicação poderá dinamizar o setor, que está com algumas dificuldades de consolidação. Neste sentido, o objetivo deste estudo assenta em analisar a utilização das TIC como ferramenta essencial de divulgação da oferta termal das estâncias da região Norte de Portugal. A metodologia teve por base uma revisão de literatura, entrevistas em profundidade e análise de vários indicadores dos websites das estancias termais. Os resultados permitem concluir que a maioria das unidades termais ainda apresentam enormes lacunas de funcionalidade e de conteúdo dos seus websites. Este estudo faculta informações úteis para as termas da região poderem melhorar o seu modo de comunicação e interação com o seu público-alvo e promoverem melhor os seus produtos.