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- Sheep Grazing Management in the Mountain Region: Serra da Estrela, PortugalPublication . Monteiro, António; Costa, José; Esteves, Fernando; Santos, SérgioAs pastagens semi-naturais do Mediterrâneo constituem um recurso importante nos sistemas tradicionais de ordenamento do território, nomeadamente na região da Serra da Estrela, situada no centro de Portugal Continental, onde se desenvolve a atividade pecuária, maioritariamente baseada na ovinocultura leiteira. É uma região de relevo acidentado e montanhoso, composta por estratos arbustivos e herbáceos, geralmente associados à dieta de ovinos em pastejo. Essas pastagens assumem algumas tipologias, principalmente em áreas montanhosas, incluindo prados, pastagens perenes mesófilas de Nardus e outras pastagens perenes de alto valor ecológico e paisagístico. A composição florística é predominantemente composta por espécies de gramíneas (Poaceae) e leguminosas (Fabaceae). A implementação de técnicas de cultivo adequadas ao manejo da pastagem permite um aumento em sua produtividade e valor nutricional, resultando em aumento da taxa de lotação e redução da necessidade de suplementação. Além disso, essas técnicas promovem a manutenção da biodiversidade e do mosaico da paisagem, apoiando as indicações programáticas ambientais da Política Agrícola Comum. Assim, são descritas as características, potencialidades e práticas de gestão dos prados da região da Serra da Estrela, com base numa revisão bibliográfica. Este capítulo tem como objetivo fornecer informações úteis aos produtores que pretendem tornar o manejo de suas pastagens mais eficiente, promovendo a sustentabilidade ambiental. são descritas as potencialidades e práticas de gestão dos campos na região da Serra da Estrela, com base numa revisão bibliográfica. Este capítulo tem como objetivo fornecer informações úteis aos produtores que pretendem tornar o manejo de suas pastagens mais eficiente, promovendo a sustentabilidade ambiental. são descritas as potencialidades e práticas de gestão dos campos na região da Serra da Estrela, com base numa revisão bibliográfica. Este capítulo tem como objetivo fornecer informações úteis aos produtores que pretendem tornar o manejo de suas pastagens mais eficiente, promovendo a sustentabilidade ambiental.
- Goat System Productions: Advantages and Disadvantages to the Animal, Environment and FarmerPublication . Monteiro, António; Costa, José; Lima, M. J. ReisGoats have always been considered very useful animals. Goats success is related to its excellent adaptability to the difficult mountain conditions, extreme weather and low value feed acceptance, versatile habits and high production considering their size. These are some reasons because goats are among the first animals to be domesticated. In terms of evolution, goats could be separated by their dispersion area in three large groups: the European, the Asian, and the African. Global goat populations, mainly in Africa and in Asia, have increased for centuries but very strongly in the past decades, well above the world population growth. They are also used for forest grazing, an integrated and alternative production system, very useful to control weed growth reducing fire risk. Despite some exceptions, no large‐scale effort to professionalize this industry has been made so far. There are consumers for goat dairy products and there is enough global production, but misses a professional network between both. Regarding goat meat, the world leadership also stays in Africa and Asia, namely in China, and there is a new phenomenon, the spreading of goat meat tradition through Europe due to migrants from Africa and other places with strong goat meat consumption
- Ser aluno: porque e para que se aprende?Publication . Albuquerque, Carlos; Costa, José; Almeida, Vera Lúcia FernandesNumerosos são os estudos, desenvolvidos especificamente no âmbito da educação, que tentam demonstrar os diferentes aspectos implicados na aquisição de saberes; acção essa a que se dá o nome de aprendizagem. O acto de aprender deve ser entendido como uma acção dinâmica. Quando um sujeito aprende, adquire e produz conhecimento mais ou menos inovador. Se partimos do sentido etimológico, a palavra educativo significa “conduzir a partir de”(Atwater & Riley (1993:662); verificamos assim a interacção com o contexto do meio envolvente. Aprender é uma construção que envolve toda a actividade do ser humano: biológica, psicológica, social e cultural, nos seus múltiplos aspectos. Neste sentido, o presente artigo, inscreve-se na preocupação de se analisar, se bem que sucintamente, a pertinência de duas importantes questões, submersas no contexto da aprendizagem: Porque se aprende? Para que se aprende? Na abordagem à primeira questão, surgirá a definição de aprendizagem bem como a referência, inevitável, à motivação que nos move para esta mesma aprendizagem, porquê motivo este processo nos é inédito e em que contexto ocorre. Na abordagem à segunda questão, chamaremos a atenção para as razões que nos levam a aprender, assim como será colocada em relevo a importância da aprendizagem para a nossa construção/edificação enquanto pessoa. Nesta ordem de ideias, não podemos igualmente deixar de falar na acção que a dialéctica aluno-professor exerce neste processo.