Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Pêra Passa de Viseu. Contributo para a sua caracterização.Publication . Correia, Paula; Costa, Cristina Amaro Da; Ferreira Wessel, Dulcineia; Guiné, RaquelA pêra passa de Viseu é um Produto Agro-Alimentar Tradicional da região da Beira Alta que resulta de um processo tecnológico artesanal reunindo características organolépticas ímpares. A produção de pêra passa de Viseu tem decrescido acentuadamente nos últimos anos, provavelmente devido aos elevados custos de produção, à deficiente promoção do produto e ao desconhecimento das suas qualidades. No sentido de melhorar a produtividade, preservar e valorizar este recurso endógeno da região da Beira Alta e poder vir a contribuir para a criação de uma Denominação de Origem, estamos a desenvolver um trabalho que tem por objectivo caracterizar em termos da produção, tecnologia e propriedades fisíco-químicas a pêra passa de Viseu.
- Caracterização da Pêra Passa de Viseu.Publication . Ferreira Wessel, Dulcineia; Costa, Cristina Amaro Da; Correia, Paula; Guiné, RaquelNão disponível
- Caracterização da Pêra Passa de ViseuPublication . Ferreira Wessel, Dulcineia; Costa, Cristina Amaro Da; Correia, Paula; Guiné, RaquelA pêra passa de Viseu surge como um produto agrícola regional, que resulta de um processo tecnológico artesanal e que reúne características organolépticas ímpares. A produção de pêra passa de Viseu tem decrescido acentuadamente nos últimos anos, provavelmente devido aos elevados custos de produção, à deficiente promoção do produto e ao desconhecimento das suas qualidades. No sentido de proteger e valorizar a qualidade deste produto agro-alimentar tradicional da Beira Alta iniciou-se um trabalho que tem por objectivo caracterizar em termos da produção, tecnologia e propriedades físico-químicas a pêra passa de Viseu. Neste contexto, vão ser apresentados, numa primeira fase, dados sobre a produção e caracterização química da pêra passa de Viseu.
- Visita Exploratória ao Wye CollegePublication . Correia, Paula; Martinho, VítorNo seguimento de um conjunto de informações que diariamente chega aos nossos gabinetes tivemos conhecimento da existência de um convénio de cooperação entre o ICCTI (Instituto de Cooperação Científica e Tecnológica Internacional) do Ministério da Ciência e Tecnologia e a British Council, para a realização de visitas exploratórias por docentes e investigadores de Portugal e do Reino Unido. Decidimos, então, aproveitar esta iniciativa, pelo que, iniciámos contactos com o Wye College da Universidade de Londres, onde já tínhamos alguns conhecimentos, para organizarmos uma visita exploratória e conhecermos "in loco" a realidade desta Instituição no domínio científico e pedagógico nas áreas da Economia e das Tecnologias Agro-Alimentares, Rurais e Regionais. Estes contactos foram realizados junto do professor Derek Ray que desde a primeira hora se disponibilizou para nos receber com muito agrado. Feitos os contactos concorremos às bolsas do referido convénio e acertámos a visita com êxito na semana de 20 a 27 de Novembro de 1999.