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- Avaliação e participação: análise à tecnologia da participação policêntrica na escola portuguesaPublication . Ramalho, Henrique; Rocha, João; Figueiredo, Maria Pacheco; Brown, MartinApresentando-se como mais um contributo para a inteligibilidade das transformações fomentadas no sistema educativo português nos últimos anos, este ensaio tem como objetivo central traçar um paralelismo entre o ímpeto reformista das políticas educativas (re)centradas na avaliação das escolas e a nova racionalidade dada ao arquétipo da participação dos atores escolares, precisamente em torno daquilo que podemos, hoje, considerar a caixa negra do Sistema. Muito particularmente, a propósito da participação, aqui traduzida como nova tecnologia de gestão da ação escolar, interessanos dirimir o seu pendor policêntrico, ainda que, cremos, com a tradicional capacidade para induzir à normalização das condutas dos atores escolares por meio da elaboração, explicitamente convencionada, de standards organizacionais, curriculares, pedagógicos e didáticos de base. Para o efeito, utilizaremos, de forma privilegiada, o corpus legislativo atualmente em vigor relativo à avaliação de escolas e à normalização da participação dos diferentes atores (professores, alunos, pais/encarregados de educação, pessoal técnico e operacional, municípios, entre outros) que, hoje, são convocados para uma nova liturgia da ação escolar. Do ponto de vista metodológico, ao assumir tal corpus legislativo como fonte privilegiada do nosso estudo, inscrevemos as nossas incursões analíticas e compreensivas na conceção hermenêutica das políticas de avaliação de escolas, em geral, e da participação escolar, em particular. No plano das ilações gerais, aventamos uma nova configuração semântica que acompanha a relação recém instituída entre a avaliação e a feição técnico instrumental da participação, esta cada vez mais distante da agenda da autonomia das escolas e da descentralização do Sistema.
- Livro de Resumos do Olhares sobre a EducaçãoPublication . Rocha, João; Ribeiro, António; Menezes, Luís; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana Paula; Silva, Ana Isabel; Figueiredo, MariaVolvidos 40 anos do Instituto Politécnico do Viseu, realizou-se, na Escola Superior de Educação, nos dias 20 e 21 de novembro de 2020, em formato virtual, a 8.ª edição de Olhares sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education. Este ano, o congresso versou sobre a Pedagogia no ensino superior: Desafios à formação de professores, convidando a uma reflexão e a um debate que abraça diferentes áreas de formação e interseta diferentes problemáticas no contexto educativo atual, focando a pedagogia do ensino superior. À semelhança de edições anteriores, este evento incluiu no seu programa duas conferências plenárias: a primeira, incidindo sobre Aprendizagem no ensino superior, pela voz de Xavier Giménez Font, da Universidade de Barcelona; a segunda, convoca João Pedro da Ponte, da Universidade de Lisboa, com o título Estudos de aula na formação de professores. Esta 8.ª edição teve, também, um painel que revelou cartografias de inclusão no ensino superior e contemplou, ainda, dois espaços abertos à submissão de trabalhos, na forma de pósteres e de comunicações orais que relataram experiências de ensino, realizações educativas, ou projetos de intervenção e investigação. Nesta edição, houve ainda um espaço para dois seminários temáticos que decorreram em sessões paralelas com as comunicações orais. Este livro de resumos procura documentar a vivacidade científica que se viveu durante estes dois dias da 8.ª edição de Olhares sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education, sendo de destacar a variedade e a profundidade de perspetivas sobre as questões educativas mais prementes da atualidade.
- Livro de Resumos do 9.º Congresso Olhares Sobre a EducaçãoPublication . Silva, Ana Isabel; Souto E Melo, Ana Luísa; Cardoso, Ana Paula; Ribeiro, António; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Rocha, João; Menezes, Luís; Figueiredo, Maria; Felizardo, SaraA Escola Superior de Educação de Viseu realiza, entre 25 e 27 de novembro de 2021, o 9.º Congresso Olhares sobre a Educação/2nd International Congress Perspectives on Education. Este congresso internacional centra-se nas problemáticas da educação, incidindo nas práticas de investigação e nas práticas em diferentes cenários educativos. Esta edição procura olhar sobre a educação para a cidadania, renovando a participação de diferentes atores e convidando a diálogos inclusivos num exercício de participação e cidadania. O congresso inclui duas conferências plenárias, vários painéis e três espaços abertos à submissão de trabalhos no campo da educação, na forma de pósteres e de comunicações orais. Este livro de resumos procura descrever, em traços largos, os três dias da 9.ª edição do Congresso Olhares sobre a Educação/2nd International Congress Perspectives on Education, sendo de destacar a diversidade de perspetivas sobre muitas das questões educativas mais atuais.
- A supervisão pedagógica em tempos de pandemiaPublication . Rocha, JoãoA situação vivenciada pelo formando/futuro professor observado e avaliado, em momento formativo, é considerada angustiante, podendo provocar situações de ansiedade, desespero ou tensão (Caires & Almeida, 2000). A supervisão pedagógica é primordial para minorar as consequências desvantajosas e proporcionar um itinerário que oriente para o sucesso pedagógico e para a eficiência do professor em formação. Um dos modos de desenvolver, aperfeiçoar e dominar as competências ou destrezas do processo de ensino e aprendizagem é a partir da sua prática, não dispensando a lecionação. Reconhecendo que a prática simples não garante a aprendizagem, assumimos que a supervisão pedagógica é muito importante, desde que assente em objetivos claramente definidos, permitindo uma reflexão acerca da consecução desses mesmos objetivos. Uma supervisão pedagógica de qualidade, eficiente, diligente, útil exigente e rigorosa dos pontos de vista teórico, organizacional e operacional (Rocha, 2016). Supervisão esta que permita a construção de “uma autêntica relação de colaboração entre colegas” (Alarcão & Canha, 2013, p. 119). Esta supervisão pode ser desenvolvida através de práticas isoladas, microensino, ensino com pares, ensino reflexivo, ensino em pequenos ou grandes grupos em situação real e ensino real (Siedentop, 1981). No atual contexto de pandemia, em que, em momento inicial, se privilegiaram as práticas de ensino não presencial, a supervisão da prática de ensino supervisionada debateu-se e debate-se com diversas contingências em termos de exequibilidade e eficácia. As instituições de ensino superior tiveram/têm de adaptar as práticas e os procedimentos supervisivos à situação de pandemia provocada pela COVID-19 e vivenciada por todas as entidades envolvidas nestes processos. Neste propósito, intentamos averiguar quais as dificuldades sentidas por uma instituição de ensino superior público e pelas escolas cooperantes que com ela colaboram na realização da prática de ensino supervisionada da formação de professores do 1.º CEB. Planeamos ainda compreender o modo como foram e vão ser operacionalizados os processos supervisivos em contexto de pandemia, na formação de professores do 1.º CEB. De acordo com os objetivos da investigação, elegemos uma investigação de caráter descritivo, recorrendo ao inquérito por questionário como técnica de recolha de dados. O inquérito por questionário foi aplicado a dois elementos da direção de dois agrupamentos de escolas, a três coordenadores de curso, a onze supervisores institucionais, a nove orientadores cooperantes e a dezanove formandos/futuros professores. Dado a investigação estar a decorrer, ainda não existem resultados definitivos. Adiantamos, contudo, de modo preliminar, que dada a manifesta impossibilidade do ensino presencial, os formandos/futuros professores, por indicação da instituição formadora, recorreram ao “microensino com pares” e ao #EstudoEmCasa. A supervisão foi desenvolvida de forma não presencial, uma supervisão entre pares que valorizou a reflexão e a aprendizagem em colaboração, potenciada pela auto-supervisão e hétero-supervisão (cf. Alarcão & Roldão, 2008), a partir de gravações (#EstudoEmCasa) e de atividades de “microensino com pares”, em que também foi utilizada a auto e a hetero-supervisão, tendo como suporte a videoconferência. A partir da análise dos dados, verificamos que os formandos/futuros professores manifestam uma opinião muito favorável ao modo como foi ultrapassada toda a situação de contingência, dada a impossibilidade de desenvolverem as suas práticas em contexto presencial, pela instituição de ensino superior, salientando uma participação ativa e colaborativa de todos os intervenientes no modo como a situação foi superada. Evidencia-se, porém, algum desagrado para com a posição assumida pelas direções das escolas cooperantes, ao não lhes ser dada a oportunidade de participarem nas aulas através do ensino à distância. Os coordenadores de curso e os supervisores institucionais salientam que lidaram com um processo complexo, mas que a situação foi superada de modo a que os formados/futuros professores não saíssem lesados no seu percurso formativo/profissional e nas suas aprendizagens.